Descrição de chapéu o melhor streaming
Cinema

Netflix tem as melhores produções originais, muitas delas indicadas ao Oscar

Serviço se destaca em ranking do Guia com títulos como 'Mank' e 'A Voz Suprema do Blues'

São Paulo

Um dos aspectos decisivos na escolha de um serviço de streaming é a exclusividade. Se posso encontrar o mesmo filme em outras plataformas, o critério “valor mais baixo” influencia. O assinante não paga apenas para ter tudo ao alcance. Ele também compra a ideia de ser privilegiado num mar de iguais.

A fim de se distinguir, a Netflix replicou a estratégia adotada pela HBO nos primórdios da TV por assinatura. Em 2015, deu início à produção de conteúdos originais. Naquele ano, foram apenas dez longas e duas séries. No ano seguinte, o número dobrou. Cinco anos depois, os originais ultrapassaram a marca de cem.

Ora, a percepção deste progresso é infalível, com produções que passaram a reverberar em premiações —e isso traz legitimação, visibilidade e fortalecimento da marca.

A estratégia tem impacto também na diversidade do que é oferecido. “Okja”, por exemplo, filme de 2017, trazia a assinatura do sul-coreano Bong Joon-ho, que três anos depois contaminou o mundo todo com “Parasita”.

Em comparação, os custos de produção fora dos Estados Unidos é mais baixo. Outras vantagens são a variedade de temas, de narrativas e a impressão de praticar o bem investindo no audiovisual local.

Os originais da Netflix, porém, não se diferem do valor mediano de quase tudo que a plataforma oferece. A impressão é a de um rodízio de pizza. Em meio a poucos sabores, o que importa é a indigestão.

Em netflix.com/br. A partir de R$ 21,90/mês, com 30 dias grátis

Netflix 4,6
HBO Go 4,4
Disney+ 3,9

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais