Mostra exibe 18 documentários africanos até junho; veja programação

A Caixa Cultural (centro de São Paulo) hospeda a partir desta terça-feira (21) a segunda edição da mostra África Hoje, que tem como proposta oferecer um panorama da produção africana atual de documentários. As entradas são gratuitas.

Em cartaz até o dia 2/6, serão exibidos ao todo 18 filmes, entre longas e médias-metragens -- grande parte inédita no circuito comercial --, realizados por cineastas de diversos países do continente, como Senegal, Tunísia, Moçambique, Egito, e fora dele, a exemplo de Portugal e Inglaterra.


As filmagens abordam variados temas. Um dos destaques fica para "Onde a Água Encontra o Céu" (2008). Narrado pela inconfundível voz do ator Morgan Freeman sobre roteiro de Jordan Roberts ("Marcha dos Pinguins"), o longa-metragem conta a história de um grupo de mulheres em uma região remota da Zâmbia que aprende a fazer filmes como uma forma de falar sobre suas vidas, levantando uma questão tabu: a situação das mulheres jovens órfãs devido à Aids.

A Copa do Mundo também será um tema presente pelo documentário "Fahrenheit 2010" (2009), que mostra uma investigação do que significou para os sul-africanos os jogos do mundial de seleções da FIFA naquele país.

Para abrir o evento, será realizado, a partir das 19h, um debate com a presença da pesquisadora Alessandra Meleiro e o cineasta Marco Abujamra. Outras mesas de discussão estão programadas até o fechamento da mostra.

Caixa Cultural Pça. da Sé, 111, Sé, centro, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3321-4400. Ter. a dom.: 9h às 20h.


VEJA PROGRAMAÇÃO COMPLETA

21/05

16h "A Casa da Mãe"
Registro de quatro anos na vida de Miché, uma adolescente bonita, precoce e cheia de conflitos crescendo em meio às mulheres da África do Sul no pós Apartheid. Vivendo com a mãe e a avó em Bonteheuwel, um bairro pobre na periferia da Cidade do Cabo, ela enfrenta não só problemas da comunidade como o gangsterismo e o uso de drogas, mas também o ciclo de violência emocional e física da sua própria família. Com uma intimidade impressionante, este filme mostra três gerações de mulheres que se esforçam para desatar os nós e encontrar paz e amor em meio a toda a dor e raiva dentro das suas comunidades e de si mesmas.

17h30 "Rouge Parole"
Depois de 20 anos de silêncio, os tunisianos começam a se expressar. Nesta produção o realizador segue os passos da aprendizagem da democracia numa sociedade na qual artistas, desempregados e cidadãos exploram o direito à expressão. Eleito um dos 12 melhores documentários de 2012 pelo MOMA (Museu de Arte Moderna de NY).

19h Abertura da Mostra com debate aberto ao público com os convidados: Alessandra Meleiro e Marco Abujamra.


22/05

17h "De Corpo e Alma"
Victória, Mariana e Vasco são três jovens moçambicanos com deficiências físicas que vivem no subúrbio da capital de Moçambique, Maputo. Victória transmite a autoestima que recebeu da sua educação a outras mulheres com deficiências, organizando um desfile de moda. Mariana usa sua energia para criar amizades e ultrapassar as barreiras arquitetônicas urbanas. Vasco faz negócio no setor informal, consertando sapatos. Revelando os seus desafios físicos e emocionais, o filme coloca questões universais sobre a aceitação de si próprio e sobre como encontrar seu lugar na sociedade.

18h "Tarrafal: Memórias do Campo da Morte Lenta"
Filmado durante o Simpósio Internacional sobre o Campo de Concentração do Tarrafal, que reuniu na Ilha de Santiago, Cabo Verde. O documentário recolhe as memórias do português Edmundo Pedro, um dos dois únicos sobreviventes do primeiro período do campo, e de angolanos, guineenses e cabo-verdianos que ali foram encarcerados na sequência do desencadear da luta de libertação nas colônias. Os relatos, na primeira pessoa, revelam a dureza desse "campo da morte lenta", criado à imagem dos campos de concentração nazistas, mas também o modo como os prisioneiros conseguiram organizar-se para resistir e para ali reinventar a vida até a libertação.

19h30 "Perguntas a Terra Natal"
Forçado a deixar Dakar, no final dos anos 60, o cineasta Samba Félix Ndiaye agora retorna após 40 anos de exílio em Paris. A redescoberta de sua cidade natal obriga-o a entrar em acordo com uma realidade inesperada, e não ao contrário das imagens desastrosas da África que ele tinha visto na mídia e denunciada. Em uma busca para viver as verdades que tocam sua própria identidade, ele usa as desilusões e esperança de seus companheiros africanos como matéria-prima para este filme, uma espécie de introspecção de um continente na era da globalização, que defende a reforma e o reajuste de energia tanto a nível local e global.


23/05

16h "As Duas Faces da Guerra"
Considerado luta de libertação para uns e guerra da África para outros, o conflito que, opôs o PAIGC (Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde) às tropas portuguesas é visto, sob perspectivas diferentes, por guineenses e portugueses.

18h "Lobolo, O Preço da Noiva"
A cerimônia do lobolo é uma das tradições mais fortes encontradas no sul de Moçambique, na qual o noivo deve pagar uma quantia em dinheiro para poder levar a noiva para a sua casa. Hoje em dia a tradição possui muitas facetas. O lobolo pode ser uma simples festa de casamento, pode ser uma maneira de unir as duas famílias e demonstrar gratidão para com a família da noiva. Pode ser também uma ferramenta para ostentar e demonstrar que o marido ainda detém o poder na casa, que a mulher deve se sujeitar a ele e, em alguns momentos, aceitar ter que ser vítima da sua violência. O filme apresenta o desenvolvimento do lobolo e a sua influência na vida das mulheres, no seu casamento, nas suas famílias e na sociedade em geral.

18h30 "Uma Outra História da França"
Nem um documentário clássico, nem uma ficção, este filme propõe um modo original de contar a história. Organiza uma viagem através do tempo graças ao diálogo que se estabelece entre "marmailles" e "gramounes" (os velhos, em crioulo). Na Ilha da Reunião o clima é rude, como o passado das pessoas. Os povos foram arrancados da Europa, da África, da Ásia, em condições quase sempre trágicas, para serem transplantados sobre esta ilha vulcânica a milhares de quilômetros dos continentes. Lá, inundações e ciclones pouco a pouco apagaram suas histórias, e o vulcão forjou um destino comum. Para compreender o equilíbrio desta ilha tão diversa e tão unida é preciso pesquisar as memórias ainda vivas.


24/05

16h "A Ópera das Mascarenhas"
Nos bastidores da ópera "Maraina", viajando entre a Reunião, Madagascar e Paris, o filme narra a história dos primeiros colonos das ilhas do Oceano Índico. Escrita por um compositor natural da Reunião, "Maraina" é a primeira ópera criada na região: a história de dez malgaxes e dois franceses que desembarcaram nesta ilha imaculada em meados do século 17.

18h "Saudade a Dakar"
A filmagem se passa em Dakar numa noite de domingo, no bairro chamado "Zona A", com suas avenidas largas e estreitas, ruas de areia escuras. O lugar, as pessoas cantando e dançando expressam o significado dessas palavras e conceitos ouvidos em todas as culturas de língua portuguesa: a saudade.

19h "Rough Aunties"
Um grupo notável de mulheres inabaláveis em sua posição para proteger e cuidar das crianças maltratadas, negligenciadas e esquecidas da cidade de Durban, África do Sul. O documentário trava uma batalha diária contra a corrupção sistêmica apatia e ganância para ajudar os mais vulneráveis e marginalizados de suas comunidades. Nem divisões, políticas, nem sociais ou raciais têm chance contra a força unida das mulheres. Kim Longinotto traz um retrato de mudança da África, uma nação que está sendo transformada com esperança e energia para uma nova democracia.


25/05

15h30 "A Virgem, os cristãos e eu"
Namir é um cineasta francês de origem egípcia. Um dia ele vê um vídeo da aparição da Virgem Maria no Egito com sua mãe que, como milhões de cristãos, veem a Virgem na tela, enquanto ele não vê nada. Cético sobre a fita de vídeo, Namir viaja de volta para o Egito para fazer um filme sobre a ocorrência bizarra dessas aparições.

17h "Onde a água encontra o céu"
Narrado pelo vencedor do Oscar Morgan Freeman e escrito por Jordan Roberts ("Marcha dos Pinguins"), o filme conta a história de um grupo de mulheres em uma região remota do norte da Zâmbia que aprendem a fazer filmes como uma forma de falar sobre suas vidas, levantando uma discussão tabu: a situação das mulheres jovens órfãs devido à Aids.

18h "Benda Bilili"
Benda Bilili é um grupo de músicos sem-teto, deficientes físicos (vítimas de poliomielite), que se locomovem em cadeiras de rodas improvisadas e moram nas ruas de Kinshasa, Congo. Um grupo de pessoas que se reuniram para poder sobreviver. Utilizando latas, garrafas, violões (às vezes de uma corda só) e todo tipo de lixo, tocam e improvisam. Na calada da noite, encontram uma criança que inventou seu próprio instrumento e acaba se convertendo na estrela da banda.

19h30 Debate com os convidados Eduardo Lyra e Emir da Silva.


26/05

16h "Saudade a Dakar"

17h "Fahrenheit 2010"
O filme pergunta o que a Copa do Mundo realmente significa para os sul-africanos. Quem realmente se beneficia dos milhões de dólares investidos? E o que acontece com a África do Sul depois de ficar com o troféu?

19h30 "O Dia Que Eu Nunca Esquecerei"
Examina a prática da mutilação genital feminina no Quênia e as mulheres que estão revertendo a tradição. Nesta obra as mulheres falam abertamente sobre a prática e explicam a sua importância cultural na sociedade queniana. Através de depoimentos, mulheres jovens compartilham as consequências de seu trauma com as idosas matriarcas por trás da prática.
"Perguntas a Terra Natal"


28/05

18h *"A Virgem, os Cristãos e Eu

19h30 "Na Espera dos Homens"
Em Hassania, no abrigo de Oualata, uma cidade vermelha na fronteira distante do deserto de Saara, três mulheres praticam pintura tradicional decorando as paredes da cidade. Em uma sociedade dominada pela tradição, pela religião e pelos homens, estas mulheres expressam-se livremente, discutindo o relacionamento entre homens e mulheres.


29/05

17h "Uma Outra História da França"

18h30 "De Corpo e Alma"

19h30 "Tarrafal: Memórias do Campo da Morte Lenta"


30/5

17h "O Dia Que Eu Nunca Esquecerei"

18h30"A Casa da Mãe"


31/5

17h "Na Espera dos Homens"

18h "Fahrenheit 2010"

19h "As Duas Faces da Guerra"


1/6

16h "Lobolo, O Preço da Noiva"

17h "Rough Aunties"
Debate com os convidados Miguel Sayad e Magda Khouri (19h)


2/6

15h "Ceuta, Prisão Pelo Mar"
Conta os caminhos de cinco migrantes no enclave espanhol de Ceuta, no Norte de Marrocos. Eles deixaram tudo o que tinham para tentar a sorte na Europa apenas para encontrar-se preso em uma prisão a céu aberto, às portas da Europa. Tiveram que lidar tanto com a esperança de obter um passe como com o medo de serem deportado para seus países.
"Onde a Água Encontra o Céu" (16h30)

17h30 - "Rouge Parole"

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais