Dia dos Povos Indígenas: veja programação grátis em São Paulo para comemorar a data

Cidade conta com atividades voltadas para a cultura e vivência das comunidades originárias

São Paulo

O Brasil celebrou o Dia do Índio entre 1943 e 2022, mas desde o ano passado, 19 de abril passou a ser denominado como Dia dos Povos Indígenas. A mudança ocorreu após diversas críticas de lideranças da área, alegando que o termo "índio" é pejorativo e remonta a preconceitos. Em julho de 2022, portanto, o nome da data foi oficialmente mudado pela Lei 14.402/22.

Na terra indígena guarani no Pico de Jaraguá, Tekoa Yvy Porã, se fuma tabaco de rolo na Peryngua (cachimbo)
Na terra indígena guarani no Pico de Jaraguá, Tekoa Yvy Porã, se fuma tabaco de rolo na Peryngua (cachimbo) - Karime Xavier / Folhapress

A troca de nomenclatura é importante para a diminuição dos estereótipos em torno dos 305 povos indígenas que vivem em território brasileiro. A efeméride, contudo, deve continuar sendo comemorada e pode servir para espalhar conhecimento sobre a história e a identidade destas pessoas.

Em São Paulo, oficinas, cursos, filmes e outras atividades ligadas ao tema ocorrem no Museu das Culturas Indígenas e em unidades do Sesc espalhadas pela cidade. Confira alguns destaques:

Vivência de Grafismo Corporal Indígena
Contadora de histórias para crianças, a artista indígena do Alto Xingu Kawakani Mehinako ensina a pintura corporal de grafismo xinguano e as realiza com elementos naturais, como jenipapo e tintas coloridas atóxicas. A atividade, voltada principalmente para famílias e crianças, tem duração de 180 minutos.

Onde? Sesc Pompéia
Quando? Domingos, às 11h até o dia 28/04
Quanto? Grátis

Clube de leitura: literatura indígena e memória

A atividade tem como objetivo refletir sobre os processos de retomada da memória e cultura indígena através da literatura feminina. O clube tem classificação etária de 14 anos e é mediado pela educadora socioambiental Pâmela Maino’í e pela doutoranda em letras Mari Luppi.

Onde? Sesc Campo Limpo
Quando? Sábados, das 14h às 16h até o dia 18/05 e encerramento no mesmo dia das 16h30 às 18h
Quanto? Grátis, mediante inscrição

Danças Populares Afro-indígenas Brasileiras

A aula aberta convida o público para aprender sobre diferentes danças da cultura afro-indígena brasileira, como a ciranda, capoeira, coco de roda, maracatu nação e outras. A atividade tem duração de 60 minutos e é livre para todos os públicos.

Onde? Sesc Ipiranga
Quando? Sábados das 14h às 15h até 27/04
Quanto? Grátis

Minha avó me contou e eu gosto de contar: histórias indígenas

A escritora e contadora de histórias Auritha Tabajara conta histórias ancestrais de seu povo, passadas a ela pela sua avó, de forma oral. A contação de histórias, voltada para crianças, traz contos como "A Lenda do Milho", "Jurecê, o Menino Pajé", "A Sabedoria da Onça e o Lobo Guará" e outras. A atividade tem duração de 60 minutos.

Onde? Sesc Pompéia
Quando? Sábados, às 16h, até 11/05
Quanto? Grátis

Exibição do documentário "Uýra – A Retomada da Floresta"

O longa tem duração de 70 minutos e mostra a artista trans indígena Uyrá em uma jornada de autodescoberta pela floresta amazônica, pontuando questões como racismo e transfobia no Brasil. Após a exibição do filme, haverá uma roda de conversa com o produtor João Henrique Kurtz e a influenciadora drag queen Rita Von Hunty.

Onde? Sesc Pinheiros
Quando? Quinta-feira, 18 de abril, das 19h às 21h30
Quanto? Grátis

Cinema em casa: "Nũhũ Yãg Mũ Yõg Hãm: Essa Terra é Nossa!"

O CineSesc disponibilizou o longa de 70 minutos no site do Sesc Digital. O filme conta a história de um povo que sofreu com a chegada do homem branco, pois o "progresso" derrubou a mata, secou os rios e expulsou os bichos. As histórias indígenas, porém, sobreviveram. A classificação etária é de 14 anos.

Onde? No site oficial do Sesc Digital
Quando? Disponível online até o dia 14/05
Quanto? Grátis

Cinema em casa: " Yamiyhex, as Mulheres-Espírito"

O documentário tem duração de 76 minutos e não é recomendado para menores de 14 anos. O longa se passa na Aldeia Verde e mostra as Yãmĩyhex (mulheres-espírito) se preparando para partir. Durante a festa, uma multidão de espíritos atravessa a aldeia.

Onde? No site oficial do Sesc Digital
Quando? Disponível online até o dia 14/05
Quanto? Grátis

Encontro Internacional de Pesquisadores Indigenas entre Aldeias e Universidades, em Brasília, com presença do cacique Raoni - Gabriela Biló /Folhapress

"Vidas Indígenas", Parceria entre o Museu das Culturas Indígenas e o Museu da Pessoa

O evento exibe novos programas culturais do programa "Vidas Indígenas", voltado para o registro e a preservação de histórias de povos indígenas do Brasil. O programa já realizou três grandes projetos: "Indígenas Pela Terra e Pela Vida", "Vidas Indígenas Maranhão" e "Memória, Território e Patrimônios Imateriais do Rio Negro".

Onde? Museu das Culturas Indígenas, rua Dona Germaine Burchard, 451, Água Branca
Quando? Terça-feira, 23/04 das 15h às 18h
Quanto? Grátis, mediante inscrição prévia

Virada da maturidade: acolhimento e roda de conversa para público idoso

O encontro é voltado para a população indígena da terceira idade e visa promover trocas culturais, discutindo temas como memórias, origens e experiências. O objetivo é debater diferentes perspectivas indígenas sobre o envelhecer e o papel social do idoso em suas culturas.

Onde? Museu das Culturas Indígenas, rua Dona Germaine Burchard, 451, Água Branca
Quando? Sexta-feira, 26/04 das 15h às 17h
Quanto? Grátis, mediante inscrição prévia

Feira de Artesanato

O evento contará com peças de artesãos indígenas de diferentes etnias.

Onde? Museu das Culturas Indígenas, rua Dona Germaine Burchard, 451, Água Branca
Quando? Sexta-feira, 19/04 das 9h às 18h
Quanto? Grátis

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais