'Guia' avalia sites de venda de ingressos; veja taxas e como conseguir descontos

Conheça facilidades, problemas e formas de pagamento de 18 endereços eletrônicos

Festival Lollapalooza, de 23 a 25 de março, tem ingressos à venda no site Tickets for Fun
Festival Lollapalooza, de 23 a 25 de março, tem ingressos à venda no site Tickets for Fun - Keiny Andrade - 26.mar.2017/Folhapress
São Paulo

Comprar ingressos na porta de cinemas, teatros e casas de show virou quase um hábito saudosista. Se, na virada do século, três sites –Ingresso.com, Ingresso Rápido e Tickets for Fun– monopolizavam a venda on-line de apenas parte dos eventos culturais na cidade, hoje há tantas plataformas para comprar todo tipo de entradas sem sair de casa que é fácil se confundir entre elas.

O "Guia" identificou 18 sites que aparecem com frequência em nossas páginas. Metade deles, como Eventim e Tudus, foi criada ou importada para o Brasil de 2012 para cá.

Alguns prezam pela diversidade, como o Sympla, que vende bilhetes para teatro, dança, shows, festas e concertos. Outros seguem a máxima "menos é mais": o Livepass, por exemplo, trabalha apenas com shows. Cada um tem suas regras, facilidades e complicações.

Para dar uma mãozinha ao leitor, a reportagem testou esses 18 sites, levando em consideração itens como taxas cobradas, navegação e políticas de cancelamento.

De brinde, reunimos também dicas para conseguir descontos e tornar seus passeios mais baratos –ou até de graça.

 

Só aceita cartão de crédito como forma de pagamento

- Eventim 
- Ingresso Rápido 
- Livepass 
- Sesc 
- Tickets for Fun 
- Tudus 
- Velox Tickets

Não cobra taxa de conveniência

- Sampa Ingressos 
- Sesc

CLUBE DO INGRESSO 
clubedoingresso.com 
Teatro, shows e festas 

Principais clientes: Carioca Club Pinheiros, W+ Entertainment, Fabrique 
Ingresso comprado: show de Jacob Whitesides, no Carioca Club 
Taxa de conveniência: cerca de 20% 
Formas de pagamento: boleto, crédito e transferência (Itaú e Bradesco) 
Cancelamento e reembolso: é preciso pedir a devolução do valor do ingresso em até sete dias depois da compra e até um dia antes do evento 
Ingresso no celular? sim, um e-ticket é enviado por e-mail 
Suporte ao cliente: telefone e e-mail 
Navegação no site: difícil

Como é a compra: Com atuação voltada para shows e festas, o Clube do Ingresso foi fundado em 2012. O processo de compra é um pouco demorado porque o acesso às abas onde estão divididos os eventos é confuso, já que as categorias são demasiadamente específicas. Além disso, não dá para se cadastrar pelo Facebook e o cadastro no site é extenso. É possível cancelar o ingresso e também transferi-lo.

 

COMPRE INGRESSOS 
compreingressos.com
Teatro e shows

Principais clientes: Casa das Rosas e teatros das Artes, Raul Cortez, J. Safra e Bibi Ferreira 
Ingresso comprado: peça "Admirável Nino Novo", no Teatro das Artes 
Taxa de conveniência: cerca de 20% 
Formas de pagamento: boleto, crédito e débito 
Cancelamento e reembolso: necessário pedir devolução até sete dias depois da compra. Não há devolução das taxas de entrega e conveniência 
Ingresso no celular? sim, através do aplicativo, que deve ser baixado 
Suporte ao cliente: telefone e e-mail 
Navegação no site: fácil

Como é a compra: Há 25 anos no mercado, a plataforma oferece, em sua maioria, ingressos para peças teatrais. Para efetuar a compra, é preciso fazer um cadastro curto. O ingresso pode ser retirado por outra pessoa, desde que leve uma autorização do comprador feita de próprio punho junto com uma cópia do cartão de crédito e do RG.

 

EVENTBRITE 
eventbrite.com 
Shows, festas, cursos e eventos corporativos

Principais clientes: não tem  
Ingresso comprado: show do Roupa Nova no Clube Aramaçan 
Taxa de conveniência: cerca de 15% 
Formas de pagamento: boleto e crédito 
Cancelamento e reembolso: Não tem uma política específica de cancelamento e reembolso. O site permite que cada organizador ou evento tenha a sua 
Ingresso no celular? código de barras do ingresso no aplicativo do Eventbrite 
Suporte ao cliente: a empresa coloca o cliente em contato com o organizador via formulário no site 
Navegação no site: fácil

Como é a compra: Fundada em 2006, a plataforma americana coloca o organizador em contato direto com o comprador e dá a ele liberdade para determinar quase tudo –incluindo políticas de cancelamento e devolução. Com navegação simples, o site cobra taxas de conveniência que podem ser assumidas pelo organizador ou passadas para o usuário. O site é usado também para confirmar presença em eventos gratuitos, como o Cine ao Ar Livre, realizado no Paraíso.

 

EVENTIM 
eventim.com.br 
Teatro, shows e noite 

Principais clientes: Allianz Parque, Audio, Casa Natura Musical, CCBB, Espaço das Américas, Theatro Municipal e Teatro Net 
Ingresso comprado: show do grupo As Bahias e a Cozinha Mineira, na Casa Natura Musical 
Taxa de conveniência: de 10 a 20% 
Formas de pagamento: crédito 
Cancelamento e reembolso: é preciso pedir até sete dias após a compra e um dia útil antes do evento 
Ingresso no celular? sim, em aplicativo para celular 
Suporte ao cliente: e-mail  
Navegação no site: fácil  

Como é a compra: o site de origem alemã tem ingressos para festas, shows, peças e exposições. Para comprar é preciso criar uma conta. Se optar pela entrega do bilhete em domicílio, há cobrança de taxa fixa no valor de R$ 29. Para a retirada na bilheteria, em alguns eventos, há cobrança de R$ 8. No show comprado, houve cobrança de 15% em taxas. É possível transferir ou comprar para terceiros. Alguns eventos são gratuitos, como os do CCBB, e não há cobrança de taxa de serviço.

 

INGRESSE 
ingresse.com 
Teatro, shows e festas 

Principais clientes: Cine Joia, D-Edge, Nos Trilhos 
Ingresso comprado: baile Ritaleena, no Cine Joia 
Taxa de conveniência: cerca de 15% 
Formas de pagamento: crédito e boleto para alguns eventos 
Cancelamento e reembolso: é necessário cancelar até sete dias depois da compra ou 48 horas antes do evento 
Ingresso no celular? o ingresso é disponibilizado por QR Code, que pode ser acessado pelo aplicativo 
Suporte ao cliente: e-mail, chat automático e telefone 
Navegação no site: fácil

Como é a compra: Apesar de também trabalhar com teatro e shows, a plataforma dá ênfase a festas e eventos universitários, como o baile de formatura de alguns cursos da Faap. Para comprar, é preciso fazer um cadastro rápido, que requer poucos dados e pode ser abreviado com o login no Facebook. Em caso de cancelamento, as taxas de conveniência não são devolvidas. É possível transferir o ingresso, desde que a pessoa beneficiada também tenha uma conta no site da plataforma.

 

INGRESSO.COM 
ingresso.com 
Cinema

Principais clientes: Cinemark, Espaço Itaú de Cinema, UCI 
Ingresso comprado: filme "A Forma da Água", no Cine Arte 
Taxa de conveniência: cerca de 15% do valor da inteira 
Formas de pagamento: crédito e PayPal 
Cancelamento e reembolso: varia de acordo com a atração. É preciso cancelar em até sete dias depois da compra e um dia útil antes do evento 
Ingresso no celular? sim, pelo aplicativo 
Suporte ao cliente: formulário no próprio site 
Navegação no site: fácil

Como é a compra: a principal plataforma de ingressos para cinema tem site e aplicativo para celular intuitivos e rápidos. É necessário fazer cadastro e os tíquetes podem ser apresentados no celular. Se outra pessoa que não o comprador for utilizar o ingresso, basta apresentá-lo.

 

INGRESSO RÁPIDO 
ingressorapido.com.br 
Teatro, dança, shows e noite  

Principais clientes: Allianz Parque, Audio, Casa Natura Musical, CCBB, Espaço das Américas e Teatro Bradesco 
Ingresso comprado: "Renato Russo - O Musical", no Theatro Net 
Taxa de conveniência: de 10 a 20% 
Formas de pagamento: crédito 
Cancelamento e reembolso: é necessário pedir devolução em até sete dias depois da compra e um dia útil antes do evento 
Ingresso no celular? sim, em aplicativo para celular 
Suporte ao cliente: por e-mail 
Navegação no site: fácil

Como é a compra: há quase 20 anos no setor, o site permite que o cadastro seja feito pelo Facebook, mas ainda é preciso informar telefone e CPF. Atenção, na primeira tela da compra do evento, o valor que aparece é sempre o de meia-entrada. Para quem não quer pagar taxas, oferece 11 pontos de venda na capital.

 

LIVEPASS 
livepass.com.br 
Shows

Principais clientes: Move Concerts (promove shows como os de Katy Perry e Depeche Mode) 
Ingresso comprado: ​Skuta Festival, no Allianz Parque 
Taxa de conveniência: 20% 
Formas de pagamento: crédito 
Cancelamento e reembolso: varia de acordo com a atração. É preciso cancelar em até sete dias depois da compra e um dia útil antes do evento 
Ingresso no celular? sim, pelo aplicativo da plataforma 
Suporte ao cliente: por e-mail 
Navegação no site: regular

Como é a compra: voltada para shows, a plataforma tem aplicativo para celular (disponível para Android e iOS), em que é possível comprar e armazenar ingressos. Na hora de usá-los, basta mostrar o e-ticket na própria tela. É possível acessar o site usando cadastro no Facebook e, apesar de a navegação ser simples, o site apresenta falhas, como bloqueio de algumas páginas se forem clicadas mais de uma vez.

 

SAMPA INGRESSOS 
sampaingressos.com.br 
Teatro, shows, passeios e criança

Principais clientes: teatros Folha, Gazeta, Dr. Botica e Parlapatões 
Ingresso comprado: peça "Além do que os Nossos Olhos Registram", no Teatro J. Safra 
Taxa de conveniência: não cobra 
Formas de pagamento: crédito, débito, Sodexo Cultura Pass, Alelo Cultura, Ticket Cultura e boleto (com taxa de emissão de R$ 1) 
Cancelamento e reembolso: é preciso cancelar até sete dias depois da compra 
Ingresso no celular? depende do evento. O site avisa quando é preciso levar o voucher impresso 
Suporte ao cliente: por telefone, Whatsapp e e-mail 
Navegação no site: fácil

Como é a compra: o site, extensão do portal de bairros Sampa Online, oferece diversas atrações, a maioria delas de teatro. Não é possível realizar a compra com os dados do Facebook, porém são poucos os dados pedidos, o que torna a compra rápida, concluída em cerca de cinco minutos. Para quem quiser comprar ingressos mais baratos, o site tem uma sessão que oferece bilhetes com até 80% de desconto.

 

SESC 
sescsp.org.br 
Teatro, dança, shows, exposições, passeios e criança

Ingresso comprado: Paulinho da Viola Apresenta Beatriz Rabello e o Bloco do Amor, no Sesc Pompeia 
Taxa de conveniência: não cobra 
Formas de pagamento: crédito 
Cancelamento e reembolso: é necessário cancelar em até sete dias corridos depois da compra e 48 horas antes do evento 
Ingresso no celular? não, é preciso informar número da compra e pegar o ingresso físico na bilheteria 
Suporte ao cliente: telefone 
Navegação no site: regular

Como é a compra: bastante instável quando há grande procura por uma atração, o site do Sesc, que cobre todas as suas unidades, trava em diversas etapas. Mais de 35 minutos foram necessários para o sucesso da compra. Porém, quando não há muita procura, funciona perfeitamente. Os ingressos começam a ser vendidos sempre às terças-feiras. O cadastro é simples e a navegação, bastante intuitiva. Uma vez feito o cadastro, é possível acessar o site pelo Facebook. É preciso apresentar documento com foto e o número da compra para retirar o ingresso antes do espetáculo.

 

SYMPLA  
sympla.com.br 
Teatro, Dança, shows, festas e concertos

Principais clientes: Tom Brasil, Espaço das Américas, teatros Alfa, Bradesco, Net, Procópio Ferreira e Tuca, Centro de Exposições Imigrantes e Sala São Paulo 
Ingresso comprado: peça "A Bela e a Fera", no Teatro Ruth Escobar 
Taxa de conveniência: varia de acordo com a atração. Entre os ingressos disponíveis, havia taxas de R$ 2 a R$ 4. 
Formas de pagamento: crédito, débito, boleto e PayPal 
Cancelamento e reembolso: depende do organizador do evento Ingresso no celular: sim, via aplicativo 
Suporte ao cliente: por e-mail 
Navegação no site: regular

Como é a compra: Quando for buscar, lembre-se de ativar o filtro de cidade, que não vem automaticamente, para não correr o risco de comprar eventos fora de São Paulo. Também oferece a confirmação de presença para eventos gratuitos –para estes não há taxas de serviço. Um dos diferenciais são os cursos gastronômicos disponíveis.

 

TICKET 360 
ticket360.com.br 
Teatro, shows e festas

Principais Clientes: Audio, Sirena, Café de la Musique, Espaço das Américas, CTN, Villa Country 
Ingresso comprado: O tradicional baile de Carnaval de AnaVitória, na Audio 
Taxa de conveniência: cerca de 15% 
Formas de pagamento: crédito e transferência bancária 
Cancelamento e reembolso: é preciso cancelar até sete dias depois da compra ou 48 horas antes do evento. A taxa de conveniência só é devolvida se o evento for cancelado 
Ingresso no celular: sim, via aplicativo 
Suporte ao cliente: telefone e atendimento on-line 
Navegação no site: fácil

Como é a compra: O cadastro é extenso, mas dá para ganhar alguns minutos usando os dados do Facebook. Além da taxa de conveniência, a depender do evento, a plataforma também cobra tarifa de retirada e impressão. No caso da atração comprada pelo "Guia", a taxa de retirada era de R$ 12 e a de impressão em casa era de R$ 8. A única opção gratuita era apresentar o ingresso pelo aplicativo da plataforma.

 

TICKET BRASIL 
ticketbrasil.com.br 
Festas, Teatro e shows

Principais clientes: Tropical Butantã e Jai  Club 
Ingresso comprado: Sábado de Carnaval, no Tropical Butantã 
Taxa de conveniência: cerca de 20% 
Formas de pagamento: crédito e boleto 
Cancelamento e reembolso: é preciso cancelar em até sete dias corridos depois da compra e um dia útil antes do evento. Reembolsa o valor do ingresso, mas não a taxa de conveniência 
Ingresso no celular? sim, apresentando PDF na tela do celular 
Suporte ao cliente: por telefone e e-mail 
Navegação no site: fácil

Como é a compra: nascida em 2006, a plataforma trabalha com eventos de diversas áreas, embora a oferta de shows, peças e festas seja maior. Para comprar no site, é preciso criar uma conta, o que pode ser feito com poucos dados. A compra também é rápida, e o processo total leva cerca de dez minutos. É possível apresentar os ingressos pelo celular. Também dá para transferir o ingresso, desde que seja apresentada uma cópia simples de um documento do titular

 

TICKET FÁCIL 
ticketfacil.com.br 
Festas, teatro, shows e passeios  

Principais clientes: Cidade das Abelhas, Museu da Imaginação, planetários do Ibirapuera e do Carmo (em breve) e Teatro da Livraria da Vila 
Ingresso comprado: show do cantor Belo, no Villa Carioca Interlagos 
Taxa de conveniência: 15% 
Formas de pagamento: cartões de crédito e boleto 
Cancelamento e reembolso: é necessário pedir devolução em até sete dias depois da compra. É reembolsado o valor do ingresso mais as taxas de conveniência 
Ingresso no celular? depende do evento . Para alguns é preciso imprimir o ingresso enviado por e-mail
Suporte ao cliente: telefone e e-mail 
Navegação no site: fácil

Como é a compra: é preciso criar uma conta, que pode ser feita com os dados do Facebook, além de preenchimento de uma pequena ficha. Quando o "Guia" acessou o site, não haviam muitos eventos disponíveis só estavam sendo vendidos nove shows, por exemplo. Apesar de exigir muitos dados no cadastro, a compra é rápida e concluída em menos de dez minutos.

 

TICKETS FOR FUN 
premier.ticketsforfun.com.br 
Teatro, shows e passeios

Principais clientes: Time for Fun (Teatros Renault e Cetip e Citibank Hall) 
Ingresso comprado: peça "2 Filhos de Francisco - Musical", no Teatro Cetip 
Taxa de conveniência: 20% 
Formas de pagamento: cartão de crédito 
Cancelamento e reembolso: é necessário cancelar em até sete dias corridos depois da compra e um dia útil antes do evento. Reembolsa o valor do ingresso, mas não a taxa de conveniência 
Ingresso no celular? Não, é preciso imprimir ou retirar na bilheteria 
Suporte ao cliente: por telefone, chat no site ou e-mail 
Navegação no site: simples

Como é a compra: A plataforma da produtora Time for Fun é focada nos shows e musicais da empresa. É fácil se cadastrar, mas o site não permite utilizar os dados do Facebook. A navegação é simples e a compra é rápida –com exceção dos eventos que precisam de fila de espera, como foi o caso do show de Paul McCartney, em outubro de 2017. Além da taxa de conveniência, cobra pela entrega (valor depende do CEP), retirada (R$ 12) e envio do ingresso em PDF (R$ 8) –no caso do evento comprado pelo "Guia".

 

TOTAL TICKET 
totalplayer.com.br/totalticket 
Passeios

Principais Clientes: Memorial da América Latina, Ituano Futebol Clube, Clube Atlético Juventus 
Ingresso comprado: partida Juventus x São Bernardo 
Taxa de conveniência: 16% 
Formas de pagamento: crédito e boleto 
Cancelamento e reembolso: necessário cancelar em até sete dias depois da compra e um dia útil antes do evento. Reembolsa o valor do ingresso, mas não as taxas 
Ingresso no celular? não, é preciso imprimir em casa 
Suporte ao cliente: telefone e e-mail 
Navegação no site: difícil 

Como é a compra: o site, que há até pouco tempo vendia ingressos para a exposição "Castelo Rá-Tim-Bum", no Memorial da América Latina, e que ocasionalmente oferece convites para shows, no momento tem apenas entradas para partidas de futebol da série B. Para comprar, o cliente precisa criar uma conta e fornecer dados simples. A navegação é ruim, já que o site tem diversos links com falhas, o que torna o processo de encontrar eventos demorado.

 

TUDUS 
tudus.com.br 
Teatro e shows

Principais clientes: Allianz Parque e teatros das Artes, Maria della Costa, Nair Bello, Porto Seguro e Ruth Escobar 
Ingresso comprado: show "Elza Soares em A Mulher do Fim do Mundo", no Teatro Porto Seguro 
Taxa de conveniência: de 15 a 20% 
Formas de pagamento: crédito 
Cancelamento e reembolso: é necessário pedir devolução em até sete dias depois da compra 
Ingresso no celular? não, é preciso imprimir o e-ticket pelo site 
Suporte ao cliente: é possível mandar uma mensagem pelo site 
Navegação no site: ruim

Como é a compra: o site permite que o cliente se cadastre a partir do perfil do Facebook, mas ainda assim é preciso preencher uma longa ficha. Para acessar o ingresso já comprado (para checar informações ou cancelar a compra), o usuário deve entrar no evento, selecionar a data e clicar no campo compras. Como o processo não é nada óbvio, o acesso fica mais difícil.

 

VELOX TICKETS  
veloxtickets.com 
Cinema

Principais clientes: Espaço Itaú, PlayArte, Reserva Cultural, Caixa Belas Artes, Moviecom 
Ingresso comprado: "Três Anúncios para um Crime", no Espaço Itaú Augusta 
Taxa de conveniência: varia de acordo com o cinema escolhido 
Formas de pagamento: crédito 
Cancelamento e reembolso: é preciso pedir devolução até sete dias depois da compra e 24 horas antes da sessão 
Ingresso no celular? é preciso imprimir o ingresso na bilheteria ou, a depender do cinema, em casa 
Suporte ao cliente: por e-mail 
Navegação no site: fácil

Como é a compra: a navegação no site é rápida e a compra não leva dez minutos. Quem estiver longe do computador pode comprar pelo aplicativo, que também tem layout intuitivo. No momento do cadastro, é possível usar os dados do Facebook para agilizar o processo.

 

Tem desconto?

Cupons, convites usados, cartões de banco e até carteira de trabalho podem ser usados para comprar ingressos mais baratos

PEIXE URBANO E GROUPON 
peixeurbano.com.br e groupon.com.br

Os sites oferecem descontos em ingressos de cinema das redes Cinemark, Kinoplex, Cinépolis, UCI, Espaço Itaú de Cinema e Cinesystem, além de em shows, peças de teatro, restaurantes, lanchonetes e parques

CAIXA BELAS ARTES 
caixabelasartes.com.br

Quem leva a carteira de trabalho ao cinema da rua da Consolação, às segundas, paga meia-entrada

CUPONERIA 
cuponeria.com.br

Oferece cupons de desconto para shows, peças de teatro, bares, lanchonetes e restaurantes

TERÇA E ANIVERSÁRIO NO ESPAÇO ITAÚ 
itaucinemas.com.br

Às terças-feiras, quem apresenta cinco ingressos antigos em qualquer unidade da rede ganha uma sessão grátis. A rede também dá direito à meia-entrada aos aniversariantes de cada mês, com um acompanhante

SESC DE GRAÇA 
sescsp.org.br

O Portal SescSP faz, regularmente, promoções para atividades de suas unidades. Próximo à data do evento, o site oferece ingressos gratuitos, por ordem de inscrição. Procure no site pelo selo amarelo escrito "Promoção"

QUINTA DOIS POR UM 
premier.ticketsforfun.com.br

Na Tickets for Fun, às quintas-feiras, os clientes podem comprar dois ingressos pelo preço de um –desde que sejam inteiras. Os eventos vinculados à promoção mudam toda semana

 

Bancos que oferecem meia-entrada em cinemas

Bradesco 
Rede Cinemark

Caixa 
Caixa Belas Artes

Itaú 
Moviecom, Kinoplex, UCI, Espaço Itaú, Cinearte, Playarte e teatros vinculados ao Compre Ingressos

Santander 
Cinépolis

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais