Descrição de chapéu o melhor streaming
Cinema

Saiba quais são as melhores plataformas de streaming para não se perder na hora de assinar

Ranking da Folha avalia serviços em dez categorias, como catálogo de filmes, séries e até legendas

controle remoto apontando para tela com os logos de 14 serviços de streaming

Folhapress

São Paulo

Com cinemas fechados em São Paulo e em várias outras cidades por causa de uma pandemia de coronavírus descontrolada, ainda vai levar um bom tempo até que desapareça o medo de entrar em uma sala escura e fechada para ver um filme.

Sem lançamentos, sem pipoca, sem cafezinho antes da sessão, os streamings se tornaram o melhor amigo dos cinéfilos e a principal opção hoje na hora de assistir a qualquer coisa. Mas surge uma questão: qual plataforma escolher? E mais: como todas são pagas, qual vale mais a pena assinar?

Com um potencial de mais de 200 milhões de espectadores, o Brasil foi invadido por esses sites. Há os clássicos, como a Netflix e o Amazon Prime Video. Tem os brasileiros, caso do Globoplay e do Looke. Isso sem falar das novidades, como a Paramount+, o DirecTV Go e o Disney+. E existem outros no horizonte, como a HBO Max, que deve chegar ao país em junho.

Para ajudar a decidir qual serviço escolher, o Guia preparou uma avaliação das principais opções disponíveis atualmente por aqui. Ao todo, 14 streamings foram analisados: Amazon Prime Video, Apple TV+, Belas Artes à la Carte, DirecTV Go, Disney+, Globoplay, HBO Go, Looke, Mubi, Netflix, Paramount+, Starzplay, Telecine Play e UOL Play.

Todos foram avaliados em dez categorias, divididas entre conteúdo e critérios técnicos. No primeiro grupo, foi escolhido quem tem os melhores acervo, filmes, séries e produções originais, por exemplo. No segundo, examinou-se temas como navegabilidade e legendas em português.

Em cada uma das categorias, os jurados deram notas de 0 a 5 para as plataformas. Os pontos foram somados e, então, foi calculada a média, chegando-se à nota final de cada uma —é esse o número que aparece nas tabelas. Quem obteve a maior nota final na categoria foi eleito o vencedor.

Por fim, o streaming que somou mais vitórias nesses dez critérios transformou-se no grande campeão geral.

Para chegar aos resultados, foi escalada uma equipe de dez jurados. Participaram os colunistas da Folha Luciana Coelho e Tony Goes, os críticos Cássio Starling Carlos e Inácio Araujo e os jornalistas deste jornal Clara Balbi, Guilherme Genestreti, Isabella Menon, Leonardo Sanchez, Teté Ribeiro e Úrsula Passos.

Numa época em que o escurinho do cinema migrou para a sala ou o quarto, o jeito é preparar uma pipoca de micro-ondas e abrir a plataforma escolhida campeã geral, que foi a... Calma, não falaremos aqui para não dar spoiler. Veja nos links abaixo e boa sessão.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais