Novela 'Família É Tudo' tem cenas gravadas em SP; veja locais da cidade eternizados na telinha

Nova trama das 19h é ambientada na capital paulista e exibe pontos turísticos da metrópole

São Paulo

Nesta segunda-feira (4) estreia na Globo a novela "Família É Tudo", substituta de "Fuzuê", no horário das 19h. A trama de Daniel Ortiz conta a história de Frida Mancini (Arlete Salles), dona de uma gravadora de música, que sonha em reunir seus cinco netos.

A comédia trocou a brisa do litoral carioca de suas antecessoras pelo ritmo acelerado paulistano. O Edifício Altino Arantes, o viaduto Santa Ifigênia, o Museu do Ipiranga e outros pontos de São Paulo servem de locação para o folhetim. A avenida Brigadeiro Faria Lima também é um local importante para a trama, pois é nela que está localizada a gravadora Mancini Music, empresa dos personagens principais.

Os irmãos Vênus (Nathalia Dill), Júpiter (Thiago Martins), Andrômeda (Ramile), Plutão (Isacque Lopes), Electra (Juliana Paiva) da novela 'Família é Tudo' - Manoella Mello/Globo

Ortiz tem o costume de usar a capital paulista como o pano de fundo de suas novelas. Seu último sucesso, "Salve-se Quem Puder", de 2020, também foi ambientado na cidade. O autor foi pupilo de Silvio de Abreu, grande nome da teledramaturgia brasileira que também tinha o costume de retratar São Paulo e seus diferentes bairros na telinha. Outros autores de folhetins, como Cassiano Gabus Mendes (1927-1993), Maria Adelaide Amaral e João Emanuel Carneiro também já retratam a capital paulista em suas tramas.

A ambientação de uma trama tem o poder de aumentar o potencial turístico de uma região, como visto durante a exibição da novela "Salve Jorge" (2012), que, em sua semana de estreia, causou um aumento de 27% na procura de passagens para a Turquia em comparação à semana anterior. As novelas de Manoel Carlos ("Mulheres Apaixonadas", "Laços de Família") também são um grande exemplo de propaganda positiva para o turismo na zona sul do Rio de Janeiro.

Veja a seguir um roteiro de locais paulistanos que foram eternizados pelas novelas para aqueles que desejam montar um passeio temático na cidade.

Viaduto do Chá - A Favorita (2008)

A primeira novela de João Emanuel Carneiro no horário nobre mostrou diversos pontos turísticos de São Paulo, como o Minhocão, a Ponte Estaiada e a avenida Paulista, mas o Viaduto do Chá foi palco de uma das cenas mais marcantes da trama, logo em seus primeiros capítulos. Foi no local em que o público viu o primeiro embate entre Donatela (Claudia Raia) e Flora (Patrícia Pillar).

Primeiro viaduto a ser construído na capital paulista, o Viaduto do Chá foi idealizado pelo francês Jules Martin em 1877 e construído em 1892. A estrutura metálica, no entanto, durou pouco. Por causa do risco de queda, ela foi substituída em 1938 pela estrutura que até hoje cruza o Vale do Anhangabaú. Onde hoje se encontra o Theatro Municipal e o Shopping Light havia chácaras dedicadas ao cultivo de chá da Índia, o que deu nome ao viaduto. A construção foi, por muitos anos, o principal cartão postal da cidade.

Imagem de drone do Viaduto do Chá - Danilo Verpa/Folhapress

Teatro Oficina - Belíssima (2005)

O Teatro Oficina, marco das artes cênicas criado por Zé Celso (1937-2023), foi o local escolhido para dar vida à companhia de teatro na trama de Peppe, interpretado por Gianfrancesco Guarnieri (1934-2006). Este foi o último papel do ator, que revolucionou a dramaturgia brasileira, nos palcos, no cinema e na televisão.

Localizado na rua Jaceguai, 520, no Bixiga, em frente ao Minhocão, o teatro foi declarado Patrimônio Histórico pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) em 1982. De acordo com o cenógrafo Flávio Império (1935-1985), o Oficina é "um bem cultural da cidade não pela importância histórica do imóvel, mas pelo seu uso como palco das transformações do teatro brasileiro".

Bairro da Casa Verde - Sangue Bom (2013)

A novela das 19h, criada e escrita por Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari, é protagonizada por seis jovens ligados por histórias de amor. A maioria dos personagens vive em uma vila no bairro da Casa Verde, na zona norte da cidade. O local foi escolhido por causa de sua vida boêmia e musical.

Próxima ao Sambódromo do Anhembi, a região é berço de três escolas de samba: Império da Casa Verde, Unidos do Peruche e Morro da Casa Verde. É no bairro também que estão localizadas a praça do Centenário, a avenida Braz Leme e o Sesc Casa Verde, inaugurado em outubro de 2023.

Mercadão - A Próxima Vítima (1995)

A trama policial de Sílvio de Abreu é uma ode a São Paulo. O mistério dos assassinatos que assombra as personagens percorre os bairros da Mooca, do Morumbi e dos Jardins, evidenciando a diferença de classes na capital paulista. Diversos pontos turísticos são retratados no folhetim ao longo da história e também em sua abertura, como o parque Ibirapuera, o Masp e o Theatro Municipal. O Mercadão, porém, se diferencia de outros pontos da cidade porque era mostrado com frequência na novela por ser o local de trabalho de um dos protagonistas, o verdureiro Juca (Tony Ramos). O sucesso foi tanto que o personagem deu nome a duas barracas de frutas no local.

O prédio, localizado na rua Cantareira, 306, é parada obrigatória para quem visita o centro da cidade. Vibrante e movimentado, o local encanta turistas com sua arquitetura, influenciada pelo Mercado Central de Berlim, e pela variedade gastronômica. É lá que se pode encontrar o tradicional sanduíche de mortadela.

Bairro da Liberdade - Malhação: Viva A Diferença (2017)

Vencedora do Emmy Internacional Kids 2018, esta foi a única edição da novela juvenil ambientada em São Paulo. Escrita por Cao Hamburger ("Castelo Rá-Tim-Bum", "O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias"), a trama conta a história de cinco jovens que se conhecem quando uma delas entra em trabalho de parto na linha azul do metrô, entre as estações Ana Rosa e Vila Mariana.

A trama foi a primeira novela brasileira a ter uma protagonista asiática, a jovem nipo-brasileira Tina (Ana Hikari) mora com a família no bairro da Liberdade, onde o pai da jovem, Noboru (Carlos Takeshi), é dono de um restaurante japonês.

Reduto da comunidade japonesa em São Paulo, a Liberdade atrai turistas do mundo inteiro com suas feiras, restaurantes, eventos e arquitetura característica do país asiático, como os arcos vermelhos que adornam suas ruas. A região também abriga comunidades de outros países orientais, como China e Coreia.

Recheado de cultura, o bairro possui diversos mercados e restaurantes asiáticos, além da tradicional Feira da Liberdade, que acontece todos os domingos. Outros locais que valem a visita são o Jardim Oriental da Liberdade, localizado na rua Galvão Bueno, o Museu da Imigração Japonesa, na rua São Joaquim, 381 e a Matriz Paroquial Pessoal Nipo-Brasileira São Gonçalo, na praça Doutor João Mendes, 108.

Domingo com ruas do bairro Liberdade fechadas para veículos - Eduardo Knapp/Folhapress

Rua 25 de Março - Amor à Vida (2013)

A trama de Walcyr Carrasco no horário das 21h ficou famosa por conta do vilão carismático Félix Khoury (Mateus Solano) que, após ser expulso de casa, foi vender hot dog na 25 de Março ao lado da ex-chacrete Márcia (Elizabeth Savalla).

A região do centro da cidade é considerada o maior shopping a céu aberto da América Latina, segundo a prefeitura de São Paulo. Frequentada por pessoas de todas as classes sociais, a 25 de Março é conhecida por seus preços atrativos e sua grande diversidade de produtos.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais