Descrição de chapéu Cinema
Cinema

Festival de Curtas faz esquenta online com filmes de diretores consagrados

Títulos de Jorge Furtado, Laís Bodansky e Tata Amaral integram prévia da mostra

São Paulo

No dia 20 de agosto começa o Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo, um dos eventos mais tradicionais do circuito de mostras da cidade, que chega à sua 31ª edição, e que neste ano será inteiramente online.

Antes, porém, a organização do festival preparou um "esquenta", com sete curtas clássicos e premiados da história do festival, que ficam disponíveis até 30/8 na plataforma kinoforum.org.br, sob o tema Criatividade em Tempo de Crise.

Já estão no ar títulos como o cult "Ilha das Flores" (1989), de Jorge Furtado. Outros diretores consagrados em longas também estão presentes, como Laís Bodanzky, com "Cartão Vermelho" (1994), e Tata Amaral, com "Viver a Vida" (1991).

Na próxima quinta (13), o site disponibiliza os curtas "Frankstein Punk" (1986), de Cao Hamburger e Eliana Fonseca, "A Mulher Fatal Encontra o Homem Ideal" (1987), de Carla Camurati, "Dov'è Meneghetti?" (1989), de Beto Brant, e "A Origem dos Bebês Segundo Kiki Cavalcanti" (1995), de Anna Muylaert. Os cinco diretores participam de um bate-papo a partir das 20h do mesmo dia.

Para ter acesso à programação é necessário fazer um cadastro no site do evento.

"Ilha das Flores" foi premiado no Festival de Berlim e acompanha a trajetória de um tomate, desde seu plantio até o descarte na comunidade pobre de Ilha das Flores, discutindo a cadeia de produção e consumo de alimentos.

Já "Viver a Vida" retrata a movimentada rotina de um office-boy e "Cartão Vermelho" tem como protagonista uma adolescente que gosta de jogar futebol até que percebe os efeitos de seu amadurecimento.

No segundo bloco da programação, "Frankstein Punk" conta a história de Frank, que não entende porquê assusta as pessoas; "A Mulher Fatal Encontra o Homem Ideal" apresenta uma fada madrinha que vira estrela de cinema.

As fugas do famoso ladrão Meneghetti são tema de "Dov'è Meneghetti?" e "A Origem dos Bebês Segundo Kiki Cavalcanti" aborda o relacionamento de um casal sob o conto de vista de sua filha de seis anos.

Criatividade em Tempo de Crise
Até de 30/8 em kinoforum.org.br. Grátis.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais