Descrição de chapéu Cinema Brad Pitt
Cinema

Retrospectivas de Wes Anderson e de Milos Forman estão entre atrações de cinema

Brad Pitt descamisado e vencedor da Palma de Oura também estão na programação

São Paulo

Clube da Luta
Eterno galã, Brad Pitt é a estrela de dois filmes que ganham sessões especiais. Como parte do projeto Cinelândia, a Cinesala exibe “Clube da Luta” (1999), de David Fincher, nesta quarta (8) e em 16/5, em cópia restaurada. Adaptação do livro homônimo de Chuck Palahniuk, acompanha um homem com insônia (Edward Norton) que cria um grupo para pessoas lutarem entre si e que ganha proporções gigantescas.
Sala e horários

Cena do filme "Clube da Luta", um dos filmes mais famosos lançados em 1999
Cena do filme "Clube da Luta", lançado em 1999 - Divulgação

Encontro Marcado
Outro longa estrelado por Pitt é projetado no Belas Artes, nesta terça (7). “Encontro Marcado” (1998), de Martin Brest, narra a vinda da Morte à Terra, onde ela assume a forma de um belo jovem e, enquanto aprende sobre assuntos mundanos com um magnata, se apaixona pela filha dele. A sessão faz parte do Cineclube da Morte e é sucedida por debate com os idealizadores do projeto.
Sala e horário

Cena de "Encontro Marcado"
Cena de "Encontro Marcado" - Divulgação

A Árvore dos Tamancos
Vencedor da Palma de Ouro, o longa dirigido pelo italiano Ermanno Olmi em 1978 ganha sessão no IMS, 
neste sábado (4) e na terça (7); o filme narra o cotidiano de uma família camponesa do século.
Sala e horário

Milos Forman
Morto em 2018, o cineasta tcheco Milos Forman ganha retrospectiva no Cinesesc, que se estende até 15/5. Todos os 13 longas de ficção feitos para o cinema pelo diretor estão na programação, que ainda inclui dois documentários, um curta e um making of. Quatro títulos são exibidos em 35 mm, sendo eles “Os Amores de uma Loira” (1965), “Procura Insaciável” (1971), “O Povo contra Larry Flynt” (1996) e “Sombras de Goya” (2006). Também ganham projeção os vencedores do Oscar “Um Estranho no Ninho” (1975) e “Amadeus” (1984). Algumas cópias vieram direto do Instituto Nacional do Filme Tcheco, emprestadas especialmente para a mostra. Entre esta segunda (6) e quinta (9), o crítico de cinema Sérgio Alpendre ministra curso sobre a carreira de Forman.
Sala e horários

Wes Anderson
Responsável por filmes que investem fortemente na estética, com visuais coloridos e por vezes lúdicos, Wes Anderson acaba de completar 50 anos. Para comemorar, o MIS promove, entre esta quarta (8) e 12/5, mostra gratuita em homenagem ao cineasta. Todos os nove longas dirigidos pelo americano, além do curta “Hotel Chevalier” (2007), estão na programação. Destaque para o indicado ao Oscar de melhor filme “O Grande Hotel Budapeste” (2014) e para as animações em stop motion “O Fantástico Sr. Raposo” (2009), sobre uma família de raposas que precisa escapar das garrafas de três cruéis fazendeiros, e “Ilha dos Cachorros” (2018), seu último trabalho. Nele, um menino vai a uma ilha para onde todos os cachorros japoneses foram mandados para encontrar seu bichinho de estimação.
Sala e horários

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais