Descrição de chapéu LGBTQIA+
Passeios

Carnaval: veja blocos para curtir o sábado (10) em São Paulo

Primeiro dia de folia tem samba, marchinhas e punk nas ruas da capital

São Paulo

Neste Carnaval, o sábado (10) é o dia mais recheado de opções de blocos em São Paulo. A data, que para alguns marca o início da folia, conta com opções de blocos tradicionais, voltados para crianças e para o público LGBTQIA+.

Multidão acompanha cortejo de bloco de carnaval. Na foto, é possível ver guarda-sóis amarelos se sobressaindo em meio aos foliões e prédios ao fundo
Bloco Agrada Gregos, São Paulo, 2023 - Divulgação

Confira a lista com os principais eventos do dia.

Agrada Gregos
Um dos maiores blocos LGBTQIA+ desfila por São Paulo no sábado de Carnaval em parceria com o TikTok. Sobem ao trio elétrico as artistas Gretchen e Gloria Groove, além da Banda Uó. Nos quatro dias de celebração, o grupo também organiza festas na casa de shows Audio, com apresentações de Pepita, Danny Bond, Thiago Pantaleão e Pocah.
Av. Pedro Álvares Cabral, Vila Mariana. Sáb. (10), às 13h


Baú do Pirata Kids
O bloco infantil é organizado pelo grupo homônimo, que também realiza festas e eventos para crianças ao longo do ano. O cortejo alterna entre canções infantis, MPB, marchinhas clássicas e músicas autorais.
Pça. Fortunato da Silveira, Vila Jacuí. Sáb. (10), às 10h


Bloco 77 - Os Originais do Punk
O bloco amarelo e preto desfila clássicos do punk rock em ritmo de marchinha. Neste ano, o cortejo segue o tema "Tente Mudar o Amanhã".
R. Barra Funda, 1071, Barra Funda. Sáb. (10), às 12h

Bloco " Os originais do Punk" em 2017 - Folhapress

Bloquinho Carnaween
Organizado pelo grupo NaRua, o bloco inclui músicas infantis, concurso de fantasias, contação de histórias, venda de lanches, oficinas para crianças e fraldário. Como o nome sugere, o cortejo incentiva os foliões a usarem fantasias de Halloween, mas os pequenos podem ir vestidos como se sentirem confortáveis.
Pça. David Nasser, Moema. Sáb. (10), às 10h


Bloco Infantil Charanguinha Coruja
Sete músicos e musicistas com os seus instrumentos irão tocar as famosas marchinhas de Carnaval, músicas populares animadas e também versões carnavalescas das famosas cantigas infantis durante o cortejo.
Espaço Mário Zan do Centro Cultural Penha - Largo do Rosário, 20, Penha. Sáb. (10), às 15h


CarnaVrah
Fundado em 2022, o bloco desfila por São Paulo celebrando a diversidade ao som de MPB e artistas da comunidade LGBT. Neste ano, o cortejo homenageia a cantora Rita Lee, e tem como embaixadoras o casal de atrizes Carol & Nati, além das drag queens convidadas Divana Montez e Loran Gerie.
Av. Ipiranga, 794, República. Sáb. (10), às 8h


Dramas de Sapatão
A bateria Vulvatômica se apresenta na República, no centro de São Paulo, no sábado. O cortejo é voltado principalmente para mulheres lésbicas, bissexuais e trans —mesma composição da bateria do bloco— mas todos são bem-vindos.
R. Santa Isabel, 95, Vila Buarque. Sáb. (10), às 12h


Minhoqueens
Fundado pela drag queen Mama Darling, o bloco LGBTQIA+ movimenta, anualmente, multidões no centro de São Paulo. No primeiro dia de Carnaval, eles vão levar as suas potentes caixas de som que soltam hits do pop. Nesta edição, a drag Lia Clark será convidada para subir no trio elétrico.
Av. Ipiranga, 794, República. Sáb. (10), às 12h


Tarado Ni Você
Em sua comemoração de dez anos no Carnaval paulistano, o bloco toma a avenida Ipiranga, no centro de São Paulo, com o tema "A Grande Cobra Coral Encantada". O cortejo desfila em homenagem à obra do cantor e compositor Caetano Veloso e propõe o redescobrimento da cidade por meio do ativismo urbano e da ocupação de espaços públicos. Além das músicas do cantor, o bloco apresenta tradicionais marchinhas de Carnaval.
Av. Ipiranga, 794, República. Sáb. (10), às 10h


Urubó
O bloco, que desfila desde 2010, realiza dois cortejos neste Carnaval. Os músicos e foliões se encontram no largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó no sábado e no domingo, ambos ao meio-dia.
Lgo. da Matriz de Nossa Senhora do Ó, 215, Freguesia do Ó. Sáb. (10) e Dom. (11): 12h


Samby e Junior
Como o nome sugere, o bloco homenageia os irmãos e cantores Sandy e Junior. Além dos sucessos da dupla, o cortejo toca hits da década de 1990, além de axé.
Largo do Arouche, Santa Cecília. Sáb. (10), às 11h

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais