Descrição de chapéu mostra de cinema
Cinema

Retrospectiva 2020: confira cinco festivais de cinema online que bombaram

Relembre as edições virtuais de eventos como a Mostra Internacional de Cinema de SP e o Mix Brasil

Cena do curta “Mama Bobo”, de Robin Andelfinger e Ibrahima Seydi (Senegal/Bélgica/França)

Cena do curta “Mama Bobo”, de Robin Andelfinger e Ibrahima Seydi (Senegal/Bélgica/França) Divulgação

São Paulo

Mesmo que no finzinho do ano passado já se ouvisse falar do surgimento de um novo vírus do outro lado do mundo, ninguém poderia imaginar que as palavras mais repetidas de 2020 seriam: lave as mãos, passe álcool em gel, vista a máscara e a campeã de todas fique em casa.

Foram meses de incertezas e, principalmente, de adaptações. Já que a recomendação é ainda evitar sair às ruas, o Guia selecionou o que de melhor rolou na cultura neste ano.

Seguindo o modelo internacional, festivais de cinema brasileiros também adiaram suas edições presenciais e migraram para versões online. Desde os mais tradicionais, como a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, até os experimentais, como o Festival Ecrã, encontram maneiras de conciliar a exibição dos filmes com medidas de segurança.

Confira festivais que se bombaram com edições virtuais.

*

5 FESTIVAIS DE CINEMA ONLINE QUE BOMBARAM

É Tudo Verdade
Marcado para realizar a edição comemorativa de 25 anos em março, o festival de documentários foi adiado por causa da pandemia. A solução, compartilhada por outros eventos que costumam lotar salas de cinema, foi migrar a programação para a internet. O É Tudo Verdade exibiu gratuitamente 61 documentários divididos em mostras competitivas. Um dos premiados foi "Libelu", de Diógenes Muniz, sobre uma organização política que reunia estudantes da USP contrários à ditadura militar. Já "Segredos do Putumayo", de Aurélio Michiles, sobre a violação dos direitos de indígenas na Amazônia, recebeu menção honrosa.


Festival de Curtas Kinoforum
Com 212 filmes no repertório, o evento foi um dos primeiras grandes festivais de cinema de São Paulo a confirmar a migração para o formato online, apesar de ter exibido sessões no drive-in. Exibiu filmes como "Nimic", de Yorgos Lanthimos, sobre uma violoncelista, e "Os Anéis da Serpente", de Edison Cajás, sobre uma professora investigada por ex-agentes da ditadura chilena. Além disso, o festival promoveu um panorama especial para obras produzidas durante a quarentena, como "O Interior", de Alice Stamato e Márcio Masselli, sobre um homem isolado em uma quitinete que vê sua rotina mudar com a chegada de uma encomenda.


Festival Ecrã
Experimentações audiovisuais são o foco da mostra que surgiu com a projeção de uma curadoria de filmes em lugares inusitados. Pela primeira vez online, a quarta edição do evento reuniu mais de cem obras entre curtas, longas, instalações e experiências de videoarte, com acesso gratuito. Os destaques incluem participantes de festivais internacionais e estreias mundiais, como "Prazeres Circunstanciais", do americano Lewis Klahr, que contempla a contemporaneidade por meio da manipulação de diferentes materiais.


Mix Brasil
Dedicado à diversidade sexual, o festival exibiu parte da programação online e parte de forma presencial. Além das sessões de cinema, a 28ª edição do Mix Brasil teve shows, peças e bate-papos com a temática. Ao todo, foram exibidos 101 filmes, entre curtas e longas brasileiros e internacionais. Os destaques foram "Verão de 85", de François Ozon, que acompanha o início de uma paixão adolescente gay e "The World to Come", de Mona Fastvolt, premiado no festival de Veneza, sobre duas vizinhas nos Estados Unidos do século 19.


Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
Um dos principais festivais do país, a Mostra de 2020 exibiu 198 títulos durante as duas semanas em que esteve em cartaz. Parte da programação também foi transmitida no drive-in do Petra Belas Artes. Entre os destaques, foram exibidos o documentário "Coronation", de Ai Wei Wei, sobre a pandemia na China, o drama iraniano "Não Há Mal Algum", de Mohammad Rasoulof, vencedor do Urso de Ouro em Berlim, que retrata a realidade de homens que aplicam a pena de morte no país.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais