Pré-indicado ao Oscar e debate sobre mulheres no audiovisual são destaques do dia na Mostra

"Cavalos Roubados" e "As Protagonistas" estão entre as dicas desta segunda (21)

Os principais destaques desta segunda (21) na 43ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo são a exibição de "Cavalos Roubados" e "As Protagonistas", seguido de debate com a diretora Tata Amaral.

"Cavalos Roubados", de Hans Petter Moland - Noruega
Cena de "Cavalos Roubados" (2019), de Hans Petter Moland - Divulgação

Representante da Noruega ao Oscar de melhor filme internacional, "Cavalos Roubados" também foi premiado no Festival de Berlim. O longa conta a história de um homem que é forçado a confrontar as memórias de um verão há 30 anos, em que seu pai o abandonou e fugiu com a mulher por quem ele próprio era interessado.

"As Protagonistas" é uma série de 13 episódios, em que a história do cinema brasileiro é recontada do ponto de vista de cineastas mulheres. Na Mostra, apenas um capítulo será exibido. Após a projeção, haverá um fórum sobre as conquistas e desafios femininos na área.

Também haverá outra exibição de "Babenco", documentário dirigido por Bárbara Paz premiado em Veneza. Nele, ela reconta a vida e obra do cineasta, com quem era casada.

Confira dez indicações para hoje na Mostra:

Cavalos Roubados
Ao reencontrar uma amizade antiga, um homem tem de lidar com as memórias de seu pai, que o abandonou 30 anos antes para fugir com a mulher por quem ele próprio era interessado na época. 

Veja salas e horários

As Protagonistas
Um capítulo de minissérie de 13 episódios que reconta história do cinema brasileiro pela óptica de diretoras. Exibição será seguida de debate sobre mulheres no audiovisual.

Veja salas e horários

Babenco - Alguém tem que Ouvir o Coração e Dizer: Parou
Filmado nos últimos anos de vida de Héctor Babenco (1946-2016) por sua mulher, Bárbara Paz, este documentário traz reflexões e momentos marcantes da vida e da obra do diretor, conhecido por filmes como “Pixote - A Lei do Mais Fraco” (1980).

Veja salas e horários

O Fantasma de Peter Sellers
Tudo deu errado em um filme de piratas com Peter Sellers gravado no Chipre, nos anos 1970. Após 45 anos, o mesmo diretor do longa (nunca lançado) ressignifica a experiência, desta vez, como documentarista.

Veja salas e horários

O Ritual
Após ficar viúvo e sem seu medicamento psiquiátrico nos confins da Islândia, um americano pode estar descobrindo um segredo ancestral —ou sofrendo uma violenta psicose. A trilha sonora foi composta por Patrick Stump, vocalista do Fall Out Boy.

Veja salas e horários

Final Feliz
Comédia romântica sobre um casal de septuagenários que se separa ao perceber que tinha visões bem diferentes de como aproveitar a aposentadoria. Agora, os dois terão de enfrentar novos desafios e oportunidades.

Veja salas e horários

Koko-di Koko-da
Um casal se aventura por uma floresta para tentar salvar seu relacionamento, deteriorado pelo luto. Durante a noite, descobrem estar presos em um psicodélico pesadelo.

Veja salas e horários

O Diabo entre as Pernas
Em preto e branco, aborda as nuances e a sexualidade de um casal de septuagenários, cuja violenta relação tem um delicado equilíbrio. Do mesmo diretor de “Ninguém Escreve ao Coronel”, exibido na 23ª Mostra.

Veja salas e horários

Sangue de Pelicano
Como os pelicanos, que alimentam seus filhos com o próprio sangue, esta mãe tomará medidas drásticas para ajudar sua filha adotiva, que começa a exibir comportamentos agressivos.

Veja salas e horários

Lillian
Após seu visto de permanência vencer, uma imigrante russa decide voltar a pé dos Estados Unidos até sua terra natal. Inspirado em uma história real.

Veja salas e horários

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais