Shows de julho em SP apostam na nostalgia, com A-Ha e apresentações de Roberto Carlos

Agenda musical do mês conta ainda com nomes como Marisa Monte, LS Jack, Pitty, Letrux e Criolo

-
São Paulo

A agenda musical paulistana para o mês de julho transborda nostalgia.

Só neste mês, a new wave oitentista da banda norueguesa A-Ha aparece em duas datas no Espaço Unimed, enquanto bandas e movimentos brasileiros também são relembrados —é o caso da homenagem aos 30 anos do Charlie Brown Jr, comandado pelos fundadores da banda, Marcão Britto e Thiago Castanho, e da celebração das três décadas do manguebeat, que ganha show com integrantes do movimento, como Jorge Du Peixe e Siba.

No calendário também há revivals de músicas de nomes como Ramones e Cazuza, mas em vozes um pouco mais recentes, mas igualmente nostálgicas, como as das bandas Detonautas e Raimundos. O rock, aliás, tem seu dia celebrado na próxima quarta, dia 13. Por isso, a Prefeitura de São Paulo convida nomes como Dead Fish e Boogarins para tocar em centros de cultura ao longo deste mês.

Mas julho não olha só para trás e reserva algumas novidades. Marisa Monte faz show da turnê de seu disco "Portas", lançado neste ano, enquanto Di Ferrero apresenta seu primeiro disco solo desde o NX Zero, "Uma Bad Uma Farra" —o que não deixa de ser uma mistura de novidade com apelo passadista.

Confira, abaixo, os destaques da programação paulistana para este mês.

A-Ha, que toca em julho em São Paulo, durante apresentação no início do mês no Montreux Jazz Festival
A-Ha, que toca em julho em São Paulo, durante apresentação no início do mês no Montreux Jazz Festival - Fabrice Coffrini/AFP

Audio
É a cantora baiana Pitty quem abre, no dia 9, a agenda de shows na casa na Água Branca com a turnê de seu EP "Casulo", lançado neste ano com participações de Drik Barbosa, Jup do Bairro e Badsista. Julho segue com Luccas Carlos, no dia 15, e Matuê, no dia 18. No dia 22, a casa é sede da gravação do acústico da banda de reggae Planta e Raiz e, no dia seguinte, tem show de Dexter, que convida para o palco Djonga, Liniker e Don L.
Av. Francisco Matarazzo, 694, Água Branca, região oeste, tel. (11) 3862-8227, Instagram @audio. Agenda completa e ingressos em audio sp.com.br


Blue Note
O músico jamaicano Andru Donalds faz o primeiro show do dia 16, que ainda conta com apresentação dos 25 anos do LS Jack. No dia 22, a casa no topo do Conjunto Nacional recebe o show de Anelis Assumpção. Já no dia 27, Di Ferrero leva ao palco canções do seu primeiro disco solo desde o NX Zero, "Uma Bad Uma Farra". O mês fecha com o 14 Bis, no dia 29.
Av. Paulista, 2.073, Bela Vista, tel. (11) 94745-9694, Instagram @bluenotesp. Agenda completa e ingressos em bluenotesp.com

A cantora Anelis Assumpção
A cantora Anelis Assumpção, que faz show em SP - Divulgação

​Casa Natura Musical
Como sempre, a agenda do espaço aparece recheada de nomes de destaque da música brasileira atual. O grupo carioca Yoùn, que é acompanhado dos sets de Carlos do Complexo e Deekapz, se apresenta no dia 16, enquanto Paulo Novaes, que convida para o palco Nina Oliveira e Bruna Moraes, é a atração do dia seguinte. Também tocam os rappers Rincon Sapiência, no dia 22, e Criolo, nos dias 30 e 31.
R. Artur de Azevedo, 2.134, Pinheiros, tel. (11) 3031-4143, Instagram @casanaturamusical. Agenda completa e ingressos em casanaturamusical.com.br


Cine Joia
Jovem Dionísio, a banda responsável por um dos maiores hits deste ano, "Acorda Pedrinho", é o destaque da casa nos dias 9 e 10 deste mês —mas o primeiro dia já está com os ingressos esgotados. Também por lá, o grupo paulistano Big Up lança um DVD e convida o cantor Julies para abrir a apresentação.
Pça. Carlos Gomes, 82, Centro, Instagram @cine_joia. Programação completa e ingressos em cinejoia.byinti.com


Espaço Unimed
Na Barra Funda, o endereço convida uma mistura de gêneros que vai do sertanejo à new wave. Entre as atrações nacionais aparecem Edson e Hudson, no dia 10, Fábio Jr, no dia 15, Marisa Monte, entre os dias 21 e 23 e também nos dias 28 e 29, além de Roberto Carlos, no dia 31. Já nos dias 18 e 19 o som fica por conta da banda norueguesa A-Ha, que traz sua "Take on Me" para o Brasil.
R. Tagipuru, 795, Barra Funda, Instagram @espacodasamericas. Programação completa e ingressos em espacounimed.com.br


Prefeitura
A prefeitura prepara programação especial para celebrar o mês do Rock em suas casas de cultura. Tocam ao longo de julho bandas como Dead Fish, nos dias 10 e 17, Boogarins, nos dias 10, 17 e 24, Menores Atos, nos dias 10 e 30, e a clássica Tutti-Frutti, no dia 22.
Programação completa e endereços em prefeitura.sp.gov.br


Sesc
O Sesc capricha na programação. Na unidade de Pinheiros, por exemplo, fazem shows Letrux, nos dias 9 e 10, e o projeto Os Amantes, formado por Jaloo e Strobo, no dia 15. Já o clássico palco do Sesc Pompeia recebe Margareth Menezes, nos dias 15 e 16, FBC, nos dias 22 e 23, e Rico Dalasam, no dia 30. Também tocam neste mês Don L, no dia 22, Jadsa, no dia 29, e nomes importantes do manguebeat, como Jorge Du Peixe e Siba, que fazem apresentação especial sobre o movimento no dia 30, no Sesc Bom Retiro.
Programação completa e ingressos em sescsp.org.br


Studio SP
O grupo de pagode Art Popular agita o palco da casa de shows na rua Augusta no dia 9. Quem também toca por lá é Tulipa Ruiz, no dia 15, e o cantor Otto, no dia 22. Aos domingos, o espaço promove roda de samba com parte do bloco de Carnaval Acadêmicos do Baixo Augusta.
R. Augusta, 591, Consolação, Instagram @studiospaugusta. Programação completa e ingressos em studiospaugusta.com.br


Tokio Marine Hall
O antigo Tom Brasil recebe, no dia 17 de julho, o Festival Rock Diversão, que celebra a história do rock com artistas revisitando as obras de cantores e bandas clássicas. Detonautas, por exemplo, mergulham nas músicas de Cazuza e Raul Seixas, enquanto os Raimundos tocam Ramones. No dia 30, apresenta-se por lá o grupo americano de metal progressivo Symphony X, que tem o show aberto pela banda paulista Trend Kill Ghosts.
R. Bragança Paulista, 1.281, Chácara Santo Antônio, Instagram @tokiomarinehall. Programação completa e ingressos em tokiomarinehall.com.br


Vibra São Pulo
O antigo Unimed Hall promove o sertanejo Cabaré —show com Leonardo e Bruno e Marrone—, nos dias 14 e 15, e apresentação de Marcos e Belutti, no dia 29. O mês também tem o encontro entre Fagner e Elba Ramalho, no dia 26, a apresentações de Roberto Carlos, nos dias 27 e 28. Fora isso, um show relembra os 30 anos da banda Charlie Brown Jr com os fundadores do grupo, Marcão Britto e Thiago Castanho.
Vibra São Paulo - av. das Nações Unidas, 17.955, Santo Amaro, Instagram @vibrasaopaulo. Programação completa e ingressos em vibrasaopaulo.com

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais