Na eleição de melhores eventos de 2016, "O Grande Sucesso" e "Wicked" dividiram o título de melhor musical do ano no júri convidado pelo "Guia".
Ambas somaram 6 pontos e ficaram à frente de "Gota d'Água [A Seco]", no 2º lugar, e de outras três montagens que empataram na 3ª posição —veja abaixo os votos que cada um recebeu.
Escrita e dirigida por Diego Fortes e protagonizada por Alexandre Nero, "O Grande Sucesso" lembra a longa tradição de comédias de bastidores. Mais especificamente, parece inspirada em "Terceiro Sinal", como foi traduzida no Brasil a inglesa "Noises Off", uma das melhores farsas sobre teatro já escritas.
Transformado em musical oito anos depois, "Wicked" virou um dos maiores sucessos na Broadway, levando três prêmios Tony.
A edição de melhores do ano do "Guia", que circula nesta sexta-feira (30), apontou os destaques da vida cultural paulistana em 2016, em 16 categorias. Conheça todos os vencedores aqui.
Na eleição feita entre os leitores, quem se deu melhor entre os musicais foi a montagem de José Possi Neto sobre os Mamonas Assassinas, que teve 66% dos votos.
1º lugar (empatados com 6 pontos): "O Grande Sucesso" e "Wicked"
2º lugar (4 pontos): "Gota d'Água [A Seco]"
3º lugar (empatados com 3 pontos): "Auê", "Gilberto Gil, Aquele Abraço" e "My Fair Lady"
- Edgar Olimpio de Souza, editor da revista "Stravaganza" e crítico de teatro da APCA
1º lugar: "Gilberto Gil, Aquele Abraço". Montagem ousada viola padrões do musical brasileiro e dilata a poética do artista
2º lugar: "A Paixão Segundo Nelson". Trilha de Zeca Baleiro acalanta o trágico e o cômico em Nelson Rodrigues
3º lugar: "Forever Young". A incontornável passagem do tempo, tratada com porções de afeto, bom humor e arte
Pior do ano: "We Will Rock You". 24 hits da cultuada banda Queen desperdiçados em trama futurista oca e pueril
- Kyra Piscitelli, editora-assistente do site Aplauso Brasil e membro da APCA
1º lugar: "Auê". Todas as facetas do amor em um musical que rompe rótulos para encantar
2º lugar: "O Grande Sucesso". Feito entre amigos, um musical autoral com reflexão sobre o fazer artístico
3º lugar: "My Fair Lady". Entre os clássicos Broadway do ano, o mais sofisticado e exato
Pior do ano: "We Will Rock You". Musical sem dramaturgia que serve aos fãs da banda, não ao teatro
- Maria Luísa Barsanelli, repórter de teatro da "Ilustrada"
1º lugar: "O Grande Sucesso". Rir de si mesmo é o melhor remédio
2º lugar: "Wicked". A magia das bruxas de Oz
3º lugar: "Gota dÁgua [A Seco]". Um grito seco que ecoa longe
Pior do ano: Clima de culto na plateia de "Os Dez Mandamentos". Público parecia ter se esquecido de que era teatro
- Michel Fernandes, criador e editor-chefe do site Aplauso Brasil
1º lugar: "Gota dÁgua [A Seco]". Laila Garin encarna uma pungente Joana que é a voz coletiva de uma classe oprimida
2º lugar: "My Fair Lady". Prova viva de que remontagens de musicais bem-sucedidos são capazes de surpreender
3º lugar: "Wicked". A eloquência dos cenários e maquinaria cede lugar à discussão da tolerância ao diferente
Pior do ano: "Gabriela, O Musical". Incensado pela crítica, o erro fatal foi a escolha de uma protagonista desprovida de qualquer talento
- Nelson de Sá, crítico de teatro da "Ilustrada"
1º lugar: "Wicked". Maior produção do ano, confirmou os talentos das jovens protagonistas Myra Ruiz e Fabi Bang
2º lugar: "O Musical Mamonas". Em apresentações envolventes, destaque é Ruy Brissac, hilário como Dinho
3º lugar: "O Grande Sucesso". A celebridade global atrai o público e faz com que sinta o amargor da realidade do país
Pior do ano: "Gilberto Gil...". Um amontoado de covers. Qualquer show de Gil tem mais teatro
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Cada integrante do júri elegeu três destaques em ordem de preferência. Foram distribuídos pontos da seguinte maneira:
1º lugar = 3 pontos
2º lugar = 2 pontos
3º lugar = 1 ponto
Os vencedores foram determinados pela soma dos pontos dos eleitos de cada jurado. Não houve desempate. Os jurados também puderam indicar, em suas categorias, o pior do ano (alguns preferiram não fazê-lo).
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