Muito além das estreias de cinema semanais, salas especiais de São Paulo promovem, com frequência, mostras, sessões com debates, projeções comemorativas e outros eventos destinados aos cinéfilos da cidade. Confira a seguir a programação de cinema fora do circuito comercial desta semana.
Cine na Praça
Ao longo de junho, a praça Victor Civita recebe sessões de cinema que celebram o mês do orgulho LGBT. Semanais, as projeções acontecem às quintas e são gratuitas. Os filmes exibidos nas próximas edições são “A Garota Dinamarquesa” (20/6) e “Desobediência” (27/6). No dia 21/6, há programação especial, com o longa “Paraíso Perdido”, roda de conversa e show do cantor Jaloo.
Pça. Victor Civita - R. Sumidouro, 580, Pinheiros. Qui.: 19h. Até 27/6. GRÁTIS
Cinematographo - De Volta para o Futuro
Clássico dos anos 1980, o filme de Robert Zemeckis sobre um garoto que volta no tempo ganha sessão no MIS como parte do projeto Cinematographo, neste domingo (16), com sonorização ao vivo.
MIS - Av. Europa, 158, Jardim Europa, tel. 2117-4777. Dom. (16): 15h e 18h. Ingr.: R$ 12.
Diversidade no Cinema Paulista
Para celebrar o mês da diversidade, o Cinesesc realiza mostra com filmes paulistas que, nas décadas de 1980 e 1990, se propuseram a discutir sexualidade. Os longas selecionados foram “O Olho Mágico do Amor” (1982; foto), “Onda Nova” (1983), “Estrela Nua” (1984) e “O Corpo” (1991), dirigidos por José Antônio Garcia e, no caso dos três primeiros, codirigidos por Ícaro Martins. Gratuitas, as sessões acontecem sempre às 19h, entre esta quinta (20) e 23/6.
Sala e horários
Eles Estão entre Nós
O Cinusp promove, até 30/6, uma mostra de outro planeta. Dedicada a filmes que discutem a existência de vida fora da Terra, a programação, gratuita, reúne títulos como os apavorantes "Sinais" (2002) e "Sob a Pele" (2013), o clássico "Contatos Imediatos de Terceiro Grau" (1977) e os carregados de mensagens "A Chegada" (2016) e "Distrito 9" (2009).
Sala e horários
Festival Varilux de Cinema Francês
Um dos principais eventos dedicados à cultura francesa no país, o Festival Varilux de Cinema Francês chega a cerca de 80 cidades brasileiras. Até 19/6, 16 longas recentes e um clássico ganham sessões pelo projeto. Em São Paulo, as exibições acontecem no Cinearte, no Petra Belas Artes e no Espaço Itaú de Cinema - Augusta, além das unidades Eldorado e Villa Lobos da Cinemark e em outros endereços que não são cinemas.
Confira a programação completa em variluxcinefrances.com
Saiba mais
In-Edit
Voltado para curtas e longas-metragens sobre o mundo da música, o festival chega à 11ª edição brasileira nesta quarta (12) e exibe, até 23/6, 57 títulos nacionais e estrangeiros.
Confira a programação completa em in-edit-brasil.com
Saiba mais
Noitão Cores de Almodóvar
Exibido no último Festival de Cannes, de onde saiu com o prêmio de melhor ator para Antonio Banderas, “Dor e Glória” acompanha um cineasta em crise que repensa sua vida. Para celebrar a chegada do longa aos cinemas, o Petra Belas Artes promove, nesta sexta (14), o Noitão Cores de Almodóvar, maratona de filmes do espanhol. Nesta edição do evento, porém, “Dor e Glória” é o único título cuja exibição é certa —os outros dois longas que o sucedem são surpresa. Três salas estão na programação, cada uma inspirada em uma cor tradicional na paleta do cineasta: laranja, amarelo e vermelho.
Salas e horários
Petra Belas Artes da Diversidade
Dando continuidade à mostra que homenageia a diversidade sexual e de gênero, o Petra Belas Artes exibe, nesta quarta (19), às 20h, o longa nacional “Copa 181”. Ainda inédito nos cinemas, a trama mostra como a chegada de uma sauna gay à vizinhança impacta a vida de um casal. Após a sessão, há bate-papo com o diretor, Dannon Lacerda, e com André Fischer, criador do Festival Mix Brasil.
Salas e horários
Retrospectiva Henri-Georges Clouzot
O IMS promove, até 21/6, retrospectiva do cineasta francês Henri-Georges Clouzot (1907-1977), expoente do cinema noir. Cinco filmes em cópia restaurada fazem parte da programação: “O Assassino Mora no 21” (1942), “O Salário do Medo” (1953), “As Diabólicas” (1954), “O Mistério de Picasso” (1955) e “A Verdade” (1960). Também são projetados dois longas sobre a obra de Clouzot, “O Escândalo Clouzot” (2017) e “O Inferno de Henri-Georges Clouzot” (2009).
Sala e horários
Santiago, Itália
O documentário mostra o trabalho da embaixada da Itália no Chile durante a ditadura de Pinochet, quando auxiliou diversos perseguidos políticos. A sessão de pré-estreia, gratuita, é promovida pela Folha e é seguida de debate com Fernando Haddad e com o advogado José Carlos Dias. A mediação é de Daigo Oliva, editor de Mundo do jornal.
Sala e horário
Comentários
Ver todos os comentários