Conheça filmes da Mostra de Cinema que falam dos dilemas da imigração

'A Santa do Impossível', 'Gato na Parede' são outras sugestões em cartaz no festival

São Paulo

O sonho de viver nos Estados Unidos é retratado no filme “A Santa do Impossível”, em que uma família de peruanos tenta a vida em Nova York, de forma ilegal. Em "Gato na Parede", uma família da Bulgária se muda para Londres. Já em "Berlin Alexanderplatz", um imigrante ilegal resgatado no sul da Europa busca sobreviver no submundo da Berlim do título.

O tema e os dilemas da imigração atravessam diversos filmes da 44ª Mostra Internacional de Cinema, que acontece pela primeira vez online e fica em cartaz até o dia 4 de novembro.

A seguir, confira dicas de produções do festival que falam sobre imigração em diferentes países. Neste ano, por causa da pandemia, a Mostra ocorre online, com títulos disponibilizados virtualmente pela plataforma de streaming Mostra Play e ingressos que custam R$ 6 por exibição.

*

Berlin Alexanderplatz
Alemanha/Holanda, 2019. Direção: Burhan Qurbani. Com: Welket Bungué, Jella Haase e Albrecht Schuch.
Ao ser resgatado no litoral sul da Europa, Francis jura a Deus que será um novo e melhor homem. Em Berlim, ele se dá conta da dificuldade que é ser um imigrante ilegal e cai nos encantos de um alemão que lhe promete um trabalho no submundo de Berlim, com a promessa de dinheiro fácil.


Gato na Parede
Bulgária, 2019. Direção: Mina Mileva e Vesela Kazakova. Com: Irina Atanasova, Angel Genov e Orlin Asenov.
Uma mulher búlgara mora com o filho e o irmão numa residência municipal em Londres. Ali, o elevador é usado como banheiro e os moradores se tratam em meio a gritos e insultos. Uma reforma terá que ser feita no local e será arcada pelos moradores dali. Em meio a tantos problemas, um gato se entrincheira dentro de uma parede.


O Santo do Impossível
Suíça, 2020. Direção: Marc Raymond Wilkins. Com: Magaly Solier Romero, Adriano Durand e Marcelo Durand.
Dois irmãos adolescentes peruanos são imigrantes ilegais em Nova York que anseiam pelo amor de uma misteriosa garota croata. A mãe deles se apaixona por um escritor suíço e sonha em construir uma vida com o novo amor. O sonho deles, no entanto, se transforma numa armadilha para uma deportação.


Sem Ressentimentos
Alemanha, 2020. Direção: Faraz Shariat. Com: Benjamin Radjaipour, Banafshe Hourmazdi e Eidin Jalali.
Parvis, que é imigrante na Alemanha, rouba uma garrafa de bebida no dia do seu aniversário. Ele é pego e, como é filho de iranianos exilados, é obrigado a fazer trabalhos comunitários em um centro de refugiados. Lá, ele se apaixona por Amon, que fugiu do Irã com a irmã.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais