Descrição de chapéu Filmes
Cinema

Veja 15 filmes para conhecer Woody Allen e se preparar para o fim de 'Allen v. Farrow'

Último episódio da série sobre acusação de abuso sexual contra o diretor é exibida pela HBO Go

São Paulo

Aos 85 anos, Woody Allen não sai dos holofotes. Mas, desta vez, não por causa de um filme novo —e sim pela série documental que traz detalhes de sua vida pessoal e das acusações de abuso sexual que ele enfrenta.

"Allen v. Farrow" é uma produção da HBO, dirigida pelos cineastas Kirby Dick e Amy Ziering, dividida em quatro episódios —três deles já estão disponíveis na plataforma HBO Go, enquanto o quarto e último capítulo tem estreia marcada para este domingo, dia 14.

A série documental apresenta os bastidores da separação entre a atriz Mia Farrow e o cineasta, em 1992, cujo estopim foi a acusação de abuso sexual que teria sido praticado por Allen contra Dylan Farrow, a filha adotiva dele e da ex-mulher, quando a criança tinha apenas sete anos de idade.

A conturbada separação e as denúncias contra Allen marcaram o início dos anos 1990 e guiam a série documental. O caso havia ficado esquecido por décadas, até que voltou à tona depois que o movimento MeToo, surgido em 2017, expôs casos de assédio em Hollywood.

Para recuperar a história, o documentário ouve Dylan Farrow, Mia Farrow, pessoas próximas à família, especialistas em abuso infantil e críticos de cinema. Já Woody Allen é retratado por fotografias, vídeos caseiros, depoimentos e trechos de sua autobiografia, lançada no ano passado, sem apresentar a sua versão dos fatos –o que rendeu críticas ao documentário pela parcialidade no roteiro.

Antes de conferir o desfecho da história na série, conheça 15 obras disponíveis no streaming que ajudam a conhecer a vida e o trabalho de Woody Allen —a seleção passa por produções sobre o cineasta, entrevistas e por filmes que ele dirigiu, de clássicos como "Manhattan" a produções mais recentes como "Blue Jasmine".

NÃO FICÇÃO

Allen v. Farrow
EUA, 2021. Direção: Kirby Dick e Amy Ziering. Uma temporada de quatro episódios. Na HBO Go. 16 anos. Último episódio estreia neste domingo (14)
A produção discute a relação entre Allen e sua filha adotiva Dylan Farrow, que o acusa de ter abusado sexualmente dela quando criança, durante processo de separação com sua mãe adotiva Mia Farrow.
Leia a crítica

mulher loira sorri para bebê loiro sentado no sofá
Mia Farrow e a filha Dylan em imagem de arquivo da série documental da HBO 'Allen v. Farrow' - Divulgação

Conversa com Bial | Woody Allen
Brasil/EUA, 2021. 60 min. No Globoplay. 12 anos
Woody Allen é entrevistado por videoconferencia por Pedro Bial e discute assuntos como a sua rotina durante a quarentena, seus grandes sucessos, novos projetos e as acusações de abuso sexual –diante das quais o diretor se declara inocente.​

Woody Allen e Pedro Bial, na volta do Conversa com Bial - Globo

Woody Allen: Um Documentário
EUA, 2015. Direção: Robert B. Weide. No Apple TV+ e Claro Video. 12 anos
Raro registro da vida pessoal de Woody Allen, o documentário de Robert Weide acompanha o diretor por cerca de uma ano e apresenta detalhes de sua rotina e processo criativo. Sua carreira é destacada com depoimentos de artistas que trabalharam com ele, como Larry David, Diane Keaton, John Cusack e Scarlett Johansson.

SÉRIE

Crisis in Six Scenes
EUA, 2016. Direção: Woody Allen. Com: Woody Allen, Miley Cyrus e Elaine May. Uma temporada de seis episódios. No Amazon Prime Video. 12 anos
A primeira –e talvez última– aventura de Woody Allen no formato de série se passa nos anos 1960 e conta a história de um casal idoso que é acordado no meio da noite com a invasão de sua casa. A partir daí, sua pacata rotina vira de cabeça para baixo. Em cerca de duas horas e meia, é possível maratonar os seis episódios.

FILMES

Blue Jasmine
EUA, 2013. Direção: Woody Allen. Com: Cate Blanchett, Alec Baldwin e Peter Sarsgaard. No Apple TV+, Globoplay, Paramount+, Telecine Play e UOL Play. 12 anos
Inspirado na peça "Um Bonde Chamado Desejo", de Tennessee Williams, o filme conta a história de uma socialite que, após perder seu status por causa da prisão do marido, viaja de Nova York até San Francisco para se hospedar na casa da irmã, que leva uma vida simples. Cate Blanchett recebeu o Oscar de melhor atriz pela performance da protagonista.
Leia a crítica


Café Society
EUA, 2016. Direção: Woody Allen. Com: Jesse Eisenberg, Kristen Stewart e Steve Carell. No Apple TV+, Google Play, Looke, Microsoft Play, Now, Telecine Play, Vivo Play e YouTube Movies. 12 anos
Na Hollywood dos anos 1930, um jovem nova-iorquino começa a trabalhar para o tio, que é um agente de celebridades. Em pouco tempo, ele se apaixona pela secretária do tio, sem saber que faz parte de um triângulo amoroso complicado. De volta à sua cidade natal, ele usa a experiência para gerenciar um bar frequentado por artistas e gângsteres.
Leia a crítica


Um Dia de Chuva em Nova York
EUA, 2019. Direção: Woody Allen. Com: Timothée Chalamet, Elle Fanning e Liev Schreiber. No Google Play, Looke, Microsoft Play, Now, Telecine Play, YouTube Movies e Vivo Play. 14 anos
Alvo de polêmicas depois de o movimento MeToo trazer à tona novamente as acusações de assédio sexual contra o diretor, o filme ficou um tempo engavetado antes da estreia. A trama acompanha um jovem casal que planeja passar um fim de semana em Nova York, mas acabam se desencontrando em meio a uma série de compromissos.
Leia a crítica


Manhattan
EUA, 1979. Direção: Woody Allen. Com: Woody Allen, Diane Keaton e Mariel Hemingway. No Apple TV+. 12 anos
O filme retrata alguns dos temas favoritos de Woody Allen, a cidade de Nova York e relacionamentos amorosos complicados. Na história, ele interpreta um escritor divorciado que vive um romance com uma estudante de 17 anos enquanto se apaixona pela amante de um amigo. Vencedor do César de melhor filme estrangeiro.
Leia a análise


Maridos e Esposas
EUA, 1992. Direção: Woody Allen. Com: Woody Allen, Mia Farrow e Judy Davis. No Looke. 12 anos
Ao saber que seus melhores amigos vão se divorciar, um casal, interpretado por Woody Allen e Mia Farrow, passa a questionar o próprio relacionamento. O filme foi gravado durante a separação entre os artistas e é citado em "Allen v. Farrow" como um período difícil para a atriz –foi seu 13º e último trabalho com o diretor.


Match Point
Reino Unido/EUA, 2005. Direção: Woody Allen. Com: Scarlett Johansson, Jonathan Rhys Meyers, Emily Mortimer. No Telecine Play. 14 anos
Depois de 16 anos fazendo filmes de comédia, Woody Allen retorna ao drama com o que ele considera ser um de seus melhores trabalhos. A história, inspirada em "Crime e Castigo", de Dostoievski, acompanha um professor de tênis que tenta subir na vida se envolvendo com uma mulher rica, mas o relacionamento com uma aspirante a atriz põe seus planos em risco.
Leia a crítica


Meia-Noite em Paris
França/Espanha/EUA, 2011. Direção: Woody Allen. Com: Owen Wilson, Rachel McAdams e Kathy Bates. No Amazon Prime Video, Apple TV+, Claro Video, HBO Go, Google Play e YouTube Movies. 10 anos
Durante uma viagem a Paris, um escritor descobre que é possível viver os anos 1920 na cidade após a meia-noite. Ele realiza o sonho de conviver com alguns de seus ídolos, como F. Scott Fitzgerald e Ernest Hemingway, e se apaixona por uma mulher –o que dificulta seu retorno para a realidade. Vencedor do Oscar e do Globo de Ouro de melhor roteiro.
Leia a crítica

0
Cena do filme 'Meia-Noite em Paris' - Divulgação

Noivo Neurótico, Noiva Nervosa
EUA, 1977. Direção: Woody Allen. Com: Woody Allen, Diane Keaton e Tony Roberts. No Apple TV+, Oldflix e Telecine Play. 14 anos
Considerado uma das melhores comédias de todos os tempos, o filme acompanha um humorista divorciado, interpretado por Woody Allen, que se envolve rapidamente com uma cantora e passa a viver uma série de dilemas conjugais. Primeiro grande sucesso de Allen, o longa venceu o Oscar de melhor filme, direção, roteiro e melhor atriz, para Diane Keaton.
Leia a crítica

Cena de "Noivo Neurótico, Noiva Nervosa"
Cena de "Noivo Neurótico, Noiva Nervosa" - Divulgação

A Rosa Púrpura do Cairo
EUA, 1985. Direção: Woody Allen. Com: Mia Farrow, Jeff Daniels e Danny Aiello. No Apple TV+. 12 anos
Outro dos trabalhos queridinhos de Woody Allen, o longa também narra uma fantasia e conta a história de uma garçonete dos anos 1930 apaixonada por filmes que, sem querer, atrai seu galã favorito para fora da tela de cinema. Os outros personagens do filme o tentam trazer de volta, mas ele prefere as cores e aventuras da vida real.


Tudo Pode Dar Certo
EUA/França, 2009. Direção: Woody Allen. Com: Evan Rachel Wood, Larry David e Henry Cavill. No Amazon Prime Video. 12 anos
A comédia repete a fórmula do relacionamento entre uma mulher jovem e um homem bem mais velho. No filme, um enxadrista hipocondríaco abriga uma jovem que fugiu de casa e acaba se casando com ela. Mas tudo começa a mudar quando a mãe bate na porta do casal procurando pela filha desaparecida.
Leia a crítica


Vicky Cristina Barcelona
Espanha/EUA, 2008. Direção: Woody Allen. Com: Scarlett Johansson, Rebecca Hall e Javier Bardem. No Google Play, Looke, Now, Vivo Play e YouTube Movies. 12 anos
Duas amigas americanas viajam de férias para a Espanha. Lá, conhecem um artista que se sente atraído pelas duas e as convida para passar um fim de semana com ele, mas elas não sabem que ele tem uma relação complicada com a ex-mulher. O filme venceu o Globo de Ouro de melhor comédia e Penélope Cruz recebeu o Oscar de melhor atriz coadjuvante.
Leia a crítica

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais