Abre neste sábado (17) a exposição "Thomaz Farkas: Pictóricos, Coloridos, e Modernos", na galeria Luciana Brito, no Jardim Europa, na região oeste de São Paulo. A mostra homenageia o fotógrafo exibindo mais de 70 obras no ano em que ele completaria 100 anos.
A visitação é gratuita, e pode ser feita de segunda a sábado, até o dia 28 de agosto. A mostra faz parte da celebração especial "Viva Thomaz Farkas", que contará com outra exposição no Instituto Moreira Salles de São Paulo.
Na Sala Modernista, que abre a exposição, encontra-se um conjunto de cerca de 60 fotografias vintages em preto e branco, reveladas e ampliadas pelo próprio artista no auge de sua produção, durante a década de 1940. Trata-se da maior seleção de fotografias vintages de Thomaz Farkas já mostradas ao público, sendo a maioria inédita, divididas cronologicamente em grupos temáticos.
Em seguida, estão trabalhos que representam a busca por novas formas de expressão visual, uso de técnicas inovadoras. As imagens são marcadas por ângulos inusitados, iluminação natural e atenção às possibilidades técnicas das câmeras e do laboratório fotográfico.
Essa fase experimental posicionou Farkas como um dos precursores da fotografia moderna no Brasil. Ao final, a mostra reúne imagens icônicas que ele realizou da cidade do Rio de Janeiro, além das suas experimentações surrealistas.
Comentários
Ver todos os comentários