Mostra de Cinema: 15 filmes de Almodóvar serão exibidos no evento

O diretor espanhol Pedro Almodóvar é o grande homenageado da 38ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que começa no dia 16 e fica em cartaz até 29/10.

A retrospectiva vai exibir um de seus primeiros longas, "Pepi, Luci, Bom e Outras Garotas de Montão" (1980), que retrata Pepi, uma jovem independente que é estuprada por um policial, o que arruína seus planos de um dia vender a virgindade.


Também integram a retrospectiva filmes como "Maus Hábitos" (1983), sobre uma cantora de boate que foge da polícia após seu namorado morrer de uma overdose de heroína, e "Fale com Ela", que rendeu a Almodóvar o Oscar de Melhor Roteiro Original em 2002.

Com mais de 30 obras no currículo, o cineasta lançou seu primeiro filme —o curta "Film Político"— em 1974. Seus filmes vão na contramão dos valores predominantes e costumam abordar o universo homossexual e as drogas, geralmente de forma bem-humorada.

DESTAQUES DA MOSTRA

Durante os 13 dias de duração da Mostra de Cinema, serão exibidos mais de 330 filmes. Além de Almodóvar, serão homenageados neste ano o produtor e diretor Marin Karmitz, fundador da empresa MK2, e o cineasta japonês Noboru Nakamura (1913-1981).

O centenário do personagem Carlitos, de Charles Chaplin (1889-1977), também será celebrado com uma exibição ao ar livre de "O Circo", no Auditório Ibirapuera no dia 1º de novembro, após o fim da Mostra. O documentário inédito "Charles Chaplin - A Lenda do Século", de Frédéric Martin, integra a programação do festival.

O drama "Relatos Selvagens", dirigido por Damián Szifron, vai abrir o festival. A produção foi a escolhida para representar a Argentina no Oscar de 2015, na categoria Melhor Filme Estrangeiro. Hispano-argentino, o longa foi o único sul-americano na disputa pela Palma de Ouro Festival de Cannes deste ano.


Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais