Mostra exibe 15 títulos do diretor Stanley Kubrick

Sobre o cineasta americano Stanley Kubrick (1928-1999), seu colega francês Jacques Rivette cunhou um célebre insulto: "Ele é uma máquina, um mutante, um marciano. Não tem um único sentimento humano. Mas é ótimo quando uma máquina filma outras máquinas, como em '2001'".

A Mostra de São Paulo trará inúmeras provas --uma retrospectiva com 15 filmes, uma exposição com 500 objetos e um livro do crítico francês Michel Ciment-- de que mesmo um grande pensador como Rivette pode se enganar redondamente.

Apesar do perfeccionismo visual que muitas vezes derivava para um olhar clínico (ou talvez por causa dele), Kubrick soube dissecar e representar, como poucos artistas, sentimentos tão diversos e tão humanos quanto o orgulho ("Glória Feita de Sangue"), a revolta ("Laranja Mecânica"), o pânico ("O Iluminado").


Entre os títulos, a Mostra vai exibir "A.I. - Inteligência Artificial", que Steven Spielberg filmou a partir de seu roteiro, e "Stanley Kubrick - Imagens de uma Vida", documentário sobre sua vida e obra.

A exposição de objetos, fotos e documentos originais das obras de Kubrick segue no MIS até 12 de janeiro de 2014. E ainda há o lançamento do livro "Conversas com Kubrick", no qual Ciment defende que ele foi um artista de rara coerência estética e filosófica -algo que as máquinas ainda não possuem.

EXPOSIÇÃO

O MIS recebe, até 12 de janeiro de 2014, objetos de cena e fotos originais de clássicos como "Laranja Mecânica", "2001 - Uma Odisseia no Espaço", "Lolita", "O Iluminado" e "De Olhos Bem Fechados", entre outros.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais