UOL - O melhor conteúdo

Jardim Botânico de São Paulo recebe exemplar de vitória-régia; veja como visitar

Espécie produz flor que abre à noite, na cor branca, e ganha tons rosados

São Paulo

Não é preciso viajar até a região norte do país para ver uma vitória-régia, um dos símbolos de lendas indígenas e do folclore brasileiro: o Jardim Botânico de São Paulo, na região sul da cidade, recebeu um exemplar da planta aquática.

A vitória-régia é conhecida por fazer parte do folclore do país
A vitória-régia é conhecida por fazer parte do folclore do país - Renato Borges

A espécie, nativa da região amazônica, é famosa por suas enormes folhas flutuantes, que podem chegar a até 2,5 m de diâmetro, e é caracterizada pela presença de espinhos (acúleos).

A vitória-régia produz uma flor na cor branca que se abre à noite e é perfumada. Ela se fecha nas horas quentes do dia e, então, abre novamente ao final da tarde, desta vez, com tons rosados. Cada flor tem uma vida média de duas noites. Posteriormente, ela se decompõe e o ciclo recomeça.

Os visitantes podem encontrar a espécie no Jardim do Lineu ao lado de quatro Euryales, que são da mesma família, assim como também das já tradicionais Ninfeias. Os ingressos custam R$ 19,90 (inteira) e podem ser adquiridos antecipadamente pelo site.

Jardim Botânico de São Paulo

Comentários

Ver todos os comentários (1) Comentar esta reportagem

Ana Lúcia Guimarães (1)

15/01/2024 14h15
Denunciar

Vida longa à nossa ninfeia do pantanal! Porém, como pesquisadora, acompanhei de perto a contribuição decisiva que o artista plástico Chriss Cass deu para q essa planta pudesse encontrar moradia no Jardim Botânico. Por isso, senti falta de uma menção e de um depoimento do mesmo, o que certamente enriqueceria em muito à matéria. Eu, como examinadora da banca de TCC desse artista, sei da paixão com que se dedica à pesquisa sobre a vida (artística) das plantas.

O comentário acima não representa a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Responder

Últimas

Ver mais