Carnaval da pandemia tira o bloco da rua e apela para lives, projeções e folia online

Para compensar a falta da festa, programação deste ano rebola para não deixar carnavalescos órfãos

O músico Mateus Aleluia faz show na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos para o Rec-Beat

Mateus Aleluia faz show na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos para o Rec-Beat Filipa Aurélio/Divulgação

-
São Paulo

Às vésperas dos dias reservados ao Carnaval no calendário, que começa oficialmente neste sábado, dia 13, resta aos foliões tirar a poeira da fantasia, o glitter do armário, ligar as caixas de som... E encontrar um lugar bem aconchegante no sofá de casa mesmo.

Se a expressão popular nos lembra que a esperança é a última que morre, enfim chegou a hora de aceitar que não tem mais jeito —botar o bloco na rua, só no ano que vem. Tanto que, em São Paulo, o governador João Doria e o prefeito Bruno Covas, ambos do PSDB, cancelaram o feriado e os pontos facultativos da festa.

As expectativas para a folia eram altas. Este seria o Carnaval da revanche contra um ano de prisão em casa, a grande desforra contra a peste, como definiu Ruy Castro, em uma referência ao alalalô de 1919, ocorrido semanas depois do fim da devastadora gripe espanhola. Seria. Porque esta pandemia ainda não acabou.

Enquanto o sonho de um futuro Carnaval que compense a clausura são alimentadas, a alternativa é ficar com uma programação virtual que atiça e consola os corações afastados da avenida. Justamente por ser online, o Guia abriu uma exceção e inclui neste roteiro eventos carnavalescos de outras cidades para além da capital paulista.

Dá, por exemplo, para fazer uma imersão em realidade virtual nas ladeiras de Olinda, em Pernambuco, ou para curtir o encontro inédito de Ivete Sangalo e Claudia Leitte, em Salvador. Também é possível assistir à apresentação de Preta Gil, que recebe Alcione e Teresa Cristina, ou ver Mateus Aleluia cantando de dentro de uma igreja, como parte da programação do festival pernambucano Rec-Beat. Confira a seguir.

#CamaroteBrahmaEmCasa
Para compensar a ausência de seus disputados camarotes nos desfiles das escolas de samba, a marca investe em combinações musicais inéditas que se apresentam diretamente do Sambódromo, palco do Carnaval paulistano. No sábado, dia 13, e no domingo, dia 14, unem forças nomes como Matheus e Kauan e Os Barões da Pisadinha, além de Zeca Pagodinho e a dupla Zé Neto e Cristiano. Fora isso, os melhores momentos de 28 desfiles de São Paulo e do Rio de Janeiro, que marcaram diferentes carnavais, são relembrados na programação da TV Globo —e quem está em casa poderá escolher, por votação, quais são as escolas campeãs da nostalgia do feriado.
Sáb. (13): 20h30 às 23h. Dom. (14): 14h às 17h. Transmitido no canal Multishow, e via YouTube nos canais dos artistas e do Multishow

Berço Elétrico
Dedicado aos pequenos foliões, o bloco paulistano promove neste sábado (13) uma live para animar crianças e adultos. No repertório, além das marchinhas tradicionais, há hits infantis, do axé e dos anos 1980 e 1990, em duas horas de apresentação. Também é possível ver, no canal do grupo no YouTube, a animação “A Turma do Berço”, que explica por que o Carnaval sumiu.
Sáb. (13): 14h às 16h, em youtube.com/bercoeletrico

Bloco da Anitta
Pra tombar com o Big Brother, a cantora Anitta se junta a nove amigos em uma ilha deserta, onde gravam um reality baseado em provas e desafios —e com transmissão online. É nesse contexto que, no domingo (14), a patroa comanda um bloco carnavalesco junto a seus convidados.
Dom. (14): a partir das 17h, em youtube.com/anitta e instagram.com/beatsoficial

CarnaSamba com Bloco Água Ardente
É com sambas-enredos históricos que todo bom folião tem na ponta da língua que as Fábricas de Cultura vão contar a história do Carnaval paulistano no “CarnaSamba”, evento que convida o bloco Água Ardente. Na programação, também aparecem o lançamento de um minidocumentário do rapper Edgar e shows de nomes como Talita Cabral e Jarbas Mariz, por exemplo.
CarnaSamba: ter. (17), a partir das 17h em youtube.com/c/fabricasdeculturavideos/videos. Programação completa das Fábricas de Cultura: poiesis.org.br/maiscultura

CarnaTinder
Na falta dos bloquinhos onde o flerte pode rolar solto, o aplicativo de paquera Tinder teve que transformar a Cidade Alta, universo fictício do game "GTA", na nova sede oficial dos famosos "matches". Por lá, os foliões poderão criar um avatar e passear virtualmente por uma mansão, curtir festas com DJs e grupos carnavalescos como o Monobloco e assistir a shows de Léo Santana, Luísa Sonza e Giulia Be. Tudo com os celulares conectados diretamente ao aplicativo para facilitar o papo e os encontros —virtuais, é claro.
Dom. (14) a ter. (16): a partir das 20h30 em twitch.tv/loud_coringa, twitch.tv/loud_voltan, twitch.tv/loud_gs, twitch.tv/loud_mob, twitch.tv/loud_babi e twitch.tv/anaxisde ou nos canais dos artistas no YouTube

Carnaval da Esperança
Os foliões mais novos são contemplados com a mostra virtual “Peraltagens”, que transmite sua contação de histórias para o público infantojuvenil diretamente da Biblioteca Parque Estadual, no Rio de Janeiro. Na lista de contos, aparecem autores de várias partes do mundo e brasileiros renomados, caso de Graciliano Ramos e Ana Maria Machado.
Sáb. (13) e dom. (14): 11h (até 28/2), em youtube.com/user/tapetescontadores

Carnaval de Todos os Tons
Apesar de ser sediado no Recife, parte da programação deste evento também é online —e acessível a todo país. Organizada pela Fundação Joaquim Nabuco, uma das atividades promovidas é uma série em realidade virtual no YouTube que permite ao público fazer uma imersão no tradicional —e disputado— Carnaval de Olinda. Também há uma seleção de filmes de temática carnavalesca disponível no site da Cinemateca Pernambucana para aquecer os corações saudosos de folia.
Cinemateca Pernambucana na Folia, até qua. (17), em cinematecapernambucana.com.br. Carnaval de Olinda em 360º em youtube.com/FundacaoJoaquimNabuco

Daniela Mercury
A cantora baiana, que anualmente encerra o Carnaval com uma multidão de pessoas acompanhando seu bloco pelas ruas paulistanas, não abandona a tradição e recorre ao formato das lives nesta sexta-feira, dia 12, com o show “Carnaval Virtual da Rainha”. Diretamente de sua casa em Salvador, onde passa a quarentena, ela canta clássicos como “Faraó” e não deixa de fora do setlist o lançamento recente “Quando o Carnaval Chegar”, parceria com Gal Costa.
Sex. (12), a partir das 20h30 em instagram.com/danielamercury ou youtu.be/YoRGixYVj8U

Minhoqueens
O famoso bloco LGBT que ganha as ruas de São Paulo anualmente toma agora as redes com três dias de programação. O festival gratuito conta com shows, DJs, performances de drag queens, debates e mostra fotográfica. Entre as presenças que serão recebidas pelas apresentadoras Mama Darling e Alexia Twister aparecem as cantoras Pepita e Kaya Conky.
Sábados (13, 20 e 27): 16h e 20h. Grátis. É necessário reservar acesso em bit.ly/festivalminhoqueens

Preta Gil
É diretamente do morro da Urca, conhecido ponto turístico do Rio de Janeiro, que a cantora comanda seu baile virtual nesta sexta-feira (12). Ao contrário do seu Bloco da Preta, que desfila todos os anos por Rio e São Paulo e costuma reunir multidões durante o Carnaval, desta vez tudo é virtual. O evento deste ano vai contar com as participações remotas de Péricles, Bell Marques e da banda Jota Quest. Já no domingo, dia 14, Preta é acompanhada de nomes como Alcione e Teresa Cristina para um show que arrecadará doações para catadores de latas e vendedores ambulantes.
Sex. (12): a partir das 18h, p/ canal da SulAmérica no YouTube. Dom. (14): a partir das 14h, em youtube.com/user/pretagiloficial

Rec-Beat
O festival de música, que há 25 anos monta um palco numa rua histórica do centro antigo do Recife durante o período de Carnaval, precisou se adaptar para acontecer em formato online neste ano. Mas a programação segue ocupando lugares simbólicos. No domingo (14), o evento apresenta cinco horas de música com convidados cantando em pontos importantes da capital pernambucana e de São Paulo. O Marco Zero, no Recife , recebe um show da SpokFrevo Orquestra. Já a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, no centro da capital paulista, sedia a apresentação de Mateus Aleluia, que fez parte do trio baiano Os Tincoãs. O lineup ainda tem Luiza Lian na escadaria do Theatro Municipal paulistano, a banda O Terno no viaduto Santa Ifigênia, Ilú Obá de Min no largo do Paissandu e outras atrações online e gratuitas.
Dom. (14): a partir das 15h em youtube.com/recbeatfestival

São Luiz do Paraitinga
O Carnaval da cidadezinha do interior paulista também teve de rebolar para adaptar a sua programação. O tradicional Festival de Marchinhas, que abre os trabalhos carnavalescos a partir de janeiro, ganhou ares tecnológicos e é transmitido entre esta sexta (12) e terça (16) virtualmente.
Sex. (12): 19h e 21h. Sáb. (13): 11h, 17h e 21h. Dom. (14) a ter. (16): 11h, 19h e 21h em facebook.com/crescenteproducoes ou bit.ly/vivaprod

Festival Tô Me Guardando
A iniciativa da prefeitura paulistana para manter a programação carnavalesca da cidade promove 380 atividades até o fim de fevereiro. Na extensa lista de eventos, há a tradicional apresentação do grupo afro Ilú Obá de Min, que abrirá o Carnaval online nesta sexta -feira, dia 12 —agora, o cortejo que ocorre todos os anos será feito a partir de projeções e vídeos. O evento conta também com transmissões de blocos como Pilantragi, Desculpa Qualquer Coisa e Besta É Tu, além de uma instalação criada pelo Explode Coração, que fecha duas ruas próximas ao Theatro Municipal para simbolizar a ausência dos foliões. Já o “Carnaval no Pote” distribui mil potes para a confecção de adereços carnavalescos em bairros vulneráveis da cidade.
De sex. (12) a dom. (28), nos canais dos artistas no YouTube. Programação completa em bit.ly/MeGuardando​

O Trio
Ivete Sangalo e Claudia Leitte, duas rainhas do Carnaval, se reúnem, pela primeira vez, em show —quem completa o trio que batiza o nome do espetáculo é o público, que assiste a tudo de casa. Transmitida diretamente de Salvador, a live será exibida no canal Multishow e no YouTube.
Sáb. (13): a partir das 17h30, em youtube.com/IveteSangalo e youtube.com/ClaudiaLeitte

Trovadores Urbanos
Conhecido por promover serenatas , o grupo oferece uma live neste domingo, dia 14. Ao som de marchinhas históricas, os Trovadores criam um baile de máscaras que resgata o clima dos carnavais de outros tempos.
Dom. (14): a partir das 18h, em facebook.com/trovadoresurban ou youtube.com/user/trovadoresoficial

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais

Mais lidas