Programação da MITsp tem oficinas gratuitas para profissionais de teatro e público geral

Atividades são ministradas por brasileiros e estrangeiros e vão de cultura ballroom a maracatu rural

São Paulo

Quatro oficinas gratuitas fazem parte da programação da décima edição da MITsp. Elas compõem parte das ações pedagógicas do evento desde que ele foi criado, em 2014, e são voltadas a artistas e pesquisadores da cena teatral.

Neste ano, a professora da UFBA (Universidade Federal da Bahia) e pesquisadora em teatro Alexandra G. Dumas foi responsável pela curadoria das atividades.

A imagem mostra um grupo de dançarinos em um festival cultural. Um homem em destaque usa um chapéu decorado com pompons brancos e um colete vermelho com a inscrição 'ARS', adornado com lantejoulas coloridas. Ao fundo, outros dançarinos também estão vestidos com trajes coloridos e chapéus elaborados. A cena é vibrante e festiva, com elementos decorativos em tons variados.
Mestre Aguinaldo Silva ministra a oficina de Cavalo Marinho na décima edição da MITsp - Divulgação

O diretor argentino Guillermo Cacace trabalha exercícios para a fluidez da atuação na oficina Em Práticas de Atuação, um Olhar Posicionado. O encontro acontece no Centro de Referência da Dança, na segunda (19), às 9h. É preciso fazer a inscrição pelo site da MITsp.

Em Das Escritas Transmídias às Artes Vivas, os artistas franceses Sébastien Rouiller e Yumi Rigout propõem a mescla de quatro linguagens —vídeo, texto, corpo e voz. A oficina acontece em cinco dias, de segunda (17) a sexta (21), na Casa do Povo. Para participar, é preciso fazer a inscrição pelo site da MITsp até esta sexta (14).

Nesta edição, há também uma atividade voltada ao público geral. A oficina de Cavalo Marinho é comandada pelo mestre Aguinaldo Silva, artista popular de Pernambuco que é dançarino e tocador de maracatu rural. A manifestação combina dança, música e brincadeira e é celebrada no período de Carnaval, especialmente na Zona da Mata pernambucana. Na quinta (20), às 16h, no Centro de Referência da Dança, o mestre apresenta os personagens Bastião e Ambrósio e ensina gestos típicos.

Outro exemplo da diversidade do evento é a oficina do coreógrafo Wallace Ferreira, que apresenta seus estudos sobre a cultura ballroom, movimento surgido entre a população LGBT dos subúrbios de Nova York. As inscrições, porém, já foram encerradas.

A programação completa pode ser acessada em mitsp.org/2025/acoes-pedagogicas-2025.

Casa do Povo
R. Três Rios, 252, 1º andar, Bom Retiro, região central

Centro de Referência da Dança
Galeria Formosa - Baixos do Viaduto do Chá, s/nº, Centro

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais