Saiba quais são as melhores plataformas de streaming para não se perder na hora de assinar
Ranking da Folha avalia serviços em dez categorias, como catálogo de filmes, séries e até legendas
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Com cinemas fechados em São Paulo e em várias outras cidades por causa de uma pandemia de coronavírus descontrolada, ainda vai levar um bom tempo até que desapareça o medo de entrar em uma sala escura e fechada para ver um filme.
Sem lançamentos, sem pipoca, sem cafezinho antes da sessão, os streamings se tornaram o melhor amigo dos cinéfilos e a principal opção hoje na hora de assistir a qualquer coisa. Mas surge uma questão: qual plataforma escolher? E mais: como todas são pagas, qual vale mais a pena assinar?
Com um potencial de mais de 200 milhões de espectadores, o Brasil foi invadido por esses sites. Há os clássicos, como a Netflix e o Amazon Prime Video. Tem os brasileiros, caso do Globoplay e do Looke. Isso sem falar das novidades, como a Paramount+, o DirecTV Go e o Disney+. E existem outros no horizonte, como a HBO Max, que deve chegar ao país em junho.
Para ajudar a decidir qual serviço escolher, o Guia preparou uma avaliação das principais opções disponíveis atualmente por aqui. Ao todo, 14 streamings foram analisados: Amazon Prime Video, Apple TV+, Belas Artes à la Carte, DirecTV Go, Disney+, Globoplay, HBO Go, Looke, Mubi, Netflix, Paramount+, Starzplay, Telecine Play e UOL Play.
Todos foram avaliados em dez categorias, divididas entre conteúdo e critérios técnicos. No primeiro grupo, foi escolhido quem tem os melhores acervo, filmes, séries e produções originais, por exemplo. No segundo, examinou-se temas como navegabilidade e legendas em português.
Em cada uma das categorias, os jurados deram notas de 0 a 5 para as plataformas. Os pontos foram somados e, então, foi calculada a média, chegando-se à nota final de cada uma —é esse o número que aparece nas tabelas. Quem obteve a maior nota final na categoria foi eleito o vencedor.
Por fim, o streaming que somou mais vitórias nesses dez critérios transformou-se no grande campeão geral.
Para chegar aos resultados, foi escalada uma equipe de dez jurados. Participaram os colunistas da Folha Luciana Coelho e Tony Goes, os críticos Cássio Starling Carlos e Inácio Araujo e os jornalistas deste jornal Clara Balbi, Guilherme Genestreti, Isabella Menon, Leonardo Sanchez, Teté Ribeiro e Úrsula Passos.
Numa época em que o escurinho do cinema migrou para a sala ou o quarto, o jeito é preparar uma pipoca de micro-ondas e abrir a plataforma escolhida campeã geral, que foi a... Calma, não falaremos aqui para não dar spoiler. Veja nos links abaixo e boa sessão.