Dia Mundial de Luta contra a Aids e 25 anos do Cinusp inspiram mostras de cinema

Confira filmes exibidos em programações especiais em São Paulo

São Paulo

Brazilian Film Series
A mostra, que ocorre até 8/12, exibe oito longas e 12 curtas nacionais gratuitamente na Unibes Cultural e na Matilha Cultural. Entre os títulos estão “Aos Teus Olhos”, de Carolina Jabor, e “Elis”, de Bruno Prata.
Salas e horários

 

Cinusp 25 Anos
Inaugurado em 1993, o cineclube Cinusp se expandiu ao longo dos anos para fora da USP e é hoje uma das salas da cidade que permitem ao público revisitar clássicos ou assistir a obras independentes pela primeira vez. Para comemorar seu aniversário, o local promove, na Cidade Universitária e no Centro Universitário Maria Antônia, mostra gratuita com filmes que representam cada um de seus 25 anos de existência, a partir desta segunda (3). A programação se estende até 20/12. Exibidos em versões digitais em alta definição, os longas incluem “Central do Brasil” (Walter Salles; 1998), “Amor à Flor da Pele” (Wong Kar-wai; 2000), “Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças” (Michel Gondry; 2004), “Sangue Negro” (Paul Thomas Anderson; 2007) e “Carol” (Todd Haynes; 2015).
Salas e horários

 

Dezembro Vermelho
No início do mês de conscientização sobre a Aids, o IMS promove mostra com filmes que discutem a doença, entre este sábado (1º/12) e terça (4). Na programação estão o premiado “120 Batimentos por Minuto” (2017; foto) e “Como Sobreviver a uma Praga” (2012), documentário indicado ao Oscar que antecede debate gratuito sobre o vírus HIV.
Sala e horários

 

Henfil
Previsto para estrear em 6/12, o documentário sobre o cartunista Henfil (1944-1988) ganha pré-estreia neste sábado (1º/12), no Espaço Itaú Augusta. Hemofílico, o artista contraiu Aids em uma transfusão de sangue e faleceu por complicações relacionadas à doença. Quem for à sessão, pode conferir uma animação em realidade virtual criada especialmente para o filme.
Sala e horário

 

Obituário
Inédito no Brasil, o documentário “Obituário” (2016) ganha projeção no IMS nesta sexta (30), às 19h. O longa é um compilado de entrevistas com jornalistas que trabalharam redigindo obituários para o periódico americano New York Times, apresentando a rotina do responsável pela seção e rostos anônimos e famosos estampados nela. Antes do filme, uma das repórteres entrevistadas, Margalit Fox, conversa com o público sobre a importância da função.
Sala e horário

 

Romeu e Julieta ao Som de Marisa Monte
O Morumbi Town exibe, nesta sexta (30), o musical que esteve em cartaz no Teatro Frei Caneca. Embalado por músicas da cantora e compositora Marisa Monte, o espetáculo é uma adaptação da célebre tragédia de Shakespeare.
Salas e horários

 

Superman: O Filme
Celebrando 40 anos, o filme dirigido por Richard Donner em 1978 ganha projeção em 4k nos cinemas da rede Cinemark, em parceria com os organizadores da Comic Con. Com Christopher Reeve, Marlon Brando e Gene Hackman no elenco, o longa é inspirado nos quadrinhos da DC e apresenta as origens do Super-Homem.
Salas e horários

 

Vive Le Cinema Francês
Em sua primeira edição, a mostra do Reserva Cultural acontece entre 6 e 12/12 e reúne cerca de dez produções francesas, como "Barbara" (2017), de Mathieu Amalric.
Salas e horários

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais