Bourbon Street Fest celebra o jazz de Nova Orleans; veja os destaques

Nova Orleans fervia nos primeiros anos do século 20. Então uma referência cosmopolita nos Estados Unidos, a cidade mais populosa do Estado de Louisiana era abrigo para diferentes raízes, dos "creoles" --negros nascidos no continente americano-- a africanos, franceses e ibéricos.

Preservation Hall Jazz Band (foto), destaque do 10º Bourbon Street Fest, que começa na sexta (dia 10) no Bourbon Street (zona sul de SP)
Preservation Hall Jazz Band (foto) toca no Bourbon Street Fest, que começa na sexta (dia 10) no Bourbon Street - Crédito: Divulgação
<> Spiffy Imagem
Preservation Hall Jazz Band (foto) toca no Bourbon Street Fest, que começa na sexta (dia 10) no Bourbon Street
Matéria importada do Spiffy News

A cena conspirava e não tardaram os desenlaces culturais. Na música, da união entre o blues e o "ragtime" --supostamente o primeiro gênero genuinamente norte-americano-- surgiu um jazz vigoroso e festivo, com a cara dos bailes jubilosos e das festas de rua à "Mardi Gras", famoso Carnaval local.

Essas tradições --e seus pares na gastronomia-- inspiram o Bourbon Street Fest, cuja décima edição começa nesta sexta-feira (dia 10) e vai até 19 de agosto.

No palco do Bourbon Street, no parque Ibirapuera (ambos na zona sul de São Paulo) --sábado (11), de graça-- e na rua em frente à casa, os shows contemplam várias vertentes.

Dentre elas, o "dixieland", nascido com o crédito de jazz branco, e as "brass bands", que mesclam instrumentos de sopro e de percussão em ritmos e harmonias vigorosos.

Com destaque para os grupos Preservation Hall Jazz Band, Tony Hall e Playing for Change, o convite é claro: dançar com (e à) vontade.

Informe-se sobre o evento


CONFIRA OS DESTAQUES

Tony Hall & The Heroes (foto) é destaque do 10º Bourbon Street Fest, que começa na sexta (dia 10) no Bourbon Street (zona sul) - Crédito: Divulgação
<> Spiffy Imagem
Tony Hall & The Heroes (foto) é destaque do 10º Bourbon Street Fest, que começa na sexta (dia 10) no Bourbon Street (zona sul)
Matéria importada do Spiffy News

SEXTA (10), às 21h30
Storyville Jazz Band e Tony Hall & the Heroes, no Bourbon Street

SÁBADO (11), às 15h30
Orleans St. Jazz Band, Preservation Hall Jazz Band, Bonerama e Tony Hall & the Heroes, no parque Ibirapuera

TERÇA (14), às 21h
Dwayne Dopsie & the Zydeco Hellraisers e Preservation Hall Jazz Band, no Bourbon Street

QUARTA (15), às 21h
Bonerama e Playing for Change, no Bourbon Street

QUINTA (16), às 21h30
Donald Harrison e Mahogany Blue, no Bourbon Street

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais