A 40ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que chega ao fim nesta quarta-feira (2), divulga a lista de filmes que participarão da repescagem –sessões especiais no CineSesc (rua Augusta, 2075), que vão desta quinta (3) até a próxima quarta-feira (9). No total, serão exibidos 29 filmes.
A repescagem será encerrada com uma homenagem aos 15 anos de lançamento de "Lavoura Arcaica", de Luiz Fernando Carvalho, na quarta (9), às 20h10. Após a exibição do filme, haverá um bate-papo com o diretor. O longa foi eleito como melhor filme brasileiro pelo público na Mostra de 2001.
"Lavoura Arcaica" é baseado no romance homônimo de Raduan Nassar, que recebeu em maio deste ano o Prêmio Camões, um dos mais importantes da literatura em língua portuguesa.
QUINTA-FEIRA (3)
"O Silêncio da Noite É que Tem Sido Testemunha das Minhas Amarguras"
Brasil, 2016. Direção: Petrônio de Lorena. 79 min. 14 anos.
Documentário retrata a relação da população das cidades de São José do Egito, em Pernambuco, e Ouro Velho e Prata, na Paraíba, com a poesia presente em seu cotidiano.
CineSesc, 14h30
"Junction 48"
Idem. Israel/Alemanha/EUA, 2016. Direção: Udi Aloni. Com: Tamer Nafar, Samar Qupty e Salwa Nakkara. 96 min. 16 anos.
Após a morte do pai, um jovem entra para um grupo de hip-hop em Lyd, cidade próxima a Tel Aviv, e agora terá de lidar com o confronto entre rappers judeus nacionalistas e a sua comunidade conservadora.
CineSesc, 16h
"A Boa Esposa"
Dobra Zena. Sérvia/Bósnia-Herzegovina/Croácia, 2016. Direção: Mirjana Karanovic. Com: Mirjana Karanovic, Boris Isakovic e Jasna Djuricic. 94 min. 16 anos.
Mulher é diagnosticada com câncer ao mesmo tempo em que descobre o terrível passado de seu marido, o que a faz despertar do paraíso em que pensava viver.
CineSesc, 17h50
"Mata Atlântica"
Idem. Brasil/França, 2016. Direção: Nicolas Klotz, Élisabeth Perceval. Com: Sofia Carvalheira, Gregorio Graziosi e Marco Antônio Batista. 38 min. 14 anos.
Em pleno centro de São Paulo, o parque Trianon é habitado por espíritos da Mata Atlântica. Uma jovem desaparece no local e um empregado é preso. Logo, outras garotas começam a sumir.
CineSesc, 19h40. Haverá debate após a sessão.
"Parceiros da Noite"
Cruising. EUA/Alemanha, 1980. Direção: William Friedkin. Com: Al Pacino, Paul Sorvino e Karen Allen. 102 min. 14 anos.
Policial de Nova York tenta servir de isca para um assassino que ataca gays em redutos sadomasoquistas. Agora, ele precisa assimilar as regras dessa comunidade para não causar desconfiança.
CineSesc, 21h50
SEXTA-FEIRA (4)
"A Hora da Religião"
L'Ora di Religione (Il Sorriso di Mia Madre). Itália, 2002. Direção: Marco Bellocchio. Com: Sergio Castellitto, Jacqueline Lustig e Chiara Conti. 105 min. 16 anos.
Um pintor famoso e ateu recebe a notícia de que sua mãe pode ser reconhecida como santa pela igreja.
CineSesc, 14h30
"O Quarto Homem"
De Vierde Man. Holanda, 1983. Direção: Paul Verhoeven. Com: Jeroen Krabbé, Renée Soutendijk e Thom Hoffman. 95 min. 18 anos.
Escritor bissexual e alcoólatra conhece uma atraente mulher, por quem se apaixona. Mas logo ele descobre que os três maridos que ela já teve morreram em misteriosos acidentes.
CineSesc, 16h40
"Diário de um Maquinista"
Dnevnik Masinovodje. Sérvia/Croácia, 2016. Direção: Milos Radovic. Com: Lazar Ristovski, Petar Korac e Mirjana Karanovic. 85 min. Livre.
O longa retrata o dia a dia de maquinistas profissionais e suas carreiras. O filme também aborda as mortes acidentais de pessoas que cruzam a linha férrea, como suicidas, bêbados e indivíduos desatentos. Do mesmo diretor do curta "A Repentina e Prematura Morte do Coronel K.K." (1987), exibido na 11ª Mostra.
CineSesc, 18h40
"Elle"
Idem. França/Alemanha, 2016. Direção: Paul Verhoeven. Com: Isabelle Huppert, Laurent Lafitte e Anne Consigny. 131 min. 18 anos.
Uma executiva implacável no amor e nos negócios é violentamente atacada por um assaltante. A partir desse acidente, sua vida muda completamente e ela passa a seguir o homem que a atacou. Do mesmo diretor de "O Quarto Homem" (1983), também exibido na 40ª Mostra.
CineSesc, 20h40
SÁBADO (5)
"Operação França"
The French Connection. EUA, 1971. Direção: William Friedkin. Com: Gene Hackman, Fernando Rey e Roy Scheider. 104 min. 14 anos.
Ao lado de seu parceiro, o detetive Popeye Doyle empreende uma obcecada perseguição a uma rede internacional de tráfico de drogas. Vencedor do Oscar de melhor filme.
CineSesc, 14h30
"A Menina sem Mãos"
La Jeune Fille Sans Mains. França, 2016. Direção: Sébastien Laudenbach. 76 min. Livre.
Animação baseada em conto dos irmãos Grimm relata a história de uma menina que é vendida pelo pai ao demônio. Protegida por sua pureza, ela consegue escapar, mas perde as mãos.
CineSesc, 16h30
"O Apartamento"
Forushande. Irã/França, 2016. Direção: Asghar Farhadi. Com: Shahab Hosseini, Taraneh Alidoosti e Babak Karimi. 125 min. 14 anos.
Um casal precisa trocar de apartamento por conta das obras no prédio vizinho e acaba se mudando para um flat no centro de Teerã, no Irã. Mas um incidente com o antigo morador pode atrapalhar a vida deles. Do mesmo diretor de "À Procura de Elly" (2009), exibido na 33ª Mostra.
CineSesc, 18h30
"El Amparo"
Idem. Venezuela, 2016. Direção: Rober Calzadilla. Com: Vicente Quintero, Giovanny García e Vicente Peña. 101 min. 12 anos.
Dois pescadores sobrevivem a um ataque armado em El Amparo, na fronteira com a Colômbia, mas são presos, acusados de fazerem parte de uma guerrilha e pressionados a confessar.
CineSesc, 21h
DOMINGO (6)
"Intrusa"
La Balia. Itália, 1999. Direção: Marco Bellocchio. Com: Fabrizio Bentivoglio, Valeria Bruni Tedeschi e Maya Sansa. 106 min. 18 anos.
Psiquiatra contrata babá para cuidar de seu filho enquanto sua mulher sofre de depressão pós-parto. Com a chegada da moça, sua mulher fica ainda mais perturbada e inicia um conflito entre todos.
CineSesc, 14h30
"Martírio"
Brasil, 2016. Direção: Vincent Carelli. 160 min. 14 anos.
O documentário mostra a pacífica e obstinada insurgência dos índios guarani-kaiowá para a recuperação de suas terras sagradas no Mato Grosso do Sul.
CineSesc, 16h30
"Tramontane"
Idem. Líbano/França, 2016. Direção: Vatche Boulghourjian. Com: Barakat Jabbour, Julia Kassar e Toufic Barakat. 105 min. Livre.
Jovem cego descobre que seu documento de identidade é falsificado e agora precisa viajar por toda a zona rural libanesa em busca de um registro de seu nascimento.
CineSesc, 19h30
"Pitanga"
Brasil, 2015. Direção: Beto Brant e Camila Pitanga. 90 min. 12 anos.
A vida e a obra do ator Antonio Pitanga são retratados neste documentário. O ator foi destaque em alguns dos momentos mais criativos do cinema brasileiro e trabalhou com cineastas como Glauber Rocha, Cacá Diegues e Walter Lima Jr. Do mesmo diretor de Eu Receberia as Piores Notícias dos seus Lindos Lábios (2011), exibido na 35ª Mostra e codirigido pela filha do ator.
CineSesc, 21h30
SEGUNDA-FEIRA (7)
"Cameraperson"
Idem. EUA, 2016. Direção: Kirsten Johnson. 102 min. 14 anos.
Uma fotógrafa de documentários costura um mosaico de imagens com histórias retratadas por ela ao longo de mais de duas décadas de carreira.
CineSesc, 14h30
"Persona"
Idem. Suécia, 1966. Direção: Ingmar Bergman. Com: Bibi Andersson, Liv Ullmann e Margaretha Krook. 83 min. 18 anos.
Atriz sofre crise emocional e fica muda. Para se recuperar, ela se hospeda em uma casa de campo sob os cuidados de uma enfermeira. Isoladas, elas iniciam uma forte relação emocional. Do mesmo diretor de Fanny & Alexander (1982), exibido na 32ª Mostra.
CineSesc, 16h30
"Gaga - O Amor pela Dança"
Mr. Gaga. Israel/Suécia/Alemanha/Holanda, 2015. Direção: Tomer Heymann. 100 min. 12 anos.
Filmado ao longo de oito anos, documentário mostra o processo criativo do coreógrafo Ohad Naharin, diretor artístico da Companhia de Dança Batsheva, de Tel Aviv, em Israel. Do mesmo diretor de Bridge Over the Wadi (2006), exibido na 31ª Mostra.
CineSesc, 18h15
"Depois da Tempestade"
Umi Yori mo Mada Fukaku. Japão, 2016. Direção: Hirokazu Kore-eda. Com: Abe Hiroshi, Maki Yoko e Yoshizawa Taiyo. 117 min. 18 anos.
Escritor em decadência trabalha como detetive particular e é viciado em jogos de azar. Após a morte de seu pai, ele luta para retomar o controle de sua vida e reconquistar o amor e o respeito da família. Do mesmo diretor de "Pais e Filhos" (2013), exibido na 37ª Mostra.
CineSesc, 20h15
TERÇA-FEIRA (8)
"Sami Blood"
Sameblod. Suécia, 2016. Direção: Amanda Kernell. Com: Lene Cecilia Sparrok, Mia Erika Sparrok e Maj Doris Rimpi. 110 min. 14 anos.
Nos anos 1930, jovem de etnia sami que sofre racismo passa a sonhar com uma nova vida após realizar exames biológicos em seu colégio. Mas, para isso, terá de cortar os laços com sua família e sua cultura.
CineSesc, 14h30
"Diabo no Corpo"
Il Diavolo in Corpo. Itália/França, 1986. Direção: Marco Bellocchio. Com: Maruschka Detmers, Federico Pitzalis e Anita Laurenzi. 114 min. 18 anos.
Um estudante se apaixona por uma mulher mais velha, já comprometida com um rapaz que está na prisão. Os dois iniciam um relacionamento que é condenado pela família de ambos.
CineSesc, 16h40
"Era o Hotel Cambridge"
Idem. Brasil/França, 2016. Direção: Eliane Caffé. Com: Carmen Silva, José Dumont e Isam Ahmad Issa. 93 min. 12 anos.
O longa narra a trajetória dramática de um grupo de refugiados que divide com os sem-teto uma ocupação do Centro de São Paulo. Da mesma diretora de O Sol do Meio-Dia (2009), exibido na 33ª Mostra.
CineSesc, 19h
"The Handmaiden"
Ah-ga-ssi. Coreia do Sul, 2016. Direção: Park Chan-wook. Com: Kim Min-hee, Kim Tae-ri e Ha Jung-woo. 145 min. 18 anos.
Durante a ocupação japonesa na Coreia do Sul, em 1930, uma mulher é contratada para se disfarçar de criada para seduzir sua patroa e roubar sua fortuna, mas as duas descobrem um sentimento inesperado. Do mesmo diretor de Lady Vingança (2005), exibido na 37ª Mostra.
CineSesc, 21h
QUARTA-FEIRA (9)
"Gurumbé. Canções de sua Memória Negra"
Gurumbé. Canciones de tu Memoria Negra. Espanha, 2016. Direção: Miguel Ángel Rosales. 72 min. Livre.
O documentário mostra a exploração dos escravos africanos em Sevilha, na Espanha. A partir do século 19, a população negra começa a desaparecer da cidade no mesmo período em que surge o flamenco.
CineSesc, 14h30
"Junction 48"
Idem. Israel/Alemanha/EUA, 2016. Direção: Udi Aloni. Com: Tamer Nafar, Samar Qupty e Salwa Nakkara. 96 min. 16 anos.
Após a morte do pai, um jovem entra para um grupo de hip-hop em Lyd, cidade próxima a Tel Aviv, e agora terá de lidar com o confronto entre rappers judeus nacionalistas e a sua comunidade conservadora.
CineSesc, 16h10
"Maat"
Idem. Irã, 2016. Direção: Saba Kazemi. Com: Zhaleh Balmeh, Aban Askari e Aghil Bahrami. 92. Livre.
Após sanções impostas pelos EUA e pela Europa ao Irã, um grupo de famílias compra uma casa e descobre uma fortuna no imóvel. Agora, eles precisam decidir se ficam com o dinheiro ou se chamam a polícia.
CineSesc, 18h10
"Lavoura Arcaica"
Idem. Brasil, 2001. Direção: Luiz Fernando Carvalho. Com: Selton Mello, Raul Cortez e Juliana Carneiro da Cunha. 165. 14 anos.
Transposição da obra homônima do escritor Raduan Nassar, o filme conta a história de uma família de imigrantes libaneses no interior do Brasil, trazendo para a tela temas como o amor, o incesto e as relações familiares.
CineSesc, 20h10. Haverá debate com o diretor após a sessão.
CineSesc: rua Augusta, 2075, Cerqueira César, região oeste, tel. 3087-0500; confira aqui o site.
Comentários
Ver todos os comentários