'Garanto que não pegarão Covid no cinema', diz André Sturm sobre reabertura do Belas Artes

Com números da pandemia ainda altos em SP, cinema retorna com programação para cinquentões

São Paulo

Com uma programação pensada para os cinquentões já vacinados, o cinema Petra Belas Artes retoma suas atividades nesta quinta-feira, dia 24. Na programação, há musicais e longas de ficção, além de presentinhos com temáticas de festa junina —tudo para tentar atrair os clientes de volta às salas, apesar dos números ainda altos da pandemia no país, com mais de 2.000 mortes registradas nesta terça (22), por exemplo.

"Fizemos muitos investimentos. O ar-condicionado troca o ar de dentro das salas pelos dutos no teto, como é feito em um avião. Eu garanto que as pessoas não pegarão Covid no cinema”, diz André Sturm. Na opinião dele, que está à frente do Belas Artes e é ex-secretário municipal de Cultura de São Paulo, criou-se uma aura equivocada de que as salas dos cinemas são lugares de fácil contaminação pelo coronavírus. Isso teria, ainda segundo ele, espantado as pessoas.

Tanto que, no ano passado, o Petra Belas Artes foi o primeiro cinema paulistano a retomar as atividades. Mas, após pouca procura e bilheteria fraca, Sturm decidiu fechar as portas e só retomar as projeções agora, com as pessoas com mais de 50 anos já vacinadas.

Conhecido por exibir filmes fora do circuito tradicional de estreias, o filme em destaque será o “Os Melhores Anos de Uma Vida”, produção francesa dirigida e estrelada por octogenários. O longa conta a vida de Jean-Louis Duroc, um ex-piloto que, após anos em reclusão, resolveu sair às ruas e procurar um amor perdido há mais de 50 anos. “Este filme do Claude Lelouch é muito simbólico”, diz Sturm. “É um filme que celebra a vida, o amor e o cinema —e tem tudo a ver com esse momento em que a gente está."

Além do romance francês, será exibido também “Apocalypse Now: Final Cut”, versão com 30 minutos de cenas extras e com som remasterizado. Há ainda o Festival de Películas, que conta com o filme italiano “Um Dia Muito Especial”, que retrata a vida de dois vizinhos enquanto a cidade celebra a visita de Hitler e Mussolini.

Já abertura do cinema será com “Sonhos”, do diretor japonês Akira Kurosawa. Dividido em oito sonhos, o drama está programado para a primeira sessão, às 14h.

Manter as portas fechadas foi uma decisão difícil, afirma Sturm. Ele relembra que, em 2020, foi um dos entusiastas pela reabertura dos cinemas. “Mas, no começo do ano, nós decidimos que não íamos mais ficar nessa de abrir e fechar. Resolvemos esperar que boa parte das pessoas com mais de 50 anos estivessem vacinadas para poder reabrir.”

Ele avalia que a procura por ingressos para a sessão de abertura está dentro das expectativas. “Diferentemente da última vez, conforme fomos anunciando a reabertura, tivemos um retorno incrível do público via redes sociais", diz. "As pessoas estão marcando os amigos, chamando parentes para ir e se sentindo mais seguras.”

Vale lembrar, porém, que as taxas de contágio por Covid-19 seguem altas no país e que médicos recomendam que pessoas continuem em casa. "Se a pessoa quiser mesmo ir, ela precisa, antes de mais nada, estar ciente de que está se expondo", afirmou Marcio Sommer Bittencourt, médico e pesquisador do Centro de Pesquisa Clínica e Epidemiológica do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo, quando todo o setor cultural e gastronômico paulistano foi autorizado a voltar a funcionar, há dois meses.​

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais