Descrição de chapéu mostra de cinema
Cinema

Projeta Brasil da Cinemark exibe 49 filmes nacionais a R$ 4 e reprisa 'Carlota Joaquina'

Programação acontece nesta terça (12) nos cinemas da rede em todo país

São Paulo

Em sua 20ª edição, o Projeta Brasil exibe, nesta terça-feira (12), 49 longas brasileiros com ingressos a R$ 4. São 617 salas em 83 unidades da rede Cinemark de todo o país que participam da programação, buscando valorizar o cinema nacional.

A seleção reúne filmes recentes que estiveram ou estão em cartaz de todos os gêneros. Também haverá uma seleção de cinco títulos mais antigos. São eles: “Carlota Joaquina, Princesa do Brazil” (1995), de Carla Camurati, “Se Eu Fosse Você” (2006), de Daniel Filho, “Minha Mãe É Uma Peça” (2013), de André Pellenz, “Divã” (2009), de José Alvarenga Júnior, e “Nosso Lar” (2010), de Wagner de Assis.

O dinheiro arrecadado com as entradas é revertido para programas educativos e de incentivo à produção audiovisual brasileira.

Confira abaixo os longas que são projetados na Grande São Paulo e clique aqui para consultar a programação. Salas e horários estão disponíveis no site do Guia Folha.

Alaska
Após anos separados, um antigo casal decide visitar a Chapada dos Veadeiros, local que foi cenário de sua história de amor. Lá, redescobrem os sentimentos que têm um pelo outro.

Alma Imoral
O documentário contrapõe ciência e religião, corpo e alma, para discutir diferentes crenças, convenções e transgressões. Baseado na obra homônima do rabino e escritor Nilton Bonder.

O Amor Dá Trabalho
Depois de sua morte em um acidente de trabalho, um malandro tem sua alma presa no limbo, que toma forma de uma repartição pública. Para ir ao paraíso, ele precisa unir um homem e uma mulher de personalidades completamente distintas.

Bacurau
Em um futuro próximo, uma pequena cidade no sertão nordestino lamenta a morte de uma anciã. Dias depois, os moradores percebem que o local sumiu dos mapas e começam a ser aterrorizados por uma onda de assassinatos misteriosos. Codirigido por Kleber Mendonça Filho, mesmo diretor por trás de "Aquarius" (2016). Prêmio do júri no Festival de Cannes de 2019.

Carlota Joaquina, Princesa do Brazil
O filme faz um retrato da mulher de dom João 6º, que foi rainha do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves de 1816 a 1922. A produção retrata momentos como a vinda da corte portuguesa para a colônia brasileira.

Chorar de Rir
A estrela de um programa televisivo decide mudar os rumos de sua carreira depois que recebe o prêmio de melhor humorista do ano. Para desespero de seus empresários, ele se afasta da comédia e tenta emplacar papéis em tramas dramáticas.

Cine Holliúdy 2: A Chibata Sideral
Sequência de "Cine Holliúdy" (2012), a comédia se passa no interior do Ceará, nos anos 1980, e acompanha o proprietário de um cinema ameaçado pela popularização da TV. Após testemunhar uma experiência alienígena, decide filmar um longa de ficção científica no qual Lampião enfrenta extraterrestres.

Diários de Classe
O documentário acompanha três mulheres que frequentam centros de alfabetização para adultos. Uma delas é presidiária, outra é empregada doméstica e a última é uma jovem transexual.

Divã
Uma mulher casada e com filhos tem sua estável vida abalada quando começa a se consultar com um analista. Ela toma contato com emoções que desconhecia e precisa da ajuda da família e amigos para conseguir lidar com isso.

Divaldo - O Mensageiro da Paz
Baseado em fatos reais, conta a história do médium espírita Divaldo Pereira Franco. A produção mostra as primeiras manifestações da mediunidade, aos quatro anos, e como o dom tornou o baiano um importante líder religioso.

Ela Disse, Ele Disse
Dois alunos novos de um colégio --ela estudiosa, ele desleixado-- formam uma improvável amizade, por meio da qual aprendem a lidar com problemas familiares e conflitos da juventude.

Eu Sou Brasileiro
De origem humilde, um jogador de futebol sonha em ser contratado por um grande time para dar melhores condições de vida à mãe. Mas quando um olheiro finalmente vai a uma partida do jovem, ele sofre um acidente em campo e é forçado a desistir de seus planos.

Eu Sou Mais Eu
Uma estrela da música pop nacional, extremamente arrogante e narcisista, é transportada para sua adolescência após o ataque de uma fã. De volta aos tempos em que era vítima de bullying, ela precisa se redescobrir para retornar à realidade.

Exterminadores do Além Contra a Loira do Banheiro
Três youtubers que se dizem especialistas em eventos sobrenaturais decidem alcançar a fama capturando o espírito da Loira do Banheiro.

O Fantástico Patinho Feio
O documentário narra a história de quatro moradores de Brasília que, na década de 1960, decidiram montar um carro de corrida para competir em uma das mais importantes provas de automobilismo do país.

O Filho do Homem
O filme conta a vida de Jesus, desde o anúncio da gravidez de Maria pelo arcanjo Gabriel até sua crucificação.

O Galã
Recluso e excêntrico, um conhecido autor de novelas precisa decidir quem interpretará o galã de sua nova trama: o irmão, sem talento e dinheiro, ou um jovem ator em ascensão.

O Grande Circo Místico
O longa acompanha cinco gerações de uma família que é dona de um circo. Baseado no poema homônimo de Jorge de Lima, esteve em sessão especial do Festival de Cannes. Exibido na 42ª Mostra.

Hebe - A Estrela do Brasil
Filme retrata a apresentadora de televisão no momento em que se demite como forma de protesto pela pressão dos órgãos de censura sobre seu programa nos anos 1980. Enquanto na vida pública mostrava coragem para abordar temas tabu, na particular tinha dificuldade em escapar de um relacionamento com um companheiro ciumento.

A História de Um Sonho: Todas as Casas do Timão
Filme narra a trajetória do Corinthians para conseguir um estádio próprio, mostrando como o time fez de diferentes campos sua morada ao longo da história.

Histórias Estranhas
Oito histórias de terror dirigidas por jovens cineastas brasileiros formam esta coletânea, que mistura violência, bizarrices e forças sobrenaturais.

Intimidade entre Estranhos
Uma mulher se muda para o Rio de Janeiro junto com o marido, que atua em uma série para a TV. Longe dos amigos e do trabalho, ela também se sente distante do amado, que passa o dia nas gravações. Ela então decide se aproximar de um vizinho mais novo.

Kardec
Biografia de Allan Kardec (1804-1869), educador e escritor francês responsável por lançar as bases do espiritismo.

Marés
Após viver uma situação de perigo, um fotógrafo que está se divorciando da mulher decide enfrentar o alcoolismo para não perder a guarda da filha que tanto ama.

Maria do Caritó
Uma mulher de 50 anos que foi prometida pelo pai para ser entregue virgem a um santo desconhecido sonha encontrar o verdadeiro amor. Adaptação da peça homônima escrita pelo pernambucano Newton Moreno.

A Mata Negra
O filme de terror acompanha uma garota que encontra um livro de feitiçaria em uma floresta no interior do Espírito Santo. Mas, além de dar poder a quem o possui, o objeto é portador de uma magia sombria e perigosa.

Minha Fama de Mau
Embalado por canções da jovem guarda, o filme mostra a ascensão do cantor e compositor Erasmo Carlos enquanto explora sua relação com outros músicos do período, como Roberto Carlos e Wanderléa.

Minha Mãe É Uma Peça
Após se divorciar do marido, que a trocou por uma mulher mais jovem, uma mãe de meia-idade se torna superprotetora em relação a seus filhos, que já são crescidos. Ao descobrir que está sendo inconveniente, ela desaparece para visitar uma parente com a qual pode desabafar e recordar bons momentos da vida. ​

Minha Vida em Marte
Adaptação da peça homônima e sequência do longa "Os Homens São de Marte e É pra Lá que Eu Vou" (2014), a comédia acompanha uma mulher que, após enfrentar uma crise no casamento, viaja com o melhor amigo para Nova York, onde reaprende a curtir a vida de solteira.

Morto Não Fala
Um homem que trabalha em um necrotério possui o dom de se comunicar com os mortos. Quando as conversas são direcionadas a questões de sua vida pessoal, ele se torna alvo de uma maldição que ameaça sua família.

A Mulher do Meu Marido
Ao descobrir que seu marido a trai, uma mulher não se incomoda, pois acredita que o caso faz bem para seu casamento. Até que ela decide se envolver com o companheiro da amante, gerando uma troca de casais. 

Mussum, Um Filme do Cacildis
O documentário conta a história de Antônio Carlos Bernardes Gomes (1941-1994), o Mussum, desde sua carreira como sambista no grupo Os Originais do Samba até a popularidade conquistada como humorista no programa de televisão "Os Trapalhões".

Nada a Perder 2
Inspirado na trilogia autobiográfica "Nada a Perder", o filme dá sequência ao longa de 2018 e narra a história do bispo Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus e dono da TV Record.

Nosso Lar
Um homem morre e acorda em uma planície escura e desértica, repleta de gritos e seres que vivem na sombra. Após passar um tempo neste local, ele é levado para a cidade de Nosso Lar, onde tem acesso a novas lições e conhecimentos. Baseado na obra de  Chico Xavier.

Onde a Moeda Cai em Pé - A História do SPFC
Por meio de entrevistas com torcedores, ex-jogadores e historiadores, o documentário traça a história do São Paulo Futebol Clube. Das piores derrotas aos três títulos mundiais, o filme apresenta os momentos primordiais de um dos times mais vitoriosos do país.

Paisagem - Um Olhar sobre Roberto Burle Marx
A vida e a obra de Roberto Burle Marx (1909-1994) são retratadas neste documentário. O longa resgata a trajetória do pintor, escultor e paisagista que projetou praças e jardins em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Recife.

A Pedra da Serpente
Após sofrer um aborto espontâneo, uma mulher decide passar um período em Peruíbe, no litoral paulista. Lá, conhece um homem misterioso, com quem se envolve. Paralelamente, um habitante da cidade desaparece e as pessoas começam a acreditar que o caso tem relação com seres extraterrestres.

De Pernas pro Ar 3
Terceiro longa da saga de comédia que fez sua estreia em 2010, acompanha a dona de uma franquia de sex shops. Cansada da rotina, ela decide se aposentar e entregar a empresa aos cuidados da mãe, até que uma jovem concorrente surge no mercado.

A Quarta Parede
Um jovem que integra uma companhia de teatro é deixado de fora de uma montagem de "Entre Quatro Paredes", de Jean-Paul Sartre, e questiona os critérios do diretor durante a audição. Para se vingar, decide manipular o elenco por meio das redes sociais.

Rasga Coração
Baseado na obra de ​Oduvaldo Vianna Filho, o longa acompanha um militante que luta há 40 anos por causas que considera revolucionárias. Mas a relação com o filho lembra sua juventude e o faz perceber que talvez esteja ficando antiquado. Exibido na 42ª Mostra.

Sai de Baixo - O Filme
Baseado na série de televisão homônima, o filme acompanha Caco Antibes, Magda, Ribamar e outros personagens do humorístico após uma longa temporada do protagonista na prisão. Falidos, os personagens decidem transportar joias ilegais para fora do Brasil.

 

Santos de Todos os Gols
O documentário reúne depoimentos de atletas do Santos, como Pelé, Robinho e Neymar, e de torcedores para recontar a história do time e de alguns dos grandes gols marcados por seus jogadores. Da mesma diretora de "Santos, 100 Anos de Futebol Arte" (2012).

Se Eu Fosse Você
Após uma briga conjugal mais tensa que as de costume, um publicitário bem-sucedido e uma professora de música que são casados há anos trocam de corpos. Eles tentam aparentar normalidade enquanto não retornam ao normal, mas descobrem o quão difícil é viver a vida do outro.​ ​

O Segredo de Davi
Um universitário tímido, que cresceu sem os pais e longe do resto da família, é atormentado por lembranças do passado que o levam a cometer crimes. Quando se torna um serial killer, passa a publicar vídeos de seus assassinatos na internet, ganhando notoriedade.

Simonal
A cinebiografia acompanha a carreira do músico carioca Wilson Simonal (1938-2000), de sua ascensão e astronômico sucesso até o envolvimento com membros da ditadura militar, que o levou ao ostracismo. Vencedor dos prêmios de melhor fotografia, direção de arte e trilha sonora no Festival de Gramado. Exibido na 42ª Mostra.

Socorro! Virei Uma Garota
Na comédia, um estudante do ensino médio deseja ser a pessoa mais popular do colégio ao ver uma estrela cadente. No dia seguinte, ele acorda no corpo de uma garota, que faz sucesso entre os colegas e também na internet.

Tito e Os Pássaros
Na animação, um menino tímido precisa encontrar o antídoto para uma epidemia que deixa pessoas doentes após levarem sustos. Vencedor do prêmio do júri de melhor longa infantil no Anima Mundi.

Ultraje
Documentário mostra a história da banda de rock nacional Ultraje a Rigor, desde os anos 1980 até os dias atuais.

Vai Que Cola - O Começo
Continuação do filme de 2015 que nasceu como série de TV. Longa mostra como uma feijoada organizada em um morro do Rio de Janeiro uniu pessoas e foi decisiva para o surgimento da pensão onde os personagens vivem juntas.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais