Mostra Internacional de Cinema de SP: Confira filmes sobre música para assistir e escutar

Documentários sobre Elis Regina e Racionais MCs e clássicos como 'Durval Discos' são exibidos

-
São Paulo

A exibição de "Durval Discos", longa de Anna Muylaert lançado em 2002, é um dos momentos mais esperados da programação da 46ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo nesta sexta, dia 28.

O filme, que será exibido na área externa da Cinemateca Brasileira, tem como cenário uma loja de discos tipicamente paulistana e se tornou um clássico da diretora, que depois estaria à frente de títulos como "Que Horas Ela Volta?" e "Alvorada". Mas esse não é a única obra na lista do evento que é feita para ver, mas principalmente para ouvir.

Marisa Orth e Ary França em cena do filme "Durval Discos", de Anna Muylaert
Marisa Orth e Ary França em cena do filme "Durval Discos", de Anna Muylaert - Divulgação

A programação também está cheia de retratos documentais sobre nomes importantes da música. É o caso de "Racionais: Das Ruas de São Paulo Pro Mundo", que fala da ascensão da mais famosa banda de rap brasileira. Há ainda "Elis e Tom, Só Tinha de Ser com Você", que revela os bastidores de um disco célebre dos dois. Já "De Você Eu Fiz Meu Samba" fala sobre a vida invisível de viúvas de alguns dos sambistas mais importantes do país.

Confira abaixo cinco opções que falam sobre música —especialmente a feita em solos brasileiros.

Durval Discos
Livremente inspirado em lojas de vinil de Pinheiros, bairro da zona oeste paulistana, o filme se passa em 1995 e acompanha Durval e sua mãe, Carmita, que levam uma vida entediante nos fundos de um desses estabelecimentos. O dia a dia fica um pouco mais alegre quando decidem contratar uma diarista para a casa, mas, logo depois, a mulher some deixando para trás uma menina de cinco anos e um bilhete. A partir daí, a trama ganha uma nova direção e nova trilha sonora, com contornos policiais e um pouco de absurdo.
Brasil, 2002. Direção: Anna Muylaert. 12 anos. Próxima sessão: sex. (28), às 19h, na área externa da Cinemateca


De Você Eu Fiz Meu Samba
O documentário mergulha na vida de cinco viúvas de nomes fundamentais do samba carioca que acabaram se tornando detentoras do legado de parte importante da música brasileira, O roteiro se debruça sobre o trabalho invisível delas —sendo que muitas delas abriram mão das próprias vidas para acompanharem os sonhos de seus parceiros.
Brasil, 2022. Direção: Isabel Nascimento Silva. 10 anos. Próxima sessão: dia 2/11, às 14h30, no Cine Marquise


Elis e Tom, Só Tinha de Ser com Você
Em fevereiro de 1974, em Los Angeles, a gravação do álbum com Elis Regina e Tom Jobim transformaria a música brasileira. O filme mostra os bastidores da criação do disco, que acabou se tornando um dos mais aclamados e trazia clássicos como "Águas de Março" .
Brasil, 2022. Direção: Roberto de Oliveira. Livre. Próxima sessão: dia 1°/11, às 14h, no Espaço Itaú de Cinema - Augusta


Lupicínio Rodrigues: Confissões de um Sofredor
A contribuição musical e a vida do cantor nascido no Rio Grande do Sul, autor de marchinhas e samba-canções como "Se Acaso Você Chegasse", é esmiuçada neste documentário, que ainda fala sobre racismo e os relacionamentos do compositor.
Brasil, 2022. Direção: Roberto de Oliveira. Livre. Próxima sessão: sáb. (29), às 16h, no Circuito SPCine - CFC Cidade Tiradentes


Racionais: Das Ruas de São Paulo Pro Mundo
A origem e caminhada do grupo mais famoso do rap nacional, formado por Mano Brown, KL Jay, Ice Blue e Edi Rock, são explorados neste filme com cenas inéditas das mais de três décadas de carreira da banda e entrevistas exclusivas com os integrantes.
Brasil, 2022. Direção: Juliana Vicente. 16 anos. Próxima sessão: dia 31, às 19h30, na área externa da Cinemateca

MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE SÃO PAULO

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais