Jornada do Patrimônio abre casarões tombados e prédios históricos para visitas gratuitas

Casarões tombados, prédios históricos e imóveis geralmente fechados ao público abrem as portas durante a 3ª Jornada do Patrimônio, neste sábado (19) e no domingo (20). 

O evento convida a explorar construções tradicionais da cidade, como o Solar da Marquesa de Santos, e outras menos conhecidas, como o Museu Judaico (veja abaixo). 

A programação também terá palestras, oficinas e shows. O Theatro Municipal, por exemplo, recebe os rappers Lurdez da Luz e Rashid no sábado (19).

Confira detalhes em jornadadopatrimonio.prefeitura.sp.gov.br.

Casarão da rua Padre João Manoel

O casarão que pertenceu ao fazendeiro Francisco de Paula Vicente de Azevedo, construído em 1911, é um dos poucos remanescentes da primeira fase de ocupação residencial na área da Paulista. Habitado até 2007, foi vendido a uma construtora. Está em restauro desde 2015, após moradores da região impedirem sua demolição.
R. Pe. João Manuel, 89, Cerqueira César. 10 vagas p/ período. Sáb. e dom.: 14h às 17h. Livre. GRÁTIS

*** ****
Antiga residência dos Vicente de Azevedo na esquina da alameda Santos com a rua Padre João Manuel - Gabriel Cabral/Folhapress

Museu Judaico de São Paulo

De estilo bizantino, o templo judaico Beth-el foi construído em 1928, por imigrantes europeus, para celebrações religiosas. Fechada para reformas desde 2007, a sinagoga vai abrigar o Museu Judaico de São Paulo, sem previsão de abertura. No domingo (20), às 14h, o Quarteto de Cordas da Cidade se apresenta no local.
R. Martinho Prado, 128, Bela Vista, tel. 3258 1396. Dom.: 11h às 14h. 180 min. Livre. GRÁTIS

Interior da sinagoga Beth-el, na Bela Vista, em reforma desde 2007 - Letícia Moreira/Folhapress

Palácio da Justiça

A sede do Tribunal da Justiça de São Paulo foi encomendada ao arquiteto Ramos de Azevedo em 1911. De estilo clássico, a fachada é inspirada em palácio de justiça romano. Durante as visitas, o público pode conhecer o interior do prédio e as salas do presidente do tribunal e do júri, onde processos são julgados durante a semana.
Pça. da Sé, s/ nº, Sé, tel. 3117-2615. Sáb. e dom.: 10h às 18h. Livre. GRÁTIS

Interior da sede do Tribunal da Justiça de São Paulo, no centro da cidade - Antonio Carlos Carreta/Divulgação


Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais