Capa do "Guia": 13 filmes imperdíveis para ver em janeiro

O primeiro mês do ano é um período especial para aproveitar os cinemas da cidade. Programações reformuladas e estreias de concorrentes ao Oscar contribuem para que o passeio seja ainda mais prazeroso.

Dois filmes cotados como ótimos pelos críticos da "Ilustrada" entram em cartaz em São Paulo nesta sexta-feira (18): "Django Livre" e "Amor".

Indicado em cinco categorias do Oscar, o novo longa de Quentin Tarantino, "Django Livre", conta a história de um caçador de recompensas que liberta um escravo. Juntos, os dois perseguem malfeitores e o proprietário da mulher do serviçal.


Também disputando cinco estatuetas e premiado com a Palma de Ouro em Cannes, "Amor", dirigido por Michael Haneke, narra o cotidiano de um casal de idosos após a mulher ser acometida por uma doença degenerativa.

Na seleção feita pelo "Guia", há sete longas premiados em cartaz que foram avaliados como ótimos pelos críticos, como o fantástico "As Aventuras de Pi", de Ang Lee, e o imprevisível "Holy Motors", dirigido pelo francês Leos Carax.

Ainda em janeiro, estão previstos para estrear outros filmes que merecem atenção, entre eles "Lincoln", de Steven Spielberg, e "O Mestre", de Paul Thomas Anderson.

(Colaboraram Ana Elisa Faria e Maria Luísa Barsanelli)



ESTREIAS

"Amor"
Octogenários e casados há muitos anos, Georges e Anne precisam lidar com a morte iminente da mulher.
Por que ver?
Ganhador da Palma de Ouro em Cannes em 2012 e indicado a cinco categorias do Oscar.
Ficha técnica
Direção de Michael Haneke, de "A Fita Branca" (2009) e "Caché" (2005).
Curiosidades
Após assistir a "Longe Dela", longa de Sarah Polley cujo argumento é semelhante, o diretor desistiu de "Amor", só retornando a ele após começar outro projeto.


"Django Livre"
Caçador de recompensas auxilia um ex-escravo no resgate de sua mulher, que está em posse de um cruel latifundiário.
Por que ver?
Indicado ao Oscar em cinco categorias. A trilha sonora conta com músicas de Ennio Morricone. A atuação de Waltz é marcante.
Ficha técnica
Direção de Quentin Tarantino ("Kill Bill") e atuações de Jamie Foxx, Christoph Waltz e Leonardo DiCaprio.
Curiosidades
Com pitadas de faroeste, o filme está rendendo polêmicas relacionadas à sua temática (escravidão nos EUA), até entre seus colegas de profissão, como o cineasta Spike Lee.


O QUE VEM POR AÍ

"Caverna dos Sonhos Esquecidos"
O interior da caverna de Chauvet (sul da França), descoberta em 1994, com as mais antigas criações artísticas da humanidade, é revelado neste documentário.
Por que ver?
Os desenhos da caverna de Chauvet têm cerca de 32 mil anos. Em 3D, o filme não reflete apenas sobre as pinturas rupestres, mas também sobre o significado da arte.
Ficha técnica
Dirigido por Werner Herzog, cineasta alemão de "O Homem Urso" (2005).
Curiosidades
Em mais de 30 mil anos, Herzog foi o único que pôde documentar o interior da caverna, pois, trabalhava para o governo francês. Sua equipe era formada por apenas três pessoas. O próprio diretor trabalhou como iluminador. O longa estreia em 25 de janeiro.


"Lincoln"
O fim da escravidão nos EUA e do mandato de Abraham Lincoln (16o presidente norte-americano) regem o longa.
Por que ver?
Além de liderar as indicações ao Oscar (concorre a 12 estatuetas), vale pelas histórias contadas por Lincoln para fazer analogias e divertir em momentos sérios.
Ficha técnica
Steven Spielberg assina a direção. Daniel Day-Lewis encarna o ex-presidente, em atuação que já lhe rendeu o Globo de Ouro de melhor ator.
Curiosidades
Spielberg pesquisou por mais de dez anos para fazer o filme e considerava Sally Field, que interpreta a mulher de Lincoln, velha demais para o papel. Mas ela insistiu em trabalhar no longa e foi indicada ao Oscar.



"O Mestre"
Após a Segunda Guerra Mundial, o carismático Lancaster lidera uma organização religiosa. Entre seus seguidores, um veterano da Marinha começa a questioná-lo.
Por que ver?
Indicado a três Oscar, o filme é inspirado na fundação da Igreja da Cientologia, famosa por sempre tentar policiar a sua imagem.
Ficha técnica
Phillip Seymour Hoffman e Joaquin Phoenix protagonizam o filme dirigido e escrito por Paul Thomas Anderson ("Sangue Negro").
Curiosidades
O produtor do filme, Harvey Weinstein, afirmou que os praticantes da cientologia tentaram impedir o longa de ser filmado.



"O Lado Bom da Vida"
Após sair de uma instituição mental, o explosivo Patrick volta a morar com os pais e está determinado a reconstruir a sua vida.
Por que ver?
Concorrendo em oito categorias do Oscar, o filme tem uma visão de mundo que o difere de outras comédias.
Ficha técnica
Bradley Cooper, Jennifer Lawrence e Robert De Niro concorrem ao Oscar pela atuação.
Curiosidades
O livro no qual se baseia o filme chamou a atenção do diretor David O. Russell ("O Vencedor") por retratar problemas que seu filho teve, entre eles a bipolaridade.


EM CARTAZ

"Além das Montanhas"
A amizade entre duas garotas que cresceram no mesmo orfanato e vivem em um monastério no interior da Romênia. Uma delas quer levar a outra para a Alemanha.
Por que ver?
Vencedor dos prêmios de melhor atriz (Cosmina Stratan e Cristina Flutur) e de melhor roteiro no Festival de Cannes de 2012.
Ficha técnica
Dirigido por Cristian Mungiu, primeiro romeno a receber a Palma de Ouro em Cannes por "4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias".
Curiosidades
Já é o segundo filme do diretor cuja história é centrada no corpo feminino -o primeiro foi "4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias" (2007).


"Um Alguém Apaixonado"
Takashi, um professor idoso, e Akiko, uma jovem, encontram-se em Tóquio. A relação que se constrói entre eles em 24 horas e o trabalho de Akiko como prostituta fazem com que eles enfrentem um clima hostil.
Por que ver?
Pouca coisa precisa ser dita neste longa que surpreende pelas sutilezas.
Ficha técnica
Abbas Kiarostami, de "Cópia Fiel" (2010), assina a direção.
Curiosidades
O iraniano Kiarostami, que filmou em Tóquio o longa falado em japonês --um idioma que não domina--, deixou os atores livres para improvisar em parte do filme.


"As Aventuras de Pi"
Um jovem indiano sobrevive a um naufrágio e enfrenta uma jornada no oceano por mais de 200 dias ao lado de um tigre.
Por que ver?
Pelas belas cenas que se exibem como se fossem pinturas. E pelo bom uso do 3D.
Ficha técnica
Dirigido por Ang Lee, de "O Tigre e o Dragão" (2000).
Curiosidades
Vários cineastas já tentaram adaptar o livro de Yann Martel, no qual o filme se baseia. O escritor gaúcho Moacyr Scliar (1937-2011)acusava Martel de ter roubado ideias do seu romance "Max e os Felinos".



"Holy Motors"
Durante 24 horas, um homem percorre Paris dentro de uma limusine que o leva a interpretar diferentes personagens em interação com um suposto mundo real.
Por que ver?
Misturando diversos gêneros, "Holy Motors" faz o espectador viver diversas vidas, sem nunca saber o que o espera.
Ficha técnica
A cantora Kylie Minogue faz uma ponta no longa de Leos Carax ("Boy Meets Girl").
Curiosidades
No final do filme, a atriz Edith Scob faz uma homenagem a um papel que interpretou em 1960, no filme "Os Olhos sem Rosto", de Georges Franju. Já o ator Denis Lavant já havia interpretado o caótico Merde em um média que faz parte do longa "Tokyo!".


"O Som ao Redor"
A presença de um grupo de segurança particular em uma rua de classe média de Recife muda a vida dos moradores do local.
Por que ver?
Premiado em festivais no Rio, em Roterdã e em Gramado e escolhido pelo "New York Times" como um dos melhores filmes de 2012, o longa faz um paralelo dos costumes dos moradores com o coronelismo.
Ficha técnica
O primeiro longa de ficção do crítico Kleber Mendonça Filho conta com Irandhir Santos ("A Febre do Rato") no elenco.
Curiosidades
Grande parte do filme foi rodado na rua onde o diretor mora, em Setúbal, bairro da zona sul de Recife.


"As Quatro Voltas"
O filme acompanha quatro ciclos de vida -o de um velho pastor, o de cabras recém-nascidas, o de uma grande árvore e o da transformação dessa árvore em carvão.
Por que ver?
Sem diálogos, o filme mostra costumes típicos inusitados e promove uma experiência de um estilo não muito utilizado hoje em dia.
Ficha técnica
Atores desconhecidos formam o elenco do segundo filme do italiano Michelangelo Frammartino.
Curiosidades
Retrato de um mundo em que homens e animais compartilham o espaço, o longa caracterizado por planos longos foi realizado nas montanhas da região da Calábria.


"No"
O longa chileno retrata a campanha publicitária de 1988 para o referendo que fez com que Augusto Pinochet tivesse que sair do poder do Chile, 15 anos após derrubar o então presidente Salvador Allende. A história é centrada em René Saavedra, autor de comerciais. Em razão do plebiscito, o rapaz é chamado para fazer a propaganda contra Pinochet.
Por que ver?
Indicado ao Oscar de melhor filme em língua estrangeira, "No" exibe interessantes fórmulas de persuasão da propaganda, aplicadas em um contexto completamente diferente do de vender um produto.
Ficha técnica
Gael García Bernal interpreta René Saavedra, que lidera a campanha contra o ditador chileno.
Curiosidades
Com um aspecto instável e granulado, o filme busca aproximar sua imagem com a da época (década de 1980) por meio do uso do U-matic, um suporte em vídeo.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais