Um dos maiores eventos culturais voltados ao público LGBT da América Latina, o Festival Mix Brasil chega à 26ª edição e exibe, até 25/11, 118 filmes sobre diversidade sexual e de gênero.
Na programação também estão performances teatrais, shows, oficinas, concurso de talentos, debates, saraus e, pela primeira vez, encontro sobre games com temática LGBT, na Escola Britânica de Artes Criativas.
Com entrada gratuita para todas as atrações, o evento projeta curtas e longas no Cinesesc, Spcine Olido, Cinemateca Brasileira, Instituto Moreira Salles e Centro Cultural São Paulo.
As produções estão dividas em cinco setores: Competitiva Brasil (longas nacionais que disputam o Coelho de Ouro, grande prêmio do festival), Panorama Brasil, Panorama Internacional, Foco (que destaca o pioneirismo lésbico na direção) e curtas-metragens.
Na seleção deste ano —com 44% dos filmes dirigidos por mulheres— estão produções exibidas em festivais como Toronto, Sundance, Cannes e Locarno, além de títulos premiados com o Teddy Award, principal troféu destinado ao cinema LGBT, entregue no Festival de Berlim.
Um dos destaques é “A Pé Ele Não Vai Longe”, do cineasta americano Gus van Sant, homenageado na última edição do Mix Brasil, que tem Joaquin Phoenix, Rooney Mara e Jack Black no elenco.
Outros filmes que chegam antes ao festival são “Colette”, com Keira Knightley, e “O Príncipe Feliz”, sobre o escritor Oscar Wilde.
Confira a programação completa em mixbrasil.org.br
Comentários
Ver todos os comentários