Festival Afropunk Bahia ganha exibição gratuita em bares de São Paulo neste sábado

Primeira edição do evento no país tem shows de Mano Brown, Margareth Menezes e Luedji Luna

São Paulo

Salvador recebe neste sábado, 27, o primeiro festival Afropunk Bahia —mas a boa notícia é que o evento também poderá ser acompanhado por quem estiver em São Paulo.

Criado em Nova York em 2005, o festival já circulou por cidades como Paris, Londres e Joanesburgo e agora chega ao Brasil em uma edição com apresentações de artistas como Mano Brown, Margareth Menezes e Luedji Luna.

Na capital paulista, três bares exibem o programa ao vivo e gratuitamente, a partir das 17h30, para quem estiver lá: o Espaço Utomi, no Belenzinho, além do Digaê e do Rap Burger, ambos na região do Baixo Augusta.

Além dos estabelecimentos paulistanos, casas no Rio de Janeiro e Salvador transmitem o Afropunk. A curadoria dos lugares foi feita pelo Guia Negro, site de reportagens e dicas com temáticas afro.

Fazendo referência direta ao nome do estabelecimento, os lanches do Rap Burger têm nomes que lembram o estilo. Notorious B.I.G, rapper morto em 1972, nos Estados Unidos, batiza o sanduíche feito com pão de hambúrguer, blend duplo bovino, cheddar, ovo frito, bacon frito, batata palha, ketchup da casa, pão brioche tostado na manteiga e maionese da casa —grande como foi a carreira do cantor.

A lanchonete fica pertinho do Digaê Bar e Bahia, que oferece comidas tipicamente baianas, como acarajé, vatapá e caruru.

Por fim, há o Espaço Utomi, que fica no bairro Belenzinho, na região leste, que busca trabalhar ressaltando as origens negras na gastronomia. Além dos pratos, que misturam culinária brasileira e de países africanos, os drinques também seguem essa ideia. A caipirinha, por exemplo, é servida com ingredientes típicos na cozinha afro, colhidos no quintal do estabelecimento.

A programação completa do festival pode ser vista no site do festival.

Festival Afropunk Bahia
Sáb., dia 27, às 17h30, no YouTube. Grátis

Transmissão ao vivo em São Paulo
Digaê Bar e Bahia
r. Costa, 69, Consolação, região central

Rap Burguer
r. Augusta, 552, Consolação, região central

Espaço Utomi
r. Herval, 144, Belenzinho, região leste

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais