Noitão de Almodóvar e 'De Volta para o Futuro' com trilha ao vivo são atrações fora do circuito

Confira produções exibidas em programações especiais de cinema nesta semana em SP

São Paulo

Muito além das estreias de cinema semanais, salas especiais de São Paulo promovem, com frequência, mostras, sessões com debates, projeções comemorativas e outros eventos destinados aos cinéfilos da cidade. Confira a seguir a programação de cinema fora do circuito comercial desta semana.​

Cine na Praça
Ao longo de junho, a praça Victor Civita recebe sessões de cinema que celebram o mês do orgulho LGBT. Semanais, as projeções acontecem às quintas e são gratuitas. Os filmes exibidos nas próximas edições são “A Garota Dinamarquesa” (20/6) e “Desobediência” (27/6). No dia 21/6, há programação especial, com o longa “Paraíso Perdido”, roda de conversa e show do cantor Jaloo.
Pça. Victor Civita - R. Sumidouro, 580, Pinheiros. Qui.: 19h. Até 27/6. GRÁTIS

Cinematographo - De Volta para o Futuro
Clássico dos anos 1980, o filme de Robert Zemeckis sobre um garoto que volta no tempo ganha sessão no MIS como parte do projeto Cinematographo, neste domingo (16), com sonorização ao vivo.
MIS - Av. Europa, 158, Jardim Europa, tel. 2117-4777. Dom. (16): 15h e 18h. Ingr.: R$ 12.

 

Diversidade no Cinema Paulista
Para celebrar o mês da diversidade, o Cinesesc realiza mostra com filmes paulistas que, nas décadas de 1980 e 1990, se propuseram a discutir sexualidade. Os longas selecionados foram “O Olho Mágico do Amor” (1982; foto), “Onda Nova” (1983), “Estrela Nua” (1984) e “O Corpo” (1991), dirigidos por José Antônio Garcia e, no caso dos três primeiros, codirigidos por Ícaro Martins. Gratuitas, as sessões acontecem sempre às 19h, entre esta quinta (20) e 23/6.
Sala e horários

A atriz Tânia Alves em cena do filme "Olho Mágico do Amor", de Ícaro Martins e José Antonio Garcia
A atriz Tânia Alves em cena do filme "Olho Mágico do Amor", de Ícaro Martins e José Antonio Garcia - Divulgação

Eles Estão entre Nós
O Cinusp promove, até 30/6, uma mostra de outro planeta. Dedicada a filmes que discutem a existência de vida fora da Terra, a programação, gratuita, reúne títulos como os apavorantes "Sinais" (2002) e "Sob a Pele" (2013), o clássico "Contatos Imediatos de Terceiro Grau" (1977) e os carregados de mensagens "A Chegada" (2016) e "Distrito 9" (2009).
Sala e horários

Festival Varilux de Cinema Francês
Um dos principais eventos dedicados à cultura francesa no país, o Festival Varilux de Cinema Francês chega a cerca de 80 cidades brasileiras. Até 19/6, 16 longas recentes e um clássico ganham sessões pelo projeto. Em São Paulo, as exibições acontecem no Cinearte, no Petra Belas Artes e no Espaço Itaú de Cinema - Augusta, além das unidades Eldorado e Villa Lobos da Cinemark e em outros endereços que não são cinemas.
Confira a programação completa em variluxcinefrances.com
Saiba mais

In-Edit
Voltado para curtas e longas-metragens sobre o mundo da música, o festival chega à 11ª edição brasileira nesta quarta (12) e exibe, até 23/6, 57 títulos nacionais e estrangeiros.
Confira a programação completa em in-edit-brasil.com
Saiba mais

Noitão Cores de Almodóvar
Exibido no último Festival de Cannes, de onde saiu com o prêmio de melhor ator para Antonio Banderas, “Dor e Glória” acompanha um cineasta em crise que repensa sua vida. Para celebrar a chegada do longa aos cinemas, o Petra Belas Artes promove, nesta sexta (14), o Noitão Cores de Almodóvar, maratona de filmes do espanhol. Nesta edição do evento, porém, “Dor e Glória” é o único título cuja exibição é certa —os outros dois longas que o sucedem são surpresa. Três salas estão na programação, cada uma inspirada em uma cor tradicional na paleta do cineasta: laranja, amarelo e vermelho.
Salas e horários

Petra Belas Artes da Diversidade
Dando continuidade à mostra que homenageia a diversidade sexual e de gênero, o Petra Belas Artes exibe, nesta quarta (19), às 20h, o longa nacional “Copa 181”. Ainda inédito nos cinemas, a trama mostra como a chegada de uma sauna gay à vizinhança impacta a vida de um casal. Após a sessão, há bate-papo com o diretor, Dannon Lacerda, e com André Fischer, criador do Festival Mix Brasil.
Salas e horários

Cena de "Copa 181"
Cena de "Copa 181" - Divulgação

Retrospectiva Henri-Georges Clouzot
O IMS promove, até 21/6, retrospectiva do cineasta francês Henri-Georges Clouzot (1907-1977), expoente do cinema noir. Cinco filmes em cópia restaurada fazem parte da programação: “O Assassino Mora no 21” (1942), “O Salário do Medo” (1953), “As Diabólicas” (1954), “O Mistério de Picasso” (1955) e “A Verdade” (1960). Também são projetados dois longas sobre a obra de Clouzot, “O Escândalo Clouzot” (2017) e “O Inferno de Henri-Georges Clouzot” (2009).
Sala e horários

Cena de "A Verdade"
Cena de "A Verdade" - Divulgação

Santiago, Itália
O documentário mostra o trabalho da embaixada da Itália no Chile durante a ditadura de Pinochet, quando auxiliou diversos perseguidos políticos. A sessão de pré-estreia, gratuita, é promovida pela Folha e é seguida de debate com Fernando Haddad e com o advogado José Carlos Dias. A mediação é de Daigo Oliva, editor de Mundo do jornal. 
Sala e horário

Cena de "Santiago, Itália"
Cena de "Santiago, Itália" - Divulgação

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais