Filme acompanha crescimento de garoto por mais de dez anos

Ao longo de 12 anos, o diretor Richard Linklater observou a vida de uma família americana para contar a história que está em "Boyhood - Da Infância à Juventude". Seu foco é o crescimento de Ellar Coltrane, dos seis aos 18 anos, no papel de Mason.


O realizador fez algo bastante parecido anos antes, com a trilogia "Antes do Amanhecer" (1995), "Antes do Pôr-do-Sol" (2004) e "Antes da Meia-Noite" (2013), quando acompanhou o casal vivido pelos atores Julie Delpy e Ethan Hawke.

A trama é sobre uma família tipicamente americana nas quais, diferentemente das brasileiras, os filhos saem de casa quando entram na faculdade; aqui, geralmente os filhos deixam a casa dos pais só para casar.

É interessante ver a evolução do garoto, que tem problemas como qualquer um de sua idade, passando pelo divórcio dos pais, os padastros, a ida para a faculdade e até a primeira namorada.

A passagem do tempo pode ser observada facilmente a partir do garoto, que vai crescendo, bem como os cortes de cabelo de cada personagem. O comportamento dos adolescentes também pode ser medido pelos livros lidos, como "Harry Potter e o Enigma do Príncipe" e "Crepúsculo". E o país muda com a eleição do presidente Obama.

Embora não pareça, "Boyhood" é ficção, mas o diretor aproveita as mudanças naturais dos personagens para contar uma história verossímil, com toques de humor capazes de emocionar quem acompanha as quase três horas de projeção. Pouco, para quem tinha material de mais de uma década.

Informe-se sobre o filme

ASSISTA AO TRAILER DE "BOYHOOD - DA INFÂNCIA À JUVENTUDE":


Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais