Comprar ingressos na porta de cinemas, teatros e casas de show virou quase um hábito saudosista. Se, na virada do século, três sites –Ingresso.com, Ingresso Rápido e Tickets for Fun– monopolizavam a venda on-line de apenas parte dos eventos culturais na cidade, hoje há tantas plataformas para comprar todo tipo de entradas sem sair de casa que é fácil se confundir entre elas.
O "Guia" identificou 18 sites que aparecem com frequência em nossas páginas. Metade deles, como Eventim e Tudus, foi criada ou importada para o Brasil de 2012 para cá.
Alguns prezam pela diversidade, como o Sympla, que vende bilhetes para teatro, dança, shows, festas e concertos. Outros seguem a máxima "menos é mais": o Livepass, por exemplo, trabalha apenas com shows. Cada um tem suas regras, facilidades e complicações.
Para dar uma mãozinha ao leitor, a reportagem testou esses 18 sites, levando em consideração itens como taxas cobradas, navegação e políticas de cancelamento.
De brinde, reunimos também dicas para conseguir descontos e tornar seus passeios mais baratos –ou até de graça.
Só aceita cartão de crédito como forma de pagamento
- Eventim
- Ingresso Rápido
- Livepass
- Sesc
- Tickets for Fun
- Tudus
- Velox Tickets
Não cobra taxa de conveniência
- Sampa Ingressos
- Sesc
CLUBE DO INGRESSO
clubedoingresso.com
Teatro, shows e festas
Principais clientes: Carioca Club Pinheiros, W+ Entertainment, Fabrique
Ingresso comprado: show de Jacob Whitesides, no Carioca Club
Taxa de conveniência: cerca de 20%
Formas de pagamento: boleto, crédito e transferência (Itaú e Bradesco)
Cancelamento e reembolso: é preciso pedir a devolução do valor do ingresso em até sete dias depois da compra e até um dia antes do evento
Ingresso no celular? sim, um e-ticket é enviado por e-mail
Suporte ao cliente: telefone e e-mail
Navegação no site: difícil
Como é a compra: Com atuação voltada para shows e festas, o Clube do Ingresso foi fundado em 2012. O processo de compra é um pouco demorado porque o acesso às abas onde estão divididos os eventos é confuso, já que as categorias são demasiadamente específicas. Além disso, não dá para se cadastrar pelo Facebook e o cadastro no site é extenso. É possível cancelar o ingresso e também transferi-lo.
COMPRE INGRESSOS
compreingressos.com
Teatro e shows
Principais clientes: Casa das Rosas e teatros das Artes, Raul Cortez, J. Safra e Bibi Ferreira
Ingresso comprado: peça "Admirável Nino Novo", no Teatro das Artes
Taxa de conveniência: cerca de 20%
Formas de pagamento: boleto, crédito e débito
Cancelamento e reembolso: necessário pedir devolução até sete dias depois da compra. Não há devolução das taxas de entrega e conveniência
Ingresso no celular? sim, através do aplicativo, que deve ser baixado
Suporte ao cliente: telefone e e-mail
Navegação no site: fácil
Como é a compra: Há 25 anos no mercado, a plataforma oferece, em sua maioria, ingressos para peças teatrais. Para efetuar a compra, é preciso fazer um cadastro curto. O ingresso pode ser retirado por outra pessoa, desde que leve uma autorização do comprador feita de próprio punho junto com uma cópia do cartão de crédito e do RG.
EVENTBRITE
eventbrite.com
Shows, festas, cursos e eventos corporativos
Principais clientes: não tem
Ingresso comprado: show do Roupa Nova no Clube Aramaçan
Taxa de conveniência: cerca de 15%
Formas de pagamento: boleto e crédito
Cancelamento e reembolso: Não tem uma política específica de cancelamento e reembolso. O site permite que cada organizador ou evento tenha a sua
Ingresso no celular? código de barras do ingresso no aplicativo do Eventbrite
Suporte ao cliente: a empresa coloca o cliente em contato com o organizador via formulário no site
Navegação no site: fácil
Como é a compra: Fundada em 2006, a plataforma americana coloca o organizador em contato direto com o comprador e dá a ele liberdade para determinar quase tudo –incluindo políticas de cancelamento e devolução. Com navegação simples, o site cobra taxas de conveniência que podem ser assumidas pelo organizador ou passadas para o usuário. O site é usado também para confirmar presença em eventos gratuitos, como o Cine ao Ar Livre, realizado no Paraíso.
EVENTIM
eventim.com.br
Teatro, shows e noite
Principais clientes: Allianz Parque, Audio, Casa Natura Musical, CCBB, Espaço das Américas, Theatro Municipal e Teatro Net
Ingresso comprado: show do grupo As Bahias e a Cozinha Mineira, na Casa Natura Musical
Taxa de conveniência: de 10 a 20%
Formas de pagamento: crédito
Cancelamento e reembolso: é preciso pedir até sete dias após a compra e um dia útil antes do evento
Ingresso no celular? sim, em aplicativo para celular
Suporte ao cliente: e-mail
Navegação no site: fácil
Como é a compra: o site de origem alemã tem ingressos para festas, shows, peças e exposições. Para comprar é preciso criar uma conta. Se optar pela entrega do bilhete em domicílio, há cobrança de taxa fixa no valor de R$ 29. Para a retirada na bilheteria, em alguns eventos, há cobrança de R$ 8. No show comprado, houve cobrança de 15% em taxas. É possível transferir ou comprar para terceiros. Alguns eventos são gratuitos, como os do CCBB, e não há cobrança de taxa de serviço.
INGRESSE
ingresse.com
Teatro, shows e festas
Principais clientes: Cine Joia, D-Edge, Nos Trilhos
Ingresso comprado: baile Ritaleena, no Cine Joia
Taxa de conveniência: cerca de 15%
Formas de pagamento: crédito e boleto para alguns eventos
Cancelamento e reembolso: é necessário cancelar até sete dias depois da compra ou 48 horas antes do evento
Ingresso no celular? o ingresso é disponibilizado por QR Code, que pode ser acessado pelo aplicativo
Suporte ao cliente: e-mail, chat automático e telefone
Navegação no site: fácil
Como é a compra: Apesar de também trabalhar com teatro e shows, a plataforma dá ênfase a festas e eventos universitários, como o baile de formatura de alguns cursos da Faap. Para comprar, é preciso fazer um cadastro rápido, que requer poucos dados e pode ser abreviado com o login no Facebook. Em caso de cancelamento, as taxas de conveniência não são devolvidas. É possível transferir o ingresso, desde que a pessoa beneficiada também tenha uma conta no site da plataforma.
INGRESSO.COM
ingresso.com
Cinema
Principais clientes: Cinemark, Espaço Itaú de Cinema, UCI
Ingresso comprado: filme "A Forma da Água", no Cine Arte
Taxa de conveniência: cerca de 15% do valor da inteira
Formas de pagamento: crédito e PayPal
Cancelamento e reembolso: varia de acordo com a atração. É preciso cancelar em até sete dias depois da compra e um dia útil antes do evento
Ingresso no celular? sim, pelo aplicativo
Suporte ao cliente: formulário no próprio site
Navegação no site: fácil
Como é a compra: a principal plataforma de ingressos para cinema tem site e aplicativo para celular intuitivos e rápidos. É necessário fazer cadastro e os tíquetes podem ser apresentados no celular. Se outra pessoa que não o comprador for utilizar o ingresso, basta apresentá-lo.
INGRESSO RÁPIDO
ingressorapido.com.br
Teatro, dança, shows e noite
Principais clientes: Allianz Parque, Audio, Casa Natura Musical, CCBB, Espaço das Américas e Teatro Bradesco
Ingresso comprado: "Renato Russo - O Musical", no Theatro Net
Taxa de conveniência: de 10 a 20%
Formas de pagamento: crédito
Cancelamento e reembolso: é necessário pedir devolução em até sete dias depois da compra e um dia útil antes do evento
Ingresso no celular? sim, em aplicativo para celular
Suporte ao cliente: por e-mail
Navegação no site: fácil
Como é a compra: há quase 20 anos no setor, o site permite que o cadastro seja feito pelo Facebook, mas ainda é preciso informar telefone e CPF. Atenção, na primeira tela da compra do evento, o valor que aparece é sempre o de meia-entrada. Para quem não quer pagar taxas, oferece 11 pontos de venda na capital.
LIVEPASS
livepass.com.br
Shows
Principais clientes: Move Concerts (promove shows como os de Katy Perry e Depeche Mode)
Ingresso comprado: Skuta Festival, no Allianz Parque
Taxa de conveniência: 20%
Formas de pagamento: crédito
Cancelamento e reembolso: varia de acordo com a atração. É preciso cancelar em até sete dias depois da compra e um dia útil antes do evento
Ingresso no celular? sim, pelo aplicativo da plataforma
Suporte ao cliente: por e-mail
Navegação no site: regular
Como é a compra: voltada para shows, a plataforma tem aplicativo para celular (disponível para Android e iOS), em que é possível comprar e armazenar ingressos. Na hora de usá-los, basta mostrar o e-ticket na própria tela. É possível acessar o site usando cadastro no Facebook e, apesar de a navegação ser simples, o site apresenta falhas, como bloqueio de algumas páginas se forem clicadas mais de uma vez.
SAMPA INGRESSOS
sampaingressos.com.br
Teatro, shows, passeios e criança
Principais clientes: teatros Folha, Gazeta, Dr. Botica e Parlapatões
Ingresso comprado: peça "Além do que os Nossos Olhos Registram", no Teatro J. Safra
Taxa de conveniência: não cobra
Formas de pagamento: crédito, débito, Sodexo Cultura Pass, Alelo Cultura, Ticket Cultura e boleto (com taxa de emissão de R$ 1)
Cancelamento e reembolso: é preciso cancelar até sete dias depois da compra
Ingresso no celular? depende do evento. O site avisa quando é preciso levar o voucher impresso
Suporte ao cliente: por telefone, Whatsapp e e-mail
Navegação no site: fácil
Como é a compra: o site, extensão do portal de bairros Sampa Online, oferece diversas atrações, a maioria delas de teatro. Não é possível realizar a compra com os dados do Facebook, porém são poucos os dados pedidos, o que torna a compra rápida, concluída em cerca de cinco minutos. Para quem quiser comprar ingressos mais baratos, o site tem uma sessão que oferece bilhetes com até 80% de desconto.
SESC
sescsp.org.br
Teatro, dança, shows, exposições, passeios e criança
Ingresso comprado: Paulinho da Viola Apresenta Beatriz Rabello e o Bloco do Amor, no Sesc Pompeia
Taxa de conveniência: não cobra
Formas de pagamento: crédito
Cancelamento e reembolso: é necessário cancelar em até sete dias corridos depois da compra e 48 horas antes do evento
Ingresso no celular? não, é preciso informar número da compra e pegar o ingresso físico na bilheteria
Suporte ao cliente: telefone
Navegação no site: regular
Como é a compra: bastante instável quando há grande procura por uma atração, o site do Sesc, que cobre todas as suas unidades, trava em diversas etapas. Mais de 35 minutos foram necessários para o sucesso da compra. Porém, quando não há muita procura, funciona perfeitamente. Os ingressos começam a ser vendidos sempre às terças-feiras. O cadastro é simples e a navegação, bastante intuitiva. Uma vez feito o cadastro, é possível acessar o site pelo Facebook. É preciso apresentar documento com foto e o número da compra para retirar o ingresso antes do espetáculo.
SYMPLA
sympla.com.br
Teatro, Dança, shows, festas e concertos
Principais clientes: Tom Brasil, Espaço das Américas, teatros Alfa, Bradesco, Net, Procópio Ferreira e Tuca, Centro de Exposições Imigrantes e Sala São Paulo
Ingresso comprado: peça "A Bela e a Fera", no Teatro Ruth Escobar
Taxa de conveniência: varia de acordo com a atração. Entre os ingressos disponíveis, havia taxas de R$ 2 a R$ 4.
Formas de pagamento: crédito, débito, boleto e PayPal
Cancelamento e reembolso: depende do organizador do evento Ingresso no celular: sim, via aplicativo
Suporte ao cliente: por e-mail
Navegação no site: regular
Como é a compra: Quando for buscar, lembre-se de ativar o filtro de cidade, que não vem automaticamente, para não correr o risco de comprar eventos fora de São Paulo. Também oferece a confirmação de presença para eventos gratuitos –para estes não há taxas de serviço. Um dos diferenciais são os cursos gastronômicos disponíveis.
TICKET 360
ticket360.com.br
Teatro, shows e festas
Principais Clientes: Audio, Sirena, Café de la Musique, Espaço das Américas, CTN, Villa Country
Ingresso comprado: O tradicional baile de Carnaval de AnaVitória, na Audio
Taxa de conveniência: cerca de 15%
Formas de pagamento: crédito e transferência bancária
Cancelamento e reembolso: é preciso cancelar até sete dias depois da compra ou 48 horas antes do evento. A taxa de conveniência só é devolvida se o evento for cancelado
Ingresso no celular: sim, via aplicativo
Suporte ao cliente: telefone e atendimento on-line
Navegação no site: fácil
Como é a compra: O cadastro é extenso, mas dá para ganhar alguns minutos usando os dados do Facebook. Além da taxa de conveniência, a depender do evento, a plataforma também cobra tarifa de retirada e impressão. No caso da atração comprada pelo "Guia", a taxa de retirada era de R$ 12 e a de impressão em casa era de R$ 8. A única opção gratuita era apresentar o ingresso pelo aplicativo da plataforma.
TICKET BRASIL
ticketbrasil.com.br
Festas, Teatro e shows
Principais clientes: Tropical Butantã e Jai Club
Ingresso comprado: Sábado de Carnaval, no Tropical Butantã
Taxa de conveniência: cerca de 20%
Formas de pagamento: crédito e boleto
Cancelamento e reembolso: é preciso cancelar em até sete dias corridos depois da compra e um dia útil antes do evento. Reembolsa o valor do ingresso, mas não a taxa de conveniência
Ingresso no celular? sim, apresentando PDF na tela do celular
Suporte ao cliente: por telefone e e-mail
Navegação no site: fácil
Como é a compra: nascida em 2006, a plataforma trabalha com eventos de diversas áreas, embora a oferta de shows, peças e festas seja maior. Para comprar no site, é preciso criar uma conta, o que pode ser feito com poucos dados. A compra também é rápida, e o processo total leva cerca de dez minutos. É possível apresentar os ingressos pelo celular. Também dá para transferir o ingresso, desde que seja apresentada uma cópia simples de um documento do titular
TICKET FÁCIL
ticketfacil.com.br
Festas, teatro, shows e passeios
Principais clientes: Cidade das Abelhas, Museu da Imaginação, planetários do Ibirapuera e do Carmo (em breve) e Teatro da Livraria da Vila
Ingresso comprado: show do cantor Belo, no Villa Carioca Interlagos
Taxa de conveniência: 15%
Formas de pagamento: cartões de crédito e boleto
Cancelamento e reembolso: é necessário pedir devolução em até sete dias depois da compra. É reembolsado o valor do ingresso mais as taxas de conveniência
Ingresso no celular? depende do evento . Para alguns é preciso imprimir o ingresso enviado por e-mail
Suporte ao cliente: telefone e e-mail
Navegação no site: fácil
Como é a compra: é preciso criar uma conta, que pode ser feita com os dados do Facebook, além de preenchimento de uma pequena ficha. Quando o "Guia" acessou o site, não haviam muitos eventos disponíveis só estavam sendo vendidos nove shows, por exemplo. Apesar de exigir muitos dados no cadastro, a compra é rápida e concluída em menos de dez minutos.
TICKETS FOR FUN
premier.ticketsforfun.com.br
Teatro, shows e passeios
Principais clientes: Time for Fun (Teatros Renault e Cetip e Citibank Hall)
Ingresso comprado: peça "2 Filhos de Francisco - Musical", no Teatro Cetip
Taxa de conveniência: 20%
Formas de pagamento: cartão de crédito
Cancelamento e reembolso: é necessário cancelar em até sete dias corridos depois da compra e um dia útil antes do evento. Reembolsa o valor do ingresso, mas não a taxa de conveniência
Ingresso no celular? Não, é preciso imprimir ou retirar na bilheteria
Suporte ao cliente: por telefone, chat no site ou e-mail
Navegação no site: simples
Como é a compra: A plataforma da produtora Time for Fun é focada nos shows e musicais da empresa. É fácil se cadastrar, mas o site não permite utilizar os dados do Facebook. A navegação é simples e a compra é rápida –com exceção dos eventos que precisam de fila de espera, como foi o caso do show de Paul McCartney, em outubro de 2017. Além da taxa de conveniência, cobra pela entrega (valor depende do CEP), retirada (R$ 12) e envio do ingresso em PDF (R$ 8) –no caso do evento comprado pelo "Guia".
TOTAL TICKET
totalplayer.com.br/totalticket
Passeios
Principais Clientes: Memorial da América Latina, Ituano Futebol Clube, Clube Atlético Juventus
Ingresso comprado: partida Juventus x São Bernardo
Taxa de conveniência: 16%
Formas de pagamento: crédito e boleto
Cancelamento e reembolso: necessário cancelar em até sete dias depois da compra e um dia útil antes do evento. Reembolsa o valor do ingresso, mas não as taxas
Ingresso no celular? não, é preciso imprimir em casa
Suporte ao cliente: telefone e e-mail
Navegação no site: difícil
Como é a compra: o site, que há até pouco tempo vendia ingressos para a exposição "Castelo Rá-Tim-Bum", no Memorial da América Latina, e que ocasionalmente oferece convites para shows, no momento tem apenas entradas para partidas de futebol da série B. Para comprar, o cliente precisa criar uma conta e fornecer dados simples. A navegação é ruim, já que o site tem diversos links com falhas, o que torna o processo de encontrar eventos demorado.
TUDUS
tudus.com.br
Teatro e shows
Principais clientes: Allianz Parque e teatros das Artes, Maria della Costa, Nair Bello, Porto Seguro e Ruth Escobar
Ingresso comprado: show "Elza Soares em A Mulher do Fim do Mundo", no Teatro Porto Seguro
Taxa de conveniência: de 15 a 20%
Formas de pagamento: crédito
Cancelamento e reembolso: é necessário pedir devolução em até sete dias depois da compra
Ingresso no celular? não, é preciso imprimir o e-ticket pelo site
Suporte ao cliente: é possível mandar uma mensagem pelo site
Navegação no site: ruim
Como é a compra: o site permite que o cliente se cadastre a partir do perfil do Facebook, mas ainda assim é preciso preencher uma longa ficha. Para acessar o ingresso já comprado (para checar informações ou cancelar a compra), o usuário deve entrar no evento, selecionar a data e clicar no campo compras. Como o processo não é nada óbvio, o acesso fica mais difícil.
VELOX TICKETS
veloxtickets.com
Cinema
Principais clientes: Espaço Itaú, PlayArte, Reserva Cultural, Caixa Belas Artes, Moviecom
Ingresso comprado: "Três Anúncios para um Crime", no Espaço Itaú Augusta
Taxa de conveniência: varia de acordo com o cinema escolhido
Formas de pagamento: crédito
Cancelamento e reembolso: é preciso pedir devolução até sete dias depois da compra e 24 horas antes da sessão
Ingresso no celular? é preciso imprimir o ingresso na bilheteria ou, a depender do cinema, em casa
Suporte ao cliente: por e-mail
Navegação no site: fácil
Como é a compra: a navegação no site é rápida e a compra não leva dez minutos. Quem estiver longe do computador pode comprar pelo aplicativo, que também tem layout intuitivo. No momento do cadastro, é possível usar os dados do Facebook para agilizar o processo.
Tem desconto?
Cupons, convites usados, cartões de banco e até carteira de trabalho podem ser usados para comprar ingressos mais baratos
PEIXE URBANO E GROUPON
peixeurbano.com.br e groupon.com.br
Os sites oferecem descontos em ingressos de cinema das redes Cinemark, Kinoplex, Cinépolis, UCI, Espaço Itaú de Cinema e Cinesystem, além de em shows, peças de teatro, restaurantes, lanchonetes e parques
CAIXA BELAS ARTES
caixabelasartes.com.br
Quem leva a carteira de trabalho ao cinema da rua da Consolação, às segundas, paga meia-entrada
CUPONERIA
cuponeria.com.br
Oferece cupons de desconto para shows, peças de teatro, bares, lanchonetes e restaurantes
TERÇA E ANIVERSÁRIO NO ESPAÇO ITAÚ
itaucinemas.com.br
Às terças-feiras, quem apresenta cinco ingressos antigos em qualquer unidade da rede ganha uma sessão grátis. A rede também dá direito à meia-entrada aos aniversariantes de cada mês, com um acompanhante
SESC DE GRAÇA
sescsp.org.br
O Portal SescSP faz, regularmente, promoções para atividades de suas unidades. Próximo à data do evento, o site oferece ingressos gratuitos, por ordem de inscrição. Procure no site pelo selo amarelo escrito "Promoção"
QUINTA DOIS POR UM
premier.ticketsforfun.com.br
Na Tickets for Fun, às quintas-feiras, os clientes podem comprar dois ingressos pelo preço de um –desde que sejam inteiras. Os eventos vinculados à promoção mudam toda semana
Bancos que oferecem meia-entrada em cinemas
Bradesco
Rede Cinemark
Caixa
Caixa Belas Artes
Itaú
Moviecom, Kinoplex, UCI, Espaço Itaú, Cinearte, Playarte e teatros vinculados ao Compre Ingressos
Santander
Cinépolis
Comentários
Ver todos os comentários