Conheça filmes do Festival Varilux que foram exibidos em mostras internacionais

Destaques incluem a comédia 'Apagar o Histórico', vencedora do Urso de Prata em Berlim

São Paulo

Um dos eventos mais esperados por fãs do cinema europeu volta a ficar em cartaz em São Paulo —e de forma presencial, apesar da pandemia do coronavírus.

Até o dia 3 de dezembro, a cidade recebe o Festival Varilux de Cinema Francês, que conta neste ano com 18 produções e inclui uma homenagem ao clássico de Jean-Luc Godard “Acossado”, que está completando 60 anos.

Inicialmente marcada para junho, a mostra foi adiada por causa da Covid-19 e contou com uma edição virtual em abril, com 50 títulos participantes de edições anteriores. As produções exibidas agora, de forma presencial, são inéditas no Brasil —com exceção de “Acossado”, é claro.

Entre os destaques, há a comédia “Apagar o Histórico”, vencedora do Urso de Prata no último Festival de Berlim. Confira a seguir mais produções que participaram de competições e concorreram a prêmios.

*

DESTAQUES DA MOSTRA

Acossado
França, 1960. Direção: Jean-Luc Godard. Com: Jean Seberg, Jean Paul Belmondo e Daniel Boulanger. 14 anos.
Esta edição do Festival Varilux homenageia este clássico da nouvelle vague, que completa 60 anos em 2020. No filme, inspirado em acontecimentos reais, um fugitivo da polícia conhece uma jovem americana nas ruas de Paris e a tenta convencer a ir com ele para a Itália. Vencedor do Urso de Prata de melhor direção no Festival de Berlim de 1960.
Salas e horários.

Cena de "Acossado" (1960), de Jean-Luc Godard
Cena de "Acossado" (1960), de Jean-Luc Godard - Divulgação

Apagar o Histórico
França/Bélgica, 2020. Direção: Gustave Kervern e Benoit Delépine. Com: Blanche Gardin, Denis Podalydes e Corinne Masiero. Classificação não informada.
Prova de que comédias também rendem filmes premiados, o longa acompanha três vizinhos franceses que precisam lidar com questões relacionadas a tecnologia. Unidos, eles planejam uma batalha contra os responsáveis por suas frustrações. Venceu o Urso de Prata no festival de Berlim deste ano.
Salas e horários.


DNA
França/Argélia, 2020. Direção: Maiwenn. Com: Louis Garrel, Fanny Ardant e Marine Vacth. Classificação indicativa não informada.
O quinto longa-metragem de Maiwenn, atriz e diretora responsável pelo premiado “Polisse”, de 2011, apresenta a história de uma mulher de origem argelina que tem a vida abalada por causa da morte do avô, de quem era muito próxima desde a infância. Depois disso, ela passa a ver o relacionamento com a família e a sua própria identidade de outra forma. O drama integrou a seleção oficial do Festival de Cannes.
Salas e horários.


A Famosa Invasão dos Ursos na Sicília
França/Itália, 2019. Direção: Lorenzo Mattotti. Classificação indicativa não encontrada.
A obra do escritor italiano Dino Buzzati é a inspiração para a animação —a única em cartaz no festival. O filme conta a história da invasão de uma aldeia pelo rei dos ursos, determinado a procurar seu filhote que foi vítima de caçadores. O filme recebeu seis indicações em Cannes, no ano passado, além de ser indicado ao César de animação.
Salas e horários.


Gagarine
França, 2020. Direção: Fanny Liatard e Jérémy Trouilh. Com: Alséni Bathily, Lyna Khoudri e Jamil McCraven. Classificação indicativa não informada.
Yuri é um adolescente que sonha em ser astronauta como o russo Yuri Gagarin. Ele convence os amigos a criar um movimento de resistência à demolição do conjunto habitacional onde vivem, comparando a iniciativa a uma missão espacial. O filme integrou a seleção oficial do Festival de Cannes.
Salas e horários.


Mais que Especiais
França/Bélgica, 2019. Direção: Eric Toledano e Olivier Nakache. Com: Vincent Cassel, Reta Kateb e Hélène Vincent. Classificação indicativa não informada.
Dois amigos dividem a experiência de trabalhar em instituições dedicadas a jovens autistas de periferias. Eles têm a tarefa de treinar profissionais para cuidar de casos considerados muito complexos, com jovens rejeitados por outras organizações. Dos diretores de “Intocáveis” e “Samba”, o longa recebeu sete indicações ao César —o Oscar francês.
Salas e horários.


Minhas Férias com Patrick
França/Bélgica, 2020. Direção: Caroline Vignal. Com: Laure Calamy, Benjamin Lavernhe e Olivia Côte. 14 anos.
Quando o amante de Antoinette cancela os planos que fizeram juntos e decide passar as férias com a mulher, ela decide ir atrás dele. Ao chegar ao suposto endereço de descanso do casal, porém, não encontra nada e acaba ficando a maior parte do tempo da viagem na companhia de um burro chamado Patrick. A comédia romântica integrou a seleção oficial do Festival de Cannes.
Salas e horários.

Cena de "Minhas Férias com Patrick" (2020), de Caroline Vignal
Cena de "Minhas Férias com Patrick" (2020), de Caroline Vignal - Divulgação

Slalom
França/Bélgica, 2020. Direção: Charlène Favier. Com: Noée Abita, Jérémie Renier e Catherine Marchal. Classificação indicativa não informada.
Uma atleta de esqui de 15 anos passa a receber orientação de um ex-campeão da modalidade para se preparar para os principais torneios. Inicialmente, ela se dedica para conseguir resultados melhores, mas a dominação física e psicológica do treinador a acabam prejudicando e deixam sequelas mais profundas do que imagina. A produção é mais uma na programação do Varilux que fez parte do Festival de Cannes.
Salas e horários.

Cena de "Slalom" (2020), de Charlène Favier
Cena de "Slalom" (2020), de Charlène Favier - Divulgação

Verão de 85
França/Bélgica, 2020. Direção: François Ozon. Com: Félix Lefebvre, Benjamin Voisin e Philippine Velge. Classificação indicativa não informada.
Ao impedir que Alexis, de 16 anos, se afogue num naufrágio na costa da Normandia, David, que é dois anos mais velho, acaba fazendo um amigo. A amizade, contudo, é idealizada pelo mais novo, que teme que o relacionamento não resista ao fim do verão. Do mesmo diretor de “Dentro de Casa”, de 2012, e “Swimming Pool”, de 2003, o filme explora temas relacionados à juventude e à sexualidade e integrou a seleção de Cannes. No Brasil, também participou do Mix Brasil, em cartaz até domingo, dia 22.
Salas e horários.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais