Longa sobre infância é dotado de força estranha

"Os Demônios" é o primeiro longa-metragem de ficção do documentarista canadense Philippe Lesage. Já nas primeiras imagens percebemos estar diante de uma obra com uma força estranha.

Crianças fazem exercícios num amplo ginásio. A câmera cria recortes de seus rostos, corpos e movimentos, enquanto uma música solene dá um ar especial à cena: seriam essas crianças os demônios do título?

Contudo, somos logo introduzidos a um protagonista: Félix (o excelente Édouard Tremblay-Grenier, que no cartaz do filme parece um pouco a Linda Blair em "O Exorcista"-- terá sido proposital?).

Cena de 'Os Demônios', do canadense Philippe Lesage
Cena de 'Os Demônios', do canadense Philippe Lesage - Divulgação

Nós o seguiremos em diversos momentos: na piscina da escola, na sala de aula, no quarto com seus carrinhos, entre familiares e amigos, tentando se enturmar com os amigos do irmão mais velho, entre outras atividades comuns a um menino de sua idade --dez anos.

Lesage mostra uma Montreal ensolarada de subúrbio, com as casas de classe média alta servindo de ambientes para os encontros e desencontros de Félix.

O tempo é indefinido, mas tudo nos leva a crer que estamos nos anos 1980.

Entre os adultos, as coisas não vão muito bem, o que afeta o protagonista e seus irmãos. Mas "Os Demônios" é um filme que busca entender o inferno da pré-adolescência, com as dúvidas e as descobertas difíceis de serem processadas --a homossexualidade, a Aids, a paixão por uma menina bem mais velha.

No estilo, lembra a frieza de "Elefante", de Gus Van Sant. E, em muitos momentos, o tom é semelhante ao de "Mate-me Por Favor", o delicado longa de estreia de Anita Rocha da Silveira.

Por trás dessa sociedade sólida, rica, aparentemente perfeita, há no entanto algo de podre, e o mundo que Félix tem à sua frente está longe de ser idealizado.

O filme está cheio de pontas soltas, no que parece uma operação consciente.

Longe de ser uma falha, essa estrutura mostra a complexidade da vida, não exatamente pelo olhar do protagonista, embora por vezes se submeta a ele.

Lesage, obviamente, aborda a ficção com o olhar de um documentarista, o que ajuda a romper com essa frágil divisão. O diretor faz, na verdade, um belo retrato das crueldades relativas à infância.

Confira toda a programação no site do "Guia" da Mostra.


OS DEMÔNIOS
(Les Démons)
DIREÇÃO
Philippe Lesage
ELENCO Édouard Tremblay-Grenier, Pier-Luc Funk, Yannick Gobeil-Dugas
PRODUÇÃO Canadá, 2015
QUANDO ter (1), às 21h50, no Espaço Itaú Augusta 1
AVALIAÇÃO muito bom

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais