Anima Mundi chega à 25ª edição com 45 países participantes; veja destaques

O Anima Mundi chega à 25ª edição com um pezinho no passado e outro no presente. Com 470 filmes de 45 países, o evento faz uma homenagem aos cem anos da animação brasileira e dá destaque às produções canadenses, com retrospectiva que inclui uma seleção de Norman McLaren. Por outro lado, traz dois curtas indicados no último Oscar e elege o brasileiro que tentará uma vaga entre os nomeados do próximo ano.

Abaixo, confira destaques do evento:

De quarta (26) a domingo (30). Alguns locais promovem sessões pós-festival. Onde: Caixa Belas Artes, CCBB, CCSP, Cinemateca Brasileira, Circuito SP Cine e CEUs. Ingr.: de grátis a R$ 10. Confira programação em animamundi.com.br.

Destaque da programação, “Vaysha, a Cega”, de Theodore Ushev, concorreu ao Oscar de melhor curta de animação neste ano *** ****
Destaque da programação, “Vaysha, a Cega”, de Theodore Ushev, concorreu ao Oscar de melhor curta de animação neste ano - Divulgação


PEQUEÑOS HÉROES

O longa é um dos dois representantes da Venezuela no evento (o outro é o curta "Contrareloj"). É também o primeiro latino a utilizar a técnica motion capture, de captura de movimentos de pessoas. Na trama, na época em que o continente era formado por colônias, três crianças de diferentes origens ajudam Simón Bolívar a enfrentar seus inimigos. O diretor Juan Pablo Buscarini produziu longas, como o argentino "Um Conto Chinês" (2011).
Qua. (26), às 17h, no CCBB, e às 22h, no Caixa Belas Artes.

Cena da animação "Pequeños Héroes"
Cena da animação "Pequeños Héroes" - Divulgação


BRINQUEDO NOVO

Dentro da programação mais voltada às crianças, o curta brasileiro de Rogério Boechat mostra a relação de um bebê com um novo ursinho de pelúcia. Em pouco tempo, a empolgação inicial se esvai e o brinquedo se transforma em um desinteressante tijolo aos olhos do pequeno dono. Os pais facilmente enxergarão a trama como uma pequena crítica à ferocidade (e velocidade) da sociedade de consumo.
Infantil 1, qua. (26), às 16h e sex. (28), às 15h30, no CCSP; sáb. (29), às 14h, no Caixa Belas Artes; e seg. (31), às 14h, no CCBB.

Curta brasileiro "Brinquedo Novo"
Curta brasileiro "Brinquedo Novo" - Divulgação


PEAR CIDER AND CIGARETTES

Integrando a forte seleção canadense está essa animação de Robert Valley, indicada ao Oscar, que apresenta um personagem autodestrutivo que acaba internado em um hospital militar e pede ajuda a um amigo de infância. O versátil Valley também está no Papo Animado, onde deve mostrar um clipe do Metallica e sua moderna versão de Mulher-Maravilha, encomenda da DC.
Convidados 1, sáb. (29), às 17h, no CCBB; sáb. (29), às 17h30, no CCSP; dom. (30), às 19h, no CCSP, e às 22h, no Caixa Belas Artes.
Papo Animado, com a presença do diretor, sex. (27), às 18h, no CCSP.

"Pear Cider and Cigarettes" concorreu ao Oscar de melhor curta de animação
"Pear Cider and Cigarettes" concorreu ao Oscar de melhor curta de animação - Divulgação


FATHER AND DAUGHTER

Após ser um dos destaques da edição passada, com o longa "A Tartaruga Vermelha", o holandês Michael Dudok de Wit traz agora alguns de seus premiados curtas como um dos convidados do evento. Entre eles está o singelo "Father and Daughter" ("pai e filha"), vencedor do Oscar e do Anima Mundi em 2001, que será exibido na sessão Convidados 2.
Convidados 2, qui. (27), às 15h, no CCSP; sex. (28), às 18h, no Caixa Belas Artes; e seg. (31). às 15h30, no CCBB.
Papo Animado, com a presença do diretor, sex. (28), às 20h, no Caixa Belas Artes.

"Father and Daughter", do holandês Michael Dudok de Wit
"Father and Daughter", do holandês Michael Dudok de Wit - Divulgação


MASTERCLASS GAME OF THRONES

Um das aulas ("masterclasses") mais disputadas deste ano deve ser a ministrada pelo diretor de arte Robert Feng: "Game of Thrones - Desenvolvimento Criativo da Abertura da Série". Feng também já trabalhou em comerciais de grandes marcas e produziu o longa "Rock Dog - No Faro do Sucesso" (que será exibido no evento), mas possivelmente esses assuntos ficarão em segundo plano na palestra.
Masterclass, qua. (26), às 10h, no Senac São Paulo (r. Dr. Vila Nova, 228); Ingr.: R$180. Rock Dog, dom. (30), às 14h, Caixa Belas Artes.


Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais