A Ponte de Ferro, um dos pontos mais visitados do parque Ibirapuera, foi reaberta ao público com um novo nome, após uma restauração no segundo semestre de 2024. A estrutura passou por melhorias que preservaram seu caráter histórico e incluíram elementos de segurança e funcionalidade, como nova iluminação.
Com vistas privilegiadas da natureza e da cidade, o local tornou-se um ponto estratégico para quem deseja registrar o entardecer no parque. Por isso, foi rebatizado como "Ponte de Ferro Pôr do Sol". Durante a reforma, foram investidos R$ 1 milhão para eliminar oxidações, remover colonizações biológicas e realizar manutenções em peças e pontos de solda.
Projetada originalmente em 1954 pelo arquiteto Sérgio Bernardes, a ponte foi criada como parte de um pavilhão da Companhia Siderúrgica Nacional, criado para as comemorações do quarto centenário de São Paulo. Após o desmonte do edifício original, os dois arcos estruturais e a passarela foram preservados, dando origem ao ponto que hoje integra a paisagem do Ibirapuera.
Agora, a ponte conta com infraestrutura reforçada por concreto armado, fechamento de trincas e aplicação de hidrofungante –produto que repele a água. Pintada em tom de verde bandeira, a nova pintura acrílica é lavável e resistente.
No pôr do sol, o local oferece uma vista única do horizonte, com os edifícios próximos ao parque e os aviões que decolam do Aeroporto de Congonhas. À noite, uma luz de LED em cada degrau da escada ilumina a passagem dos visitantes.
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