"Bloomsday" homenageia James Joyce com palestras, happy hour e leitura mundial de "Ulysses"

Celebrado mundialmente todo dia 16 de junho, o "Bloomsday" homenageia o escritor irlandês James Joyce, escritor de "Ulysses", um dos marcos da história da literatura. A edição paulistana do evento contará com programação iniciada nesta terça (11) e que segue até domingo, que no calendário marca o mesmo dia e mês em que o romance, ambientado na Dublin de 1904, se desenrola.

Crédito: Reprodução O escritor irlandês James Joyce (1882-1941) é o homenageado do "Bloomsday", do qual São Paulo participa como parte de leitura mundial
O escritor irlandês James Joyce (1882-1941) é o homenageado do "Bloomsday", do qual São Paulo participa

A 26ª celebração em São Paulo adotará dois eixos temáticos: o primeiro consistirá nas relações entre "Ulysses" e a peça "Peer Gynt", de Henrik Ibsen, autor que foi objeto de estudo do próprio Joyce.

O segundo será voltado à presença da mulher na vida e na obra do escritor da Irlanda, tratando das relações entre personagens reais e fictícios, como Nora (sua esposa), Molly (de "Ulysses") e Ana Lívia (de "Finnegans Wake"), entre outras. Elas serão lembradas por meio de leituras, canções e apresentações cênicas. Uma "ressonância" da obra de Joyce no Brasil também será evocada, com leitura do romance "Riverão Sussuarana", de Glauber Rocha, do qual se comentará passagem dedicada a personagens femininas.

Mas talvez a atração mais curiosa seja a leitura integral internacional, on-line, da obra-prima do irlandês a partir de uma edição especial a ser lançada na capital do país de nascimento do artista, no dia 15. A partir da noite deste dia, inicia-se a corrente de leituras, e cada país tem a oportunidade de ler um trecho do livro --em ordem já definida.

A vez de São Paulo chega às 21h30 do domingo (16), quando o interessado poderá acompanhar a verbalização dos fragmentos "Ithaca" e "Penélope", feitas na Casa Guilherme de Almeida (zona oeste). Promovida pelo James Joyce Centre, de Dublin, trata-se de um evento do qual mais de 20 cidades do globo participam.

Comemorado em diversas cidades do mundo, como Londres, Dublin e Nova York, o evento foi criado em São Paulo, em 1988, por Haroldo de Campos, que participou de sua organização.

Também estão previstas exibições de filmes, palestras, eventos na Casa das Rosas, e celebração no Finnegan's Pub, em Pinheiros (zona oeste).

A abertura da agenda, nesta terça, será realizada com palestra sobre Antonio Houaiss, tradutor de "Ulysses", na Casa Guilherme de Almeida.

Veja programação completa do evento no site oficial da Casa Guilherme de Almeida.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais