Descrição de chapéu Consciência Negra
Passeios

Mês da Consciência em SP tem show de Sandra de Sá, oficina de gastronomia e mostra de cinema

Programação tem ainda musical sobre Luther King e discussão sobre empreendedorismo negro

São Paulo

Antes concentrada no dia 20 de novembro, quando é celebrado o Dia da Consciência Negra, a agenda de eventos de São Paulo que fazem referência à data se expandiu ao longo do mês, fazendo com que todos os dias fossem relacionados à luta do povo negro contra o racismo.

Sandra de Sá apresenta show 'Baile do Simonal' em São Paulo
Sandra de Sá apresenta show 'Baile do Simonal' em São Paulo - Renato Velasco

Entre os eventos que marcam as celebrações deste ano, estão um show do projeto "Baile do Simonal", em homenagem ao cantor e compositor Wilson Simonal, com participação de Wilson Simoninha, Max de Castro e Sandra de Sá, uma oficina sobre gastronomia preta e a técnica de aproveitamento integral de alimentos e a 19ª Mostra Internacional de Cinema Negro.

Confira abaixo uma seleção de seis eventos para acompanhar durante o mês.

1º Encontro de Baterias

O evento reúne ao menos 500 ritmistas de dezenas de escolas de samba de São Paulo. Além de agremiações como Águia de Ouro, Mocidade Alegre, X-9 Paulistana e Camisa Verde e Branco, o encontro vai contar com outras escolas que integram a Liga de São Paulo.

MASP - av. Paulista, 1578, Bela Vista, região central. 19/11 (dom.) às 14h. Grátis


19ª Mostra Internacional de Cinema Negro

Cena do documentário 'Andança - Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho', dirigido por Pedro Bronz
Cena do documentário 'Andança - Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho', dirigido por Pedro Bronz - Divulgação

O evento homenageia o professor e antropólogo congolês radicado no Brasil Kabengele Munanga e recebe mesas de discussão sobre ações afirmativas e antirracistas e exibe uma seleção de 14 curtas e nove filmes, entre eles os documentários sobre os legados da sambista Beth Carvalho, do cantor e violonista João Gilberto e da vereadora Marielle Franco.

Centro Cultural Fiesp - av. Paulista, 1313, Bela Vista, região central. 16/11 (qui.) até 13/12 (dom.) das 14h às 20h30. Grátis. Para reservar ingressos e acompanhar a programação completa acesse sesisp.org.br


Baile do Simonal

Projeto idealizado pelos músicos Max de Castro e Wilson Simoninha para celebrar a memória de seu pai, o cantor Wilson Simonal, o show reúne clássicos da turma da pilantragem, como "Nem vem que Não Tem", "Sá Marina" e "País Tropical". A cantora Sandra de Sá é a convidada da apresentação.

Centro de Culturas Negras Mãe Sylvia de Oxalá - r. Arsênio Tavolieri, 45, Jabaquara, região sul. 18/11 (sáb.) às 19h. Grátis. Ingressos distribuídos com uma hora de antecedência por ordem de chegada.


Comida é Memória, Afeto e Identidade

Oficina idealizada pelo coletivo Panelarte que foca no uso integral dos alimentos a partir de receitas ligadas à cultura e à gastronomia preta. No evento, o grupo realizará uma palestra sobre o uso de cascas e sementes na culinária do dia a dia e apresentará algumas receitas que constam no livro que dá título à palestra.

Casa de Cultura Itaim Paulista - r. Monte Camberela, 490, Vila Silva Teles, região leste. 15/11 (qua.) às 15h. Grátis. Vagas disponíveis por ordem de chegada.


Luther King - O Musical

Cena de "Luther King - O Musical", sobre o ícone antirracista americano
Cena de "Luther King - O Musical", sobre o ícone antirracista americano - Gael Simonetto

Musical inédito sobre a trajetória do reverendo Martin Luther King Jr., narra sua caminhada até se tornar um ícone da luta antirrascista nos Estados Unidos nos anos 1950. O musical abarca a vida do pastor e ativista desde sua juventude até ser assassinado, em 1968.

Teatro Nissi - av. Brigadeiro Luís Antônio, 884, Bela Vista, região central. 20/11 (seg.) às 14h e às 18h30. R$ 39,95 a R$ 130. Ingressos em Sympla.com.


InteligênciaPontoCom: Afroempreendedorismo Periférico

Mensal, o projeto reúne criadores que se destacam nos ramos da cultura, arte e inovações sociais para um bate-papo com o público. Em novembro, o encontro será com Adriana Barbosa, criadora da Feira Preta, um dos principais eventos de empreendedorismo negro da América Latina. A discussão vai girar em torno do empreendedorismo preto na periferia, as formas de criar um negócio e o impacto social e econômico destas criações.

Centro Cultural Fiesp - av. Paulista, 1313, Bela Vista, região central. 29/11 (qua.) às 20h. Grátis. Reserva de ingressos em sesisp.org.br.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais