Festival de música e dança reflete sobre tradições culturais de povos dos Bálcãs

Fascinada pelos Bálcãs —que compreende países como Grécia, Albânia, Bulgária, Turquia e Sérvia—, a professora, dançarina e coreógrafa Betty Gervitz passou boa parte da sua carreira estudando as sonoridades e danças coletivas da região.

Os anos de estudo resultam, agora, na idealização e curadoria do Festival de Música e Dança dos Bálcãs que, de 23 de abril a 7 de maio, leva ao Sesc Pompeia shows, performances, encontros e workshops que abordam as tradições culturais dessas nações.

Apresentar uma amostra do que é feito na península e refletir sobre o papel da música e dança na vida das pessoas são alguns dos objetivos do evento.


Entre as atrações estão o grego Kyriakos Moisidis, estudioso e difusor das danças de seu país de origem, o norte-americano Michael Ginsburg, trompetista e professor de dança balcânica e o turco Ahmet Luleci, diretor artístico do Collage Dance Ensemble, em Boston (EUA).

A abertura do festival fica sob responsabilidade do grupo vocal Mawaca, que interpreta canções em mais de 20 línguas e é acompanhado de um conjunto instrumental acústico. A banda aproveita a ocasião para relançar o CD "Inquilinos do Mundo", que traz músicas e ritmos de povos nômades, refugiados, exilados e ciganos.


Sesc Pompeia - teatro - r. Clélia, 93, Água Branca, tel. 3871-7700. 774 pessoas. Mawaca, qua.: 21h. 75 min. Não rec. p/ menores de 12 anos. Ingr.: R$ 4 a R$ 20.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais