Sobreviventes de Hiroshima fazem palestra em SP após sessão de cinema

A mostra "Conflitos Armados, Massacres e Genocídios", em cartaz no Cinusp Paulo Emílio (zona oeste de São Paulo), promove nesta terça-feira (7) uma palestra com três sobreviventes da bomba atômica de Hiroshima. A apresentação ocorre após a exibição de "Rapsódia em Agosto", do diretor Akira Kurosawa, com sessão marcada para as 19h.

O trio convidado é formado por Takashi Morita, Kunihiko Bonkohara e Junco Watanabe. O primeiro, residente no Brasil desde 1956, era um soldado de 21 anos de idade e se encontrava a 1.300 km do epicentro da explosão. Kunihiko, com apenas cinco aniversários, perdeu a mãe e a irmã. Já Junco era uma criança de dois anos quando a cidade foi destruída, ela própria estando a 18 km do local da queda da bomba.

Crédito: Divulgação
Cena do filme "Rapsódia em Agosto", dirigido por Akira Kurosawa e que conta com participação especial do ator Richard Gere (à dir.)

Além deles, também estará presente à mesa o historiador André Lopes Loula, diretor cultural da Associação Hibakusha Brasil pela Paz, onde é responsável pelo acervo histórico e cultural das vítimas das bombas atômicas.

"Rapsódia em Agosto", produção japonesa de 1991, se passa décadas após a Segunda Guerra Mundial (1939-45), quando quatro adolescentes vão até a casa de sua avó, uma viúva sobrevivente do ataque atômico de Nagasaki (feito àquela cidade poucos dias depois do bombardeio a Hiroshima). Quando ela recebe uma carta de seu irmão pedindo para ela ir visitá-lo no Havaí antes de sua morte, a anciã se vê em conflito com seus sentimentos acerca dos norte-americanos.

A sessão anterior, às 16h, exibe o documentário "Arquitetura da Destruição".

O festival fica em cartaz no espaço até o dia 17 de maio, exibindo trabalhos que retratam acontecimentos trágicos dos últimos 100 anos. Ainda é possível assistir às produções "Valsa com Bashir", "Na Terra do Amor e do Ódio", dirigido pela atriz Angelina Jolie, "Caminho para Guantánamo" e outros.

Veja a programação completa

Cinusp R. do Anfiteatro, 181, Colmeia, Favo 04, Cidade Universitária, zona oeste, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3091-3540. Grátis. Até 17/5. 100 lugares.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais