Descrição de chapéu Filmes
Cinema

Cinemas de SP têm 11 estreias, em semana cheia de opções para o Dia dos Namorados

'Jesus Kid', 'Ilusões Perdidas' e 'Assassino sem Rastro' são destaques das salas

São Paulo

Nesta quinta-feira, dia 9, mais de uma dezena de novos filmes chegam aos cinemas. Mais especificamente, 11 lançamentos, que aumentam o rol de opções no Dia dos Namorados e que, apesar de menores na régua hollywoodiana, têm lá seus brilhos, seja no cenário nacional ou internacional.

É o caso do novo filme de​ Aly Muritiba, celebrado por "Deserto Particular", que estreia "Jesus Kid", filme adaptado do romance homônimo de Lourenço Mutarelli (de "O Cheiro do Ralo", "Natimorto", entre outros) e que ficou anos em produção.

cena de filme
Sérgio Marone em cena do filme 'Jesus Kid', dirigido por Aly Muritiba - Divulgação

Nele, Paulo Miklos é um escritor decadente que é contratado para fazer o roteiro de um filme enquanto permanece trancafiado num hotel. Seu personagem de sucesso, o pistoleiro Jesus Kid —vivido pelo bombado Sérgio Marone—, porém, sai das páginas de seus antigos livros e começa a invadir a realidade.

Por falar em bombado, Liam Neeson é outra estrela que volta aos cinemas, pela enésima vez neste ano, como um matador profissional. Mas em "Assassino sem Rastro", o setentão terá de lidar com uma trama rocambolesca de ação enquanto sofre com os primeiros sintomas de Alzheimer.

Megan Fox, a atriz sensual de "Transformers" e "Garota Infernal", volta às telonas em "Até a Morte" como uma mulher que tenta sobreviver a dois ladrões que invadem o retiro onde ela estava com seu marido. Naomi Watts, por sua vez, também estrela um novo longa, no qual vive uma mãe que tem seu filho feito de refém por um criminoso na escola em "A Hora do Desespero".

"Enquanto Vivo", na frente do cinema europeu, traz Catherine Deneuve e Benoît Magimel num filme dirigido por Emanuelle Bercot, sobre uma mãe que tem de cuidar de um filho que sofre precocemente de uma doença irreversível. Outro destaque é "Ilusões Perdidas", nova adaptação do famoso romance de Honoré de Balzac.

As estreias brasileiras incluem ainda "Espero que Esta Te Encontre e que Estejas Bem" e "Escrita Íntima", entre outros. Confira abaixo as estreias desta semana.

Amado
Baseado em uma história real, essa produção frenética de ação à brasileira retrata um policial incorruptível em Ceilândia, no Distrito Federal, vivido por Sérgio Menezes, que terá de dar muitos tiros para proteger sua vida após colegas metidos com o tráfico decidirem apagá-lo do mapa.
Brasil, 2022. Direção: Edu Felistoque e Erik de Castro. Com: Sergio Menezes, Alexandre Barillari, Adriana Lessa. 16 anos


Assassino sem Rastro
Liam Neeson, que completou 70 anos nesta semana, estrela mais um filme de ação. Desta vez, seu personagem tem uma particularidade —ele pode estar sofrendo de Alzheimer, assim como seu irmão, que já vive num estágio avançado da doença. O fato é que seu personagem é um matador na mira do FBI que, ao recusar um trabalho para uma organização criminosa, terá de ir atrás de quem o contratou. A trama é uma adaptação do filme "Alzheimer Case", de 2003.
EUA, 2022. Direção: Martin Campbell. Com: Liam Neeson, Monica Bellucci, Guy Pearce. 16 anos
Leia a crítica.


Até a Morte - Sobreviver É a Melhor Vingança
Megan Fox, de "Transformers" e "Garota Infernal", agora vive uma mulher que, depois de trair o marido, decide dar uma nova chance para ele. Eis que eles vão para um retiro aconchegante, mas o casal acaba algemado junto por um par de criminosos. O homem acaba se matando, e ela terá de se vingar dos bandidos como num "Esqueceram de Mim", mas mais violento.
EUA, 2021. Direção: S. K. Dale. Com: Megan Fox, Eoin Macken, Callan Mulvey. 16 anos
Leia a crítica.


Brasileiríssima
A paixão nacional pelas novelas é investigada neste documentário, que entrevista nomes fundamentais do gênero —como Lima Duarte e Glória Perez, passando por Susana Vieira, Silvio de Abreu e outros nomes da Globo.
Brasil, 2022. Direção: André Bushatsky. 12 anos


Um Dia para Sempre!
"O Casamento do Meu Melhor Amigo" e o "Feitiço do Tempo" são mesclados nesta comédia romântica alemã, em que uma moça vai tentar impedir que um velho amigo se case com sua arquirrival. Tudo dá errado —e, então, o dia passa a se repetir infinitamente, como na comédia com Bill Murray. Para quebrar esse loop e conseguir concretizar seu plano, porém, a protagonista terá de aprender algo definitivo.
Alemanha, 2020. Direção: Maggie Peren. Com: Edin Hasanovic, Alicia von Rittberg, Samuel Schneider. 12 anos


Enquanto Vivo
A premiada atriz Emanuelle Bercot dirige este drama com uma das damas do cinema francês, Catherine Deneuve, e com o premiado Benoît Magimel. Os atores vivem mãe e filho —ele com uma doença irreversível, ela desesperada com um sofrimento grande demais. Dessa jornada difícil, vão tirar uma penosa lição.
Bélgica/França, 2021. Direção: Emmanuelle Bercot. Com: Benoît Magimel, Catherine Deneuve, Gabriel Sara. 14 anos


Escrita Íntima
Pelo rastro de cartas, pinturas e fotografias, o filme exibe a história real do casal de artistas Maria Helena Vieira da Silva e Árpád Szenes, que se exilaram no Rio de Janeiro, fugidos da Segunda Guerra Mundial. Há entrevistas com familiares, pesquisadores, além de paisagens da capital fluminense e de Portugal.
Brasil/Portugal, 2017. Direção: João Mário Grilo. 12 anos


Espero que Esta Te Encontre e que Estejas Bem
O documentário de Natara Ney parte de uma premissa curiosa: a partir de 180 cartas de amor encontradas numa feira de antiguidades, ela tenta recuperar a memória e a existência de dois amantes que se corresponderam entre 1952 e 1953, ela em Campo Grande, ele no Rio de Janeiro. Quase 70 anos depois, será possível encontrar vestígios vivos dessa história?
Brasil, 2020. Direção: Natara Ney. Livre


A Hora do Desespero
Naomi Watts interpreta uma mãe que, estressada com a vida e com os problemas do filho adolescente, decide tirar um dia de descanso. Enquanto se aventura por um bosque, porém, ela percebe uma movimentação estranha em direção à sua cidade. É quando descobre que um atirador entrou numa escola e está fazendo cinco pessoas de refém —seu filho entre elas.
Canadá/EUA, 2021. Direção: Phillip Noyce. Com: Naomi Watts, Colton Gobbo, Michelle Johnston. 14 anos


Ilusões Perdidas
Essa nova adaptação do famoso romance de Balzac, escrito na metade do século 19, segue a história de Lucien, um jovem poeta que deixa a vida no campo para tentar a sorte em Paris —mas nem tudo é espetáculo na capital francesa e há muitas dificuldades para uma pessoa comum triunfar. É claro que não faltam referências à política da França contemporânea nesta trama clássica.
França, 2021. Direção: Xavier Giannoli. Com: Benjamin Voisin, Cécile de France, Vicent Lacoste. 12 anos


Jesus Kid
Baseado em um romance de Lourenço Mutarelli, o filme retrata o ator Paulo Miklos como um escritor de faroestes de leitura rápida que tem de ficar preso em um hotel enquanto escreve o roteiro de um filme. Mas, aos poucos, seu ódio por aquele ambiente vai se misturando a uma crise criativa e ao seu próprio personagem decadente, o pistoleiro Jesus Kid.
Brasil, 2019. Direção: Aly Muritiba. Com: Paulo Miklos, Sérgio Marone, Maureen Miranda. 14 anos
Leia a crítica.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais