Descrição de chapéu crítica de filmes
Cinema

Mostra de filmes exibe produções nacionais feitas para o público infantil no CCBB-SP

Entre as obras exibidas, estão o inédito 'Sobre Rodas' e o pioneiro 'Sinfonia Amazônica'

Fernando Silva
São Paulo

A Mostra Brasileirinhos de Cinema para Crianças começa nesta quarta (23), no Centro Cultural Banco do Brasil, no centro de São Paulo. Na programação, somente produções nacionais realizadas com o público infantil em mente. São 33 obras, entre longas, curtas, médias-metragens, clássicos e novidades. 

É uma oportunidade de rever “Castelo Rá-Tim-Bum, o Filme”, de Cao Hamburger (1999), e "Tainá  — Uma Aventura na Amazônia", de Tânia Lamarca e Sérgio Bloch (2000). Ou de descobrir “Sobre Rodas”, longa ainda inédito, de Mauro D’Addio, sobre um menino que perde os movimentos das pernas e sua amiga, cujo sonho é conhecer o próprio pai.

Na coleção, há ainda documentários, como "Jonas e o Circo Sem Lona", de Paula Gomes (2015), que conta a história de um garoto e sua luta para manter o circo montado por ele mesmo no quintal de casa.

Cena do filme ‘Sinfonia Amazônica’, um dos destaques da mostra do CCBB-SP
Cena do filme ‘Sinfonia Amazônica’, um dos destaques da mostra do CCBB-SP - Divulgação

E os desenhos também marcam presença. No gênero, a produtora-executiva e uma das curadoras da mostra, Luísa Berlitz, 38, destaca “Sinfonia Amazônica” (1953), primeiro longa-metragem de animação feito no Brasil e com um roteiro repleto de lendas e do folclore da floresta.

“Foi realizado por um artista apenas, o [diretor] Anélio Latini Filho [1926-1986]. Enquanto a Disney já tinha equipes gigantescas à época, ele fez tudo só, no estúdio dele”, conta ela.

Para Luísa, assistir a essas obras dá ao público uma rara chance de identificação. “É legal resgatarmos um pouco a nossa brasilidade. Nem sempre uma criança pode ir ao cinema e se enxergar na tela, ver uma criança que vive no mesmo país, com realidade semelhante ou mesmo diferente da dela."

Mostra Brasileirinhos de Cinema para Crianças

 

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais