Crítica:'Taxi Driver' é do tempo que se aceitava do cinema mais do que respostas prontas

Avaliação: ótimo
Veja salas e horários de exibição.

Após a Palma de Ouro no Festival de Cannes de 1976, "Taxi Driver" fortaleceu a reputação de Martin Scorsese como diretor de primeira grandeza (apesar do Oscar perdido para "Rocky: Um Lutador").

"Taxi Driver" é seu quarto longa e o segundo filme da parceria com Robert De Niro (mas o primeiro em que o ator brilha como protagonista). Com cenas de tensão e violência, o longa capta o mal-estar da sociedade americana daquele período, após o fracasso da Guerra do Vietnã, a crise econômica e o escândalo político conhecido como Watergate.

Taxi Driver(DCP, Dir.: Martin Scorsese, EUA, 1976, 115 min., 14 anos)  Copia restaurada em 4K  Travis Bickle (Robert DeNiro) eh um veterano da Guerra do Vietna que sofre de insonia e trabalha a noite
O ator Robert De Niro interpreta Travis Bickle em cena do filme “Taxi Driver”, de 1976 - Divulgação

De Niro é Travis  Bickle, veterano do Vietnã que, por sofrer de uma incurável insônia, resolve ser motorista de táxi nas madrugadas de Nova York. Nas ruas, ele observa a decadência urbana daqueles dias em que a cidade mais parecia um gigantesco depósito de lixo, ao menos aos seus olhos.

Travis conhece Betsy (Cybill Shepherd), que trabalha no gabinete de um político promissor, e por ela se apaixona. Conhece também Iris (Jodie Foster, então com 13 anos), uma prostituta pré-adolescente protegida pelo cafetão Sport (Harvey Keitel). Salvá-la das ruas, e de Sport, será para ele uma obsessão.

De insone a psicopata com ares de justiceiro social: este é o percurso de Travis Bickle num relato que mistura delírio e realidade com tintas de uma violência inicialmente represada, mas que encontrará sua inevitável explosão.

Taxi Driver(DCP, Dir.: Martin Scorsese, EUA, 1976, 115 min., 14 anos)  Copia restaurada em 4K  Travis Bickle (Robert DeNiro) eh um veterano da Guerra do Vietna que sofre de insonia e trabalha a noite
No filme, a atriz Jodie Foster vive a prostituta Iris, de apenas 12 anos - Divulgação

Scorsese contorna habilmente as possibilidades fascistas do roteiro de Paul Schrader e entrega um filme cheio de ambiguidades, em que a empatia pelo personagem principal nunca é incentivada. Pelo contrário, a partir de certo momento, ela é mesmo impossível.

Não sabemos ao certo o que dispara a loucura de Travis. Podemos até dizer que não é possível afirmar que o que testemunhamos aconteceu dentro da narrativa ou apenas na cabeça do protagonista.

Taxi Driver é de um tempo em que ainda se aceitava do cinema muito mais do que respostas prontas e historinhas mastigadas para o espectador.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais