Antigo Credicard Hall e palco de João Gilberto, UnimedHall fecha as portas em SP

Presidente da T4F, que administra a casa, diz que decisão é definitiva e não vê chance de reabertura

Exaltasamba no Credicard Hall em show de 2009

Exaltasamba no Credicard Hall em show de 2009 Adriano Vizoni/Folhapress

São Paulo

Após um ano de pandemia do coronavírus, o UnimedHall anunciou o fechamento das portas e o fim das atividades em São Paulo. Aberta em 1999 com um show histórico de João Gilberto e sob o nome de Credicard Hall, o local era uma das principais casas de show do país.

O comunicado foi feito por meio das redes sociais da Time for Fun, que administrava a casa, nesta quarta-feira, dia 31. “Seguimos rumo ao futuro, à construção de novos sonhos, de novos capítulos. O entretenimento ao vivo vai voltar e nós estaremos lá”, diz o post da casa de shows.

Apesar de o anúncio dar margem para a possibilidade de uma futura reabertura, o presidente da T4F, Fernando Alterio, disse que a decisão pelo fechamento é definitiva. Procurado pela reportagem, ele afirmou que "não vemos possibilidade de reabertura na atual situação”.

Em outra nota divulgada, Alterio lamenta o fechamento. "Após um ano, atravessando uma pandemia tão devastadora, olho para cima, já não há refletores. Olho para a plateia, já não há cadeiras nem mesas. Há apenas o silêncio. Ausência de música, de gente, de som. Fecham-se as cortinas de mais um palco no Brasil", diz o comunicado.

O presidente ainda analisa o impacto da pandemia na cultura. "Atravessamos um luto coletivo. O impacto no setor cultural é sem precedentes. Fomos os primeiros a fechar as portas e seremos os últimos a reabri-la", diz.

A inauguração da casa, em 1999, foi marcada por um show de João Gilberto, apenas para convidados, que se tornou histórico. Na ocasião, o pai da bossa nova se apresentou ao lado de Caetano Veloso, fez críticas insistentes ao sistema de som e declarou que nunca mais iria se apresentar por lá. Em troca, o músico ouviu vaias e reclamações do público.

Localizado na avenida das Nações Unidas, na zona sul de São Paulo, o empreendimento tem mais de 15 mil metros quadrados de área construída e comportava um público de até 7.000 pessoas.

O cantor e compositor João Gilberto reage às vaias do público durante show no Credicard Hall. - João Wainer/Folhapress

Após a inauguração, a casa de shows recebeu cerca de 3.500 apresentações, com dezenas de nomes internacionais —caso de Ringo Starr, Bob Dylan e da boy band Backstreet Boys. Também foi palco de apresentações de nomes brasileiros como Caetano Veloso, Zezé di Camargo e Luciano, Ivete Sangalo, Charlie Brown Jr., entre outros.

A casa deixou de se chamar Credicard Hall e ganhou o nome de UnimedHall em 2019. A mudança ocorreu em meio a celebração dos 20 anos do estabelecimento.

Essa não foi a única mudança de nome. Em 2013, o espaço passou a ser chamado de Citibank Hall, mas, em 2018, voltou brevemente ao batismo original de Credicard Hall.

Projeção 3D da nova fachada do UnimedHall
Projeção 3D da fachada do UnimedHall, antigo Credicard Hall, na zona sul de São Paulo - Divulgação

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais