Festa de bairro Eruv, no Bom Retiro, e festival de curtas são opções para o fim de semana em SP

Capital também tem cinema drive-in gratuito e evento de empreendedorismo periférico

São Paulo

A terceira edição da festa de bairro Eruv acontece neste sábado (24), no Bom Retiro, região central de São Paulo. Com atividades de ritmo mais lento, o evento quer proporcionar uma experiência mais tranquila para os moradores e visitantes da área, permitindo que a região seja apreciada sem pressa.

A imagem mostra uma cena de distribuição de alimentos em um evento comunitário. Várias pessoas estão envolvidas no processo, algumas servindo comida de grandes panelas e outras recebendo porções em pratos. As mesas estão cobertas com toalhas de mesa quadriculadas em azul e branco. Há uma variedade de pratos, incluindo um grande recipiente com um guisado e outro com arroz. O ambiente parece ser ao ar livre, com cadeiras brancas e uma barreira de segurança ao fundo.
Cardápio do almoço é o tcholent, uma feijoada judaica - Gustavo Moita/Divulgação

Organizada pela Casa do Povo, que completa 71 anos neste mês, a festa acontece no trecho da rua Três Rios com a rua Correia de Melo. As vias serão fechadas para veículos, o que facilita o trânsito a pé pelo evento. Entre as atividades programadas estão um almoço coletivo, competições de xadrez e oficinas.

A partir das 10h, o evento começa oficialmente, com uma corrida de bicicleta. Ao contrário das competições tradicionais, nesta, ganha quem chegar por último —sem parar de pedalar. Simultaneamente, haverá uma oficina para enviar cartões postais com imagens históricas do bairro que acontece no Arquivo Histórico Municipal.

A partir das 11h, outras nove atividades terão início, incluindo bingo, oficina de reparo de bicicletas, roda de conversa sobre a trajetória e desafios dos judeus progressistas na Argentina e uma oficina de receitas afetivas.

Também estão previstas brincadeiras ao ar livre, espaço para produção visual gráfica no estilo faça você mesmo, corte de cabelo com leitura de texto político, oficina de carimbos e uma feira de economia solidária.

À tarde, o destaque será o almoço coletivo, servido das 13h às 15h. O tradicional tcholent, conhecido como feijoada judaica, será preparado para 300 pessoas. Ele estará disponível em versões vegetariana e com frango.

A agenda continua com aulas de capoeira na rua Três Rios —que precisam de inscrição com 30 minutos de antecedência—, e uma partida simultânea de xadrez, com três jogadores profissionais enfrentando 20 oponentes, ambas às 15h.

Um grupo de mulheres vestindo hanboks coloridos, cantando em um coral. Elas estão segurando partituras e expressando alegria enquanto cantam. As roupas variam em cores, incluindo rosa, azul, verde e roxo, refletindo a tradição cultural. O ambiente parece ser um espaço público ou um evento cultural.
Coral Mães Coreanas se apresenta na edição deste ano - Gustavo Moita/Divulgação

No mesmo horário, o Consulado do Choro, roda de samba tradicional do bairro, embala a festa na rua Correia de Melo. Outras atrações incluem leitura de tarô e mapas astrais na Casa do Povo, apresentação de um grupo de estudos que ensina e faz música usando códigos a partir de algoritmos simples, oficina de conserto de roupas e apresentações dos corais Tradição e Mães Coreanas.

Às 18h, uma aula de ioga encerrará a programação da tarde. O evento termina às 20h, com o som da bateria Gaviões da Fiel, que promete acelerar o ritmo e retomar a rotina agitada do cotidiano.

O nome Eruv é inspirado em um conceito do judaísmo que se refere à criação de um espaço temporário durante o dia do descanso no judaísmo, o sábado.

Eruv 2024
Casa do Povo- r. Três Rios, 252, Bom Retiro, região central, tel. (11) 95309-4766, @_casadopovo

Kinoforum tem programação gratuita de curtas em SP com filme premiado em Cannes

A 35ª edição do Kinoforum – Festival Internacional de Curtas de São Paulo está em cartaz até 1º de setembro. São 287 filmes exibidos gratuitamente nas salas de cinema da Cinemateca Brasileira, Cinesesc, Espaço Augusta, Museu da Imagem e do Som e unidades do Circuito Spcine.

A programação é dividida em seis mostras, com diferentes enfoques. Entre elas, há curtas premiados como "O Homem que Não se Calou", vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes deste ano. O filme dirigido por Nebojsa Slijepcevic pode ser assistido neste domingo (25) no Espaço Augusta de Cinema, às 17h30.

dois homens estão apoiados em uma janela, dentro de um veículo, olhando para fora
Cena do curta 'O Homem que não se Calou', de Nebojsa Slijepcevic - Divulgação

Como as produções têm apenas poucos minutos de duração, uma sequência de curtas é exibida a cada sessão. Nesta sala, os espectadores verão sete histórias que tratam de revoltas populares e outras formas de desobediência.

O festival também conta com programas especiais dedicados a nomes como Wim Wenders, diretor de "Dias Perfeitos". Do cineasta japonês, serão exibidos os curtas "Somebody Comes Into the Light", "O Mesmo Jogador Atira Novamente", "Silver City Revisitada" e "Ângulo Inverso". A sessão com quatro filmes acontecerá no sábado (24), no Espaço Augusta, às 17h30.

Outro homenageado é o diretor Jonathan Glazer, premiado com o Oscar de melhor filme internacional e o Grande Prêmio de Cannes por "Zona de Interesse". Às 19h do sábado, o Circuito Spcine CCSP exibirá 23 títulos do cineasta.

Além das exibições, o evento oferece atividades paralelas como palestras e debates. As plataformas de streaming Itaú Cultural Play, Porta Curtas, Spcine Play e Sesc Digital manterão os filmes do festival no catálogo.

Kinoforum
Múltiplos endereços. Até 1°/9. Programação: kinoforum.org/curtas

Dia do Corre

A imagem mostra um mercado ao ar livre com um estande coberto por uma tenda vermelha. Duas mulheres estão interagindo: uma está segurando um celular e a outra está entregando um item. Ao fundo, há várias pessoas, algumas vestindo camisetas coloridas, e um suporte com roupas penduradas. O ambiente é ensolarado, com árvores ao fundo.
Evento realizado pelo Museu das Favelas foca no empreendedorismo periférico, com palestras e oficinas - Nego Júnior/Divulgação

O Museu das Favelas (r. Guaianases, 1024, Campos Elíseos, região central) realiza neste sábado (24) evento voltado ao empreendedorismo periférico. A programação conta com palestras e oficinas sobre mercado, marketing digital e raízes negras do empreendedorismo. Além das discussões, recebe exposições de moda e feira de empreendedorismo, praça de alimentação com música ao vivo e serviços de atendimento ao público como orientação profissional, além de cuidados de beleza. A entrada é gratuita e livre. Os eventos acontecem entre as 9h30 e as 19h

Joyce Moreno

Em foto colorida, a cantora e compositora Joyce Moreno posa para a câmera
A cantora e compositora Joyce Moreno - Leo Aversa/Divulgação

A compositora sobe ao palco do Sesc Vila Mariana (r. Pelotas, 141, Vila Mariana, região sul) neste fim de semana para celebrar em duas apresentações o álbum ‘Passarinho Urbano’, que foi lançado em 1976. O disco com 18 faixas foi gravado apenas em voz e violão. Nele, estão composições de Milton Nascimento, Chico Buarque e Caetano Veloso. A venda online está disponível tanto para o show de sábado (24) quanto para o de domingo (25), mas também é possível fazer a compra na bilheteria da unidade. A entrada custa R$ 60, mas tem valor de R$ 18 para portadores da credencial plena

Cine Autorama

Cena de Barbie, na qual ela aparece dirigindo o carro, com o Ken atrás - Warner Bros

O projeto de cinema drivein volta a São Paulo no sábado (24) e domingo (25). As exibições acontecerão no estacionamento da USP Leste (r. Arlindo Béttio, 1.000, Ermelino Matarazzo, região leste), com espaço para 80 carros. Quem não puder assistir aos filmes de dentro de um veículo, pode ocupar as cadeiras que ficam disponíveis para pedestres. No sábado, ‘Barbie’ será exibido às 19h e ‘Indiana Jones e a Relíquia do Destino’ às 21h30. No domingo, a sessão de ‘Mussum, o Filmis’ acontece às 18h30 e de ‘Pequena Sereia’, às 21h. Os ingressos são gratuitos, mas é preciso reservá-los em cineautorama.com.br

Megumi Yuasa

Uma escultura em formato de árvore e nuvem
Obra em formato de nuvem e árvore de Megumi Yuasa na Gomide&Co, em São Paulo - Divulgação/Gomide&Co

O artista paulistano de 86 anos expõe na Gomide&Co (av. Paulista, 2.644, Cerqueira César) uma série de esculturas de toda a sua carreira. Em linguagem própria, que combina elementos variados como argila, metais, limalhas e óxidos, ele leva ao local obras mais antigas, feitas década de 1970, e outras inéditas, de 2024. Sua poética visual inclui formatos de árvores, nuvens e sementes, com formas familiares, mas improváveis. Fica em cartaz até 1° de novembro. A entrada, gratuita, acontece de segunda a sexta, das 10h às 19h, e no sábado, das 11h às 17h

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais