Descrição de chapéu Filmes
Cinema

Cinemas têm semana fraca de estreias em São Paulo, com apenas três lançamentos

Principal aposta é 'Os Croods 2', que chega às salas após sucesso de bilheteria nos Estados Unidos

São Paulo

Houve um tempo em que o ser humano teve de aprender que um novo mundo estava chegando e que, para sobreviver, era preciso se adaptar às mudanças.

Se estiver pensando no período pré-pandemia, está enganado. Essa é a história de "Os Croods 2", filme que estreia nesta quinta-feira, dia 1º. A trama se passa na pré-história, quando as maiores dificuldades da humanidade era fugir de dinossauros famintos e achar um local seguro para morar.

Sucesso de bilheteria durante 13 semanas seguidas nos cinemas dos Estados Unidos, a animação estreia em São Paulo com mais de seis meses de atraso, após ter a data de lançamento mudada algumas vezes em meio à pandemia —e é a principal aposta de uma semana fraca de estreias nas salas paulistanas.

São apenas três filmes novos chegando ao circuito. Além da animação pré-histórica, há estreia do nacional “Anna”, exibido na 43ª Mostra de Cinema Internacional de São Paulo, e do documentário brasileiro “Rumo”, que relembra o movimento Vanguarda Paulista e a banda que marcou a música de São Paulo.

Fora esses títulos, há a pré-estreia de “Hava, Maryam, Ayesha”, filme afegão gravado em Cabul que conta a história de três mulheres grávidas.

Não custa lembrar que, embora as salas da capital estejam funcionando, a pandemia não acabou. A vacinação caminha em passos lentos e a taxa móvel de contaminados segue em patamares altos. Por isso, se for sair, use máscara, mantenha o distanciamento e respeite os protocolos de segurança.

Confira a seguir os filmes que estreiam na semana.

Pré-estreia

Hava, Maryam, Ayesha
Três mulheres afegãs estão enfrentando grandes desafios em suas vidas. Hava, uma grávida solitária, mora com os sogros. Sua única alegria é conversar com o bebê na barriga. Maryam, que é repórter de um noticiário de TV, está para se divorciar e descobre que está grávida. Ayesha, a mais jovem das três, aceita se casar com seu primo porque está grávida do namorado, que a largou assim que soube que seria pai. Cada uma delas terá de conviver com essas questões sozinhas.
Afeganistão, 2019. Direção: Sahraa Karimi. Com Arezoo Ariapoor, Fereshta Afshar e Hasiba Ebrahimi. 12 anos

Mulher grávida acaricia a barriga
Cena de 'Hava, Maryam, Ayesha' (2019), de Sahraa Karimi - Divulgação

Estreias

Os Croods 2 - Uma Nova Era
Depois de anos fugindo de dinossauros e se escondendo em cavernas, a família pré-histórica Crood descobriu um paraíso. Lá, eles conhecem os Bettermans, um grupo mais evoluído que os força a viver com costumes mais modernos do que aos que estão acostumados. Mas diferenças se intensificam entre as famílias. Até que uma ameaça aparece e, para sobreviver, os inimigos terão que se unir.
Estados Unidos, 2020. Direção: Joel Crawford. Livre

Animação bem colorida onde do lado esquerdo estão quatro famílias pré-históricas e do lado direito dois humanos
Cena de 'Croods 2', que estreia nos cinemas nesta semana - Divulgação

Anna
Uma jovem atriz é escalada para uma montagem de “Hamlet” de um diretor de teatro renomado, mas que também carrega a reputação de abusar das pessoas com quem trabalha.
Brasil, 2019. Direção: Heitor Dhalia. Com: Boy Olmi, Bela Leindecker e Gabriela Carneiro Cunha. 18 anos


Rumo
Criado nos anos 1970, o grupo musical Rumo se destacou por ser um dos precursores do movimento Vanguarda Paulista. Com animações, depoimentos e imagens raras, o documentário passa por tempos entusiasmados da música paulistana e traz discussões do delicado momento que viviam no Brasil.
Brasil, 2019. Direção: Flavio Frederico e Mariana Pamplona. 10 anos

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais