Saiba quais são os cinco museus de SP mais buscados no Google

Masp e Pinacoteca despontam como os primeiros da lista

São Paulo

Os museus de São Paulo também são tidos como cartões postais da capital paulista. Dados do Google Trends mostram quais são os mais populares nas buscas desde 2004, início da série histórica da plataforma.

Em primeiro lugar desponta o Masp (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand) com 37,14%, seguido nesta ordem por Pinacoteca (20%), Museu do Ipiranga (18,57%), Museu Catavento (12,85%) e Museu da Imigração do Estado de São Paulo (11,42%).

Masp (Museu de Arte de São Paulo) localizado na avenida Paulista, na região central da cidade - Eduardo Knapp/Folhapress

A popularidades dessas instituições também se estende fora da internet, já que em 2023, o Masp recebeu 530.235 visitantes no ano passado. Segundo um balanço do museu, o número representa um aumento de 21% de público em relação a 2022. Enquanto, a Pinacoteca bateu recorde de visitantes representando um aumento de 40% em relação ao ano anterior.

A capital paulista comemora 470 anos nesta quinta-feira (25). Conheça os cinco museus da cidade mais buscados no Google e monte seu roteiro para visitá-los.

Masp
O Museu de Arte de São Paulo foi fundado em 1947 por Assis Chateaubriand (1892-1968) e conta com um acervo de mais de 11 mil obras. Neste ano, o Masp vai anexar à sua estrutura o edifício Pietro Maria Bardi, com uma passagem subterrânea que ligará as duas construções. Além disso, a instituição anunciou que vai dedicar parte da programação deste ano à temática LGBTQIA+ como uma exposição do coletivo Gran Fury, grupo ativista de questões relacionadas ao HIV e à Aids.
Av. Paulista, 1.578, Bela Vista, região central. @masp


Pinacoteca
O museu de arte mais antigo da cidade está localizado na região central e abrange três edifícios, sendo que o mais recente, a Pina Contemporânea foi inaugurado no inicio de 2023. O acervo inclui produções brasileiras, realizadas entre o século 19 e a contemporaneidade, com obras de Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti, e incorporou 114 obras de artistas brasileiros ao seu acervo neste ano.
Pina Luz - pça. da Luz, 2, Centro, @pinacotecasp. Pina Estação - lg. General Osório, 66, Centro. Pina Contemporânea - av. Tiradentes, 273, Luz


Museu do Ipiranga
Localizado na zona sul de São Paulo, o museu foi fundado em 7 de setembro de 1895, como símbolo da Independência do Brasil e é vinculado à Universidade de São Paulo desde 1963. A instituição foi restaurada e reinaugurada em setembro de 2022. Seu acervo abriga objetos, mobiliário e obras de arte de relevância histórica para o país como o quadro "Independência ou Morte", de Pedro Américo.
R. dos Patriotas, 20, Ipiranga, região sul. @museudoipiranga


Museu Catavento
Inaugurado em março de 2009, o museu possui 219 instalações divididas em quatro seções: Universo, Vida, Engenho e Sociedade, além de um acervo voltado para a ciência e tecnologia. É possível encontrar, por exemplo, reproduções do chão da Lua com a pegada do astronauta Neil Armstrong.
Av. Mercúrio, Parque Dom Pedro II, s/n, Brás, região central. @museucatavento


Museu da Imigração do Estado de São Paulo
Localizado no complexo histórico da antiga Hospedaria de Imigrantes do Brás, patrimônio público que recebeu aproximadamente 2,5 milhões de pessoas entre 1887 e 1978. O acervo inclui registros textuais e iconográficos, além de coleções de relatos orais de imigrantes e descendentes.
R. Visconde de Parnaíba, 1316, Mooca, região leste. @museudaimigracao

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais