Descrição de chapéu Filmes
Cinema

'Druk', filme indicado ao Oscar, estreia nos cinemas enquanto salas de SP estão fechadas

Longa será disponibilizado para aluguel online a partir do dia 25 de março

-
São Paulo

A corrida anual feita por cinéfilos do mundo todo para gabaritar a lista de filmes indicados ao Oscar antes da cerimônia de premiação está mais complicada neste ano por causa da pandemia.

Um dos lançamentos favoritos e mais comentados do prêmio, o dinamarquês "Druk - Mais uma Rodada", por exemplo, tem previsão de chegar aos cinemas no dia 25 de março, na semana que vem. Mas há um problema —São Paulo e outras cidades do país estarão com as salas fechadas.

"Druk" disputa as categorias de melhor filme internacional e melhor direção na cerimônia, que neste ano está marcada para 25 de abril. Mesmo com os cinemas fechados em várias cidades, a produtora optou por manter a data de estreia do longa dirigido pelo dinamarquês Thomas Vinterberg.

A Vitrine Filmes, responsável pela distribuição no Brasil, afirmou que decidiu manter a data por causa do Oscar —mesmo que isso signifique adiar a estreia em grandes polos, como São Paulo. Segundo Felipe Lopes, sócio-diretor da distribuidora, a decisão ocorreu para permitir que o público das cidades onde os cinemas seguem abertos pudesse assistir ao filme antes da premiação.

Nas cidades onde as salas estão fechadas, os cinéfilos têm duas opções. Uma é torcer para os dados relativos à pandemia de Covid-19 melhorarem subitamente e os cinemas voltarem a ser abertos, o que não parece um cenário plausível no curto prazo.

Outra é esperar o filme ser lançado no streaming. Antes, a Vitrine Filmes havia divulgado que o filme seria disponibilizado nas plataformas apenas a partir do dia 16 de abril. Mas, nesta sexta-feira, dia 19, a distribuidora do filme mudou de ideia e informou que "Druk" estará disponível nas plataformas para aluguel online a partir do dia 25 de março.

Neste primeiro momento, o longa será disponibilizado no Now, Apple TV, Google Play e YouTube Filmes para compra. A partir do dia 8 de abril, o filme também será incluído no Vivo Play e Sky Play, para compra e aluguel.

"A estratégia que a Vitrine adotou foi a de tentar oferecer o filme em diversas telas," afirma Lopes. "O ideal da indústria é ter todas as salas abertas, mas entendemos que vivemos uma situação atípica, então encontramos caminhos para poder levar o filme para o público no tempo possível e da forma possível."

Em São Paulo, os cinemas só poderão reabrir suas portas na fase laranja do plano de quarentena estadual. Até o dia 30 de março, o estado se encontra na chamada fase emergencial, em que apenas serviços essenciais têm autorização para funcionar. O governador João Doria, do PSDB, não descarta manter as medidas de restrição ou mesmo endurecer normas caso os indicadores da pandemia não melhorem.

Enquanto "Druk", que traz Mads Mikkelsen no papel de um professor que aceita participar de um experimento etílico que busca trazer mais leveza e inspiração para a vida, não chega às plataformas de streaming, é possível maratonar outros títulos indicados ao Oscar que já estão disponíveis online (veja aqui).

Druk - Mais uma Rodada

  • Quando Estreia em 25/3 nos cinemas e 16/4 no Apple TV, Google Play, Now, Sky Play, Vivo Play e YouTube Movies
  • Elenco Mads Mikkelsen, Thomas Bo Larsen e Magnus Millang
  • Produção Dinamarca/Suécia/Países Baixos, 2020
  • Direção Thomas Vinterberg

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais